O cilindro é onde o pistão faz o percurso e é o 1º pistão que deverá ficar em PMS. o 4º pistão é o que fica perto do distribuidor.O primeiro pistão ou cilindro que deve estar em PMS é o cilindro mais próximo da polia do CV, correto?
Certo, isto pq o pistão está todo em cima ou seja, em PMSE ao colocar a chave de fenda por onde fica a vela a chave não vai entrar muito correto
Há duas situações:Se a polia do comando de valvulas dá uma volta completa enquando a polia do virabrequim dá 2 voltas completas então existe a possibilidade de errar o tempo do motor, caso agente coloque a polia do CV em sua marcação correta e indo na polia do virabrequim apenas colocando em sua marcação. Pode ser que o tempo dos pistões fiquem errados?
1º travando o tensionador para facilitar a remoção e colocação da correia dentada. Antes de receber a correia as polias devem estar em suas marcações: a polia do virabrequim na marcação da bomba de óleo e a do comando de válvulas com a referência superior da chapa protetora traseira.
Ao colocar a polia do virabrequim na marcação o primeiro pistão estará em PMS.
2ª situação é a não observância das marcações e provocar uma dessincronização entre virabrequim e comando de válvulas. Isto ocorre muito por inabilidade dos mecânicos ou leigos.
Por isso há que checar após a instalação da CD girando a partir do virabrequim, na coincidência da 2ª volta com a marcação a polia do CVálvulas deverá coincidir com sua marcação. Soltar a trava do tensionador.