Dica sobre a água do radiador...
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Dica sobre a água do radiador...
Eu uso o Paraflu concentrado, sem problemas.
Esvazio o sistema, coloco (no sistema) 3 litros de aditivo concentrado e completo com água, não esquecendo de afrouxar o sensor de temperatura do alojamento da válvula termostática e deixar sair todo o ar para reapertar o mesmo.
Eu prefiro esse método a misturar antes fora do motor, pois sempre fica alguma água no sistema e se for colocado aditivo já misturado essa mistura vai 'enfraquecer' com a adição da água residual do sistema.
Depois de girar o motor e ele aquecer bem, se houver necessidade adiciono mais água no reservatório de expansão.
Nota: qdo troco a água/aditivo do sistema, removo o radiador para limpeza, pois só com ele fora se consegue de fato limpar suas galerias, enchendo e esvaziando o mesmo várias vezes, até sair água cristalina.
Abs
Esvazio o sistema, coloco (no sistema) 3 litros de aditivo concentrado e completo com água, não esquecendo de afrouxar o sensor de temperatura do alojamento da válvula termostática e deixar sair todo o ar para reapertar o mesmo.
Eu prefiro esse método a misturar antes fora do motor, pois sempre fica alguma água no sistema e se for colocado aditivo já misturado essa mistura vai 'enfraquecer' com a adição da água residual do sistema.
Depois de girar o motor e ele aquecer bem, se houver necessidade adiciono mais água no reservatório de expansão.
Nota: qdo troco a água/aditivo do sistema, removo o radiador para limpeza, pois só com ele fora se consegue de fato limpar suas galerias, enchendo e esvaziando o mesmo várias vezes, até sair água cristalina.
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 21 Jul 2012, 09:26, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Beleza vou ver se compro e coloco esse aditivo, e vamos ver no que dá...
Monza GLS 2.0 EFI 93/94 Azul Strauss GAS/GNV 4p completo!!
Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok
Processo de restauração do Bichão (meu Monza)
viewtopic.php?f=43&t=24087&p=289296#p289296
Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok
-
- Membro GL (Nível 2)
Bom.Luiz Carlos (Rio) escreveu:Eu uso o Paraflu concentrado, sem problemas.
Abs
Não sei se fiz corretamente mas quando eu fiz a troca a água do sistema do meu monza a água estava saindo cristalina, mas terei que ir agora ao mecanico para terminar de fazer os freios traseiros e checar o alternador e enquanto ele faz isso eu mesmo tiro o radiador e faço a limpeza com ele presente (qualquer beesteira que eu fizer ele resolve rsrsrsrs)
Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok
Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
Existem vários aditivos de boa qualidade: AC Delco, Radcool, Radiex, ELF, Valeo, Delphi e etc...
A proporção vem indicada no rótulo do aditivo a ser utilizado. Vai depender da concentração do aditivo. A maioria é de 40% de aditivo e 50% de água, outros 1 litro de aditivo para 8 de água e assim vai.
Levando em conta que o sistema de arrefecimento do Monza tem 7 litros sem ar quente e 7,5 litros com ar quente, na proporção de 40% de aditivo e 60% de água, serão necessários 3 litros de aditivos.
Sem remover o radiador para limpeza e a VT não terá o sistema totalmente limpo, como já mencionei em MP quando me consultou.
Aqui no fórum temos um passo a passo para esse serviço, inclusive com imagens o que pode ser muito útil nessa manutenção.
Veja esses tópicos:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =14&t=6139
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =14&t=1136
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 14&t=19345
Abs,
Carlos Freire
A proporção vem indicada no rótulo do aditivo a ser utilizado. Vai depender da concentração do aditivo. A maioria é de 40% de aditivo e 50% de água, outros 1 litro de aditivo para 8 de água e assim vai.
Levando em conta que o sistema de arrefecimento do Monza tem 7 litros sem ar quente e 7,5 litros com ar quente, na proporção de 40% de aditivo e 60% de água, serão necessários 3 litros de aditivos.
Sem remover o radiador para limpeza e a VT não terá o sistema totalmente limpo, como já mencionei em MP quando me consultou.
Aqui no fórum temos um passo a passo para esse serviço, inclusive com imagens o que pode ser muito útil nessa manutenção.
Veja esses tópicos:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =14&t=6139
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =14&t=1136
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 14&t=19345
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- strackemi
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
So havera problema de vazamento de voce colocar o aditivo que faz a limpeza do sistema.. e esse deve ser usado em poucos minutos e esgotar a agua..
Eu coloquei esse.. e mesmo apos 2 anos quando precisei retirar o motor a agua saiu limpa!!! :smt023

Eu coloquei esse.. e mesmo apos 2 anos quando precisei retirar o motor a agua saiu limpa!!! :smt023

Michael Stracke :smt069
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013

Monza viewtopic.php?f=33&t=12515

-
- Membro GL (Nível 2)
Bom galera acabei de voltar do meu mecanico e ele viu a situação e ele me falou que as pastilhas do monza estão precisando ser trocadas porém de eu fizer a limpeza do sistema e colocar o aditivo a necessidade de troca acaba, porém eu terei que fazer o processo em duas partes, a 1° é colocar um aditivo para limpar todo o sistema durante 2 dias, e depois drenar tudo e colocar o aditivo permanente para conservar o sistema limpo, ele viu o estado das borrachas e disse que elas estão como novas e o radiador também...
O que vocês acham, o que ele falou eu posso fazer tranquilo???
Estou indo agora la no carro tirar a VT e o reservatório para limpeza...
O que vocês acham, o que ele falou eu posso fazer tranquilo???
Estou indo agora la no carro tirar a VT e o reservatório para limpeza...
Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok
Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok
- strackemi
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
Nao va na onda de mecanico... veja as recomendacoes desse produto de limpeza nas especificacoes da embalagem... 

Michael Stracke :smt069

- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Ramon,
vc recebeu várias informações com experiências dos monzeiros, basta vc analisá-las e fazer a sua escolha.
Os selos mecânicos/pastilhas d'água não derretem com rapidez. A ferrugem (óxido de ferro) é retirado do bloco do motor e no cabeçote só vai perceber quando o buraco aumentar devido a corrosão.
O temor que vc tem em colocar aditivo e vasar é devido o tal aditivo limpante que vai remover as crostas de ferrugem.
A chance de vazamento com o 'limpante' é de 80% (não o coloque pq vc já fez uma boa limpeza conf. demonstrou)
Editando para evitar reclamações: A chance de vasamento é para os veículos que estão com a 'água' do sistema de refrigeração da cor de achocolatado ou ferrugem mesmo e há muito tempo que não usa aditivo que mantém o PH do liquido NEUTRO
A chance de vazamento com o aditivo a base etileno glicol é de 50% para os casos que tem o quadro acima
Como o sistema é selado (panela de pressão) o liquido refrigerante quase não baixa. Agora, se vc completa toda semana é um indicativo que vai vasar, pq já está vasando.
Respire, leia com calma todas as mensagens e links das mensagens e coloque as dúvidas novamente aqui e depois tome a decisão, escolha a que achar melhor...
ou opte pelo que o mecânico lhe disse.
Em tempo: a ventoinha não desliga em 20 segundos, a não ser quando o motor está quente e vc dá a partida a Central liga a ventoinha por uns 30 segundos.
É normal que a ventoinha fique mais que 2 minutos, isto se o seu veículo tiver a Valvula Termostática. E é mandatório fazer a sangria do ar após o enchimento do sistema ou muito provavelmente terá problemas de estabilidade do motor.
Abs
waldir
vc recebeu várias informações com experiências dos monzeiros, basta vc analisá-las e fazer a sua escolha.
Os selos mecânicos/pastilhas d'água não derretem com rapidez. A ferrugem (óxido de ferro) é retirado do bloco do motor e no cabeçote só vai perceber quando o buraco aumentar devido a corrosão.
O temor que vc tem em colocar aditivo e vasar é devido o tal aditivo limpante que vai remover as crostas de ferrugem.
A chance de vazamento com o 'limpante' é de 80% (não o coloque pq vc já fez uma boa limpeza conf. demonstrou)
Editando para evitar reclamações: A chance de vasamento é para os veículos que estão com a 'água' do sistema de refrigeração da cor de achocolatado ou ferrugem mesmo e há muito tempo que não usa aditivo que mantém o PH do liquido NEUTRO
A chance de vazamento com o aditivo a base etileno glicol é de 50% para os casos que tem o quadro acima
Como o sistema é selado (panela de pressão) o liquido refrigerante quase não baixa. Agora, se vc completa toda semana é um indicativo que vai vasar, pq já está vasando.
Respire, leia com calma todas as mensagens e links das mensagens e coloque as dúvidas novamente aqui e depois tome a decisão, escolha a que achar melhor...
ou opte pelo que o mecânico lhe disse.
Em tempo: a ventoinha não desliga em 20 segundos, a não ser quando o motor está quente e vc dá a partida a Central liga a ventoinha por uns 30 segundos.
É normal que a ventoinha fique mais que 2 minutos, isto se o seu veículo tiver a Valvula Termostática. E é mandatório fazer a sangria do ar após o enchimento do sistema ou muito provavelmente terá problemas de estabilidade do motor.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya