Ajuda - Desmontar potenciômetro do painel

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

O potenciômetro não tá legal, tenho quase certeza que antes a luz acendia mais forte, sem falar que ao tentar regular, ela pisca... tem que trocar o potenciômetro. Mas já faz tempo que está assim, e só deixar quieto que não encomoda.
Porém, hoje decidimos colocar um relê no pós chave, para, a partir deste relê, tudo que liga quando liga a chave, ligar com o relê (para não sobrecarregar a chave, carros mais novos são assim).
Daí pensei em mexer neste potenciômetro, para aproveitar que já estava mexendo, alí, mas já estou desistindo dele, e o relê já tá pronto, ficou supimpa :D
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

RicardoDS escreveu:O potenciômetro não tá legal, tenho quase certeza que antes a luz acendia mais forte, sem falar que ao tentar regular, ela pisca... tem que trocar o potenciômetro. Mas já faz tempo que está assim, e só deixar quieto que não encomoda.
Porém, hoje decidimos colocar um relê no pós chave, para, a partir deste relê, tudo que liga quando liga a chave, ligar com o relê (para não sobrecarregar a chave, carros mais novos são assim).
Daí pensei em mexer neste potenciômetro, para aproveitar que já estava mexendo, alí, mas já estou desistindo dele, e o relê já tá pronto, ficou supimpa :D
Então, ali aonde tem o afogador, tem um parafuso, será que soltando este parafuso tu não consegue tirar o painel todo? junto com os espaços dos farois de neblina e luz auxiliar? O parafuso fica na parte de cima do buraco do afogador.
jaoliveira
Membro SL (Ní­vel 1)

tirando o potenciometro

Mensagem não lida por jaoliveira »

olá marcell

Para você tirar o conjunto faça o seguinte como disse o ricardo solte o parafuso que tem junto no compartimento do afogador tire o pino do afogador e tire o puxador do afogador girando ele, em seguida se você tem farois auxiliar no seu carro provavelmente nesse compartimentos tem outros parafusos é só voce solta-los que ficara fácil pegue uma chave de fenda e desencaixe a moldura que saira o conjunto inteiro o meu eu tirei assim.

abraços

jaoliveira
Monza SL/E 87 Trava Elétrica + Vidro Elétrico + Desembaçador + Direção Hidraulica Cor Grafite
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Re: tirando o potenciometro

jaoliveira escreveu:olá marcell

Para você tirar o conjunto faça o seguinte como disse o ricardo solte o parafuso que tem junto no compartimento do afogador tire o pino do afogador e tire o puxador do afogador girando ele, em seguida se você tem farois auxiliar no seu carro provavelmente nesse compartimentos tem outros parafusos é só voce solta-los que ficara fácil pegue uma chave de fenda e desencaixe a moldura que saira o conjunto inteiro o meu eu tirei assim.

abraços

jaoliveira
Hahahah inverteu as bolas jaoliveira, eu, o Marcell falei isso do parafuso e talz, e quem quer retirar o potenciometo é o Ricardo e não eu. É exatamente como eu falei. Acabei de lavar o carro agora e instalar novamente o cinzeiro, painel só vou mexer amanha eu acho pra ver o econômetro.
RicardoDS
MODERADOR

Já vi como que faz, valeu pessoal!!

Mas desisti de mexer com isso hoje, semana que vem eu tiro fora e vejo qual potenciômetro tem lá, e troco ele. :wink:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

RicardoDS escreveu:Já vi como que faz, valeu pessoal!!

Mas desisti de mexer com isso hoje, semana que vem eu tiro fora e vejo qual potenciômetro tem lá, e troco ele. :wink:
É melhor fazer com calma do que com pressa. Melhor deixar para semana que vem mesmo ricardo! Qualquer coisa, estamos aqui
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jr.glaucio »

o meu tbm nao ta legal mais funciona normal, vou trocar as lampadas do painel por leds fica mais bacana!
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
RicardoDS
MODERADOR

jr.glaucio escreveu:o meu tbm nao ta legal mais funciona normal
Mesma coisa do meu, não está 100%, mas funciona perfeitamente... só estou achando chifre nisso :lol:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Responder