Igor, na minha opinião, não importa se o motor é 16v, 8v, 20v, carro tem que ter a sua manutenção. O que acontece na maioria das vezes é que os primeiros donos usam o carro até começarem a dar as manutenções pesadas, aí passam para frente, geralmente a preços bem convidativos. E quem pega esses carros quase sempre não tem $$ para manutenção, conclusão: o carro X que é uma ..., o motor Y é dor de cabeça, mecânico condena por causa disso, isso e aquilo... É uma opinião errada, pois um carro que tem a sua manutenção feita corretamente dificilmente dá problema, e é claro que a manutenção de um 16v será mais cara que a de um 8v, são mais peças para serem acertadas, naturalmente isso custa mais.
Uma coisa que eu desmistifico é com relação ao motor Zetec 1.8 16V, ele não é frágil como dizem e dá retífica tranquilamente. O meu está com 150mil km e está perfeito, as bronzinas são STD ainda e os cilindros são originais (vi isso quando foi trocado a junta do cabeçote, que queimou por outros motivos que não com relação à durabilidade). Sensores, isso pode dar pau em qualquer carro injetado, é claro que alguns sensores de alguns modelos são mais elaborados (por isso caros), mas colocando o sensor original e correto, não dá problemas de regulagem. Não adianta querer um carro como um Escort 16v ou Vectra 16v e imaginar que a manutenção seja como um Corsa 1.0 ou mesmo um Monza, isso nunca será...
cara falando a verdade, QUALQUER carro pode ser vectra, gol, fusca até uma bmw ou um audi se não fizer a manutenção correta concerteza terá muita dor de cabeça...
te dou o exemplo do VCD do meu irmão o carro está zero de lata e interior, mas de motor... até por isso preferimos aqui pegar um GL (vou buscar daqui á pouco) pelo mesmo preço e manutenção toda em dia...
ele próprio tem experiencia de um gol 16V ele diz que não deixa de ser um OTIMO carro, mais não como vendedor e sim como proprietário ele não recomenda. a manutenção é muito cara por ser um 16V, vc terá um carro 1.0 e irá gastar o mesmo de um 2.0
pediram 10K pra fazer o motor de um marea 16v(IMAGINE SE FOSSE 20V?) os carros da fiat dos anos 90 são marcados de ser muito problemáticos, pode procurar...
Meu primo tirou um tempra Turbo zero, vindo de sp pra cá o carro deu pau, os caras cobraram uma boa grana pra arrumar, chegando aqui deu pau de novo ... Resumindo teve que voltar de guincho daqui(850km) chegando lá vendeu o carro, agora em janeiro ele pegou um Eco Sport 1.8 16V 0KM se surpreendeu com a diferença dos 2.
até hoje muitos falam mal da montadora MAIS de lá pra cá mudou muuuuito certo?
até me surpreendi com o novo palio( independete de ser uma copia barata do Fiat Bravo)
Abraços!