PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
- rafamts
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Re: PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
Olá amigos, tenho notado meu carro perder rendimento ultimamente. Hoje resolvi instalar um manômetro de combustível para verificar a minha bomba. Fiquei assustado com o resultado: pressão de 1,6 Bar. Isso mesmo, 1,6 Bar! Fechei a válvula de estrangulamento do manômetro e a pressão foi lá embaixo chegando no zero e o carro ´´apagou``. A pergunta que faço aos amigos é: ao estrangular o manômetro a pressão da bomba não teria que se elevar? Posso condenar logo essa bomba?
Abraço a todos
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- Carlos A. Freire
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Re: PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
Tem certeza de que colocou o manômetro no ponto correto, que seria a entrada do TBI?
Fechando a válvula do equipamento e estando a bomba de combustível em boas condições deveria subir a pressão entre 4 e 6 bar, com motor parado.
Com motor funcionado ao fechar a válvula o TBI não receberá combustível e vai morrer. Morrendo, logo em seguida a bomba também para de funcionar.
Com a válvula aberta deve ter pressão entre 1,9 e 2,1bar com motor funcionado.
Abs,
Carlos Freire
Fechando a válvula do equipamento e estando a bomba de combustível em boas condições deveria subir a pressão entre 4 e 6 bar, com motor parado.
Com motor funcionado ao fechar a válvula o TBI não receberá combustível e vai morrer. Morrendo, logo em seguida a bomba também para de funcionar.
Com a válvula aberta deve ter pressão entre 1,9 e 2,1bar com motor funcionado.
Abs,
Carlos Freire
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- rafamts
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Re: PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
Carlos, fiz esse teste mesmo que você relatou. Instalei o manômetro na entrada do tbi. Liguei o carro e a pressão estava em 1,6Bar. Com o carro ligado, fechei a válvula do manômetro e a pressão ao invés de subir caiu imediatamente, com o carro ´´morrendo`` em seguida. Acho que a bomba está ruim mesmo, pois a pressão da bomba teria que se elevar com o fechamento da válvula. Para amenizar a situação ajustei a pressão pelo regulador ali no tbi, mantendo em 2,0Bar. Acredito que não resolverá muito, mas...
- Carlos A. Freire
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Re: PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
Se fechar a passagem de combustível o motor vai morrer mesmo, pois não receberá combustível. De qualquer forma teria que aumentar a pressão.
Se reparar nos procedimentos desse teste, diz para fazer o acionamento manual da bomba de combustível, acionado o relê ou enviando tensão direto na bomba. Pois com motor parado a bomba não funciona.
Foi o que eu disse lá em cima.
Abs,
Carlos Freire
Se reparar nos procedimentos desse teste, diz para fazer o acionamento manual da bomba de combustível, acionado o relê ou enviando tensão direto na bomba. Pois com motor parado a bomba não funciona.
Foi o que eu disse lá em cima.
Abs,
Carlos Freire
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Re: PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
Rafa
Não sei como é esse seu manômetro, porisso vou fazer uma pergunta que pode até ofender...
A válvula que vc fechou estava antes ou depois do instrumento? :smt017
Abs
Não sei como é esse seu manômetro, porisso vou fazer uma pergunta que pode até ofender...
A válvula que vc fechou estava antes ou depois do instrumento? :smt017
Abs
Luiz Carlos
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Re: PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
pode ate ter pressao de 2 bar na linha, mais a vazao volumetrica pode estar baixa. isso vai desde injetor intupido(filtro),bomba fim de vida, filtros entupidos
revise esses itens.
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- rafamts
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Re: PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
Luiz Carlos, a válvula fica depois do relógio do manômetro. Ao fechá-la o combustível é cortado não chegando ao tbi, assim o carro ´´morre``.
Carlos, não fiz o teste da bomba com carro desligado. Teria que fazer ligação direta pelo relé com jumper. Fiz o teste com motor funcionando. Mesmo assim, a bomba teria que elevar a pressão quando fechada a válvula, e logicamente o motor apagaria por falta de combustível. A pergunta é: o motor consegue trabalhar com uma pressão de 1,6BAr como estava o meu carro? Pode ser algum problema na válvula de alívio da bomba?
Abraço,
Rafael
Carlos, não fiz o teste da bomba com carro desligado. Teria que fazer ligação direta pelo relé com jumper. Fiz o teste com motor funcionando. Mesmo assim, a bomba teria que elevar a pressão quando fechada a válvula, e logicamente o motor apagaria por falta de combustível. A pergunta é: o motor consegue trabalhar com uma pressão de 1,6BAr como estava o meu carro? Pode ser algum problema na válvula de alívio da bomba?
Abraço,
Rafael
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Re: PROBLEMA COM A BOMBA DE COMBUSTIVE????
Pessoal, ontem fui passear com o carro,só que ele não pegou.Logo percebi que a bomba parou de fazer aquele barulho de quando a mesma entra em trabalho,em seguida averiguei o fusível e o relê e ambos estavam normais... Depois pequei a bomba do monza do meu tio e a coloquei em meu carro,mas tudo em vão.O carro não pegou e notei que não está chegando sinal até a bomba,verifiquei o aterramento e está tudo ok ,aparentemente. Tem mais algum lugar que eu possa olhar? Por algum motivo não está chegando sinal no conector da bomba :smt011 , o que pode ser?