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Re: Motor Girando Pesado

Enviado: 12 Out 2012, 16:59
por juninho_db
Boa tarde amigos monzeiros!!!
Estou com o mesmo problema do nosso amigo ai de cima... o que eu faço??
já cheguei ate a comprar uma bateria nova para o monzão, mais não adiantou nadinha.
Se meu carro fica 2 dias parado qndo vou ligar ele, ele vira pesadão ate apagar as luzes do painel, como se a bateria estivesse sem carga.
pensei ser o motor de arranque, mas mais como vi nas msg ai de cima tem outras coisas que podem implicar para isso acontecer ne.
vlw a todos abraços.

Re: Motor Girando Pesado

Enviado: 12 Out 2012, 17:22
por Rafaelo
frfavoreto escreveu:Essa é uma dúvida que tenho, por que o ponto deve ficar adiantado ou atrasado se existe uma marca de fábrica ali no distribuidor indicando o ponto correto?
pq sao peças mecanicas que desgastam e criam folgas. a marca ali pode ser 10 APMS mais nao quer dizer que um carro muito usado vai estar com esses mesmos 10°APMS. isso é so uma referencia padrao inicial de ajuste com a pistola ponto c/avanço.

mesma coisa CO potenciometro é lançado um valor padrao de fabrica motor zero km. mais ao decorrer dos anos nunca que vai ficar com a mistura certa nesse valor citado pelo fabricante.

sao apenas marcos de regulagem inicial

Re: Motor Girando Pesado

Enviado: 15 Out 2012, 00:03
por bbanjos
Amigos, meu Monza tbm está assim, vou explicar: Retirei a polia do virabrequim, acertei a marcação lá em baixo e do comando de valvulas em cima... Esta tudo certiho, 12hs e 12:30hs com a marcação exata. Coloco ele no ponto do distribuidor que sempre usei (um pouco avançado por causa do GNV) e o motor fica pesado demais, gira super lento. Quando eu atraso o ponto do distribuidor o carro liga bem mais leve (normal), porem quando ele pega ele funciona muito pesado, demora a acelerar, engasga. Questionei o mecanico aki perto de casa e ele me disse para eu adiantar o ponto na polia do virabrequim para compensar o distribuidor, porém o meu carro sempre funcionou bem assim...Eu mesmo já tinha trocado correia dentada dele, colocava no ponto certinho e o carro funcionava chupeta!

Obs: Esse problema começou a ocorrer depois de trocar a junta do cabeçote, porém quando o carro liga o motor funciona super bem, desenvolve muito bem, treme pouco, não faz nenhum ruído anormal, entao creio que não seja problema de montagem.

Estou querendo partir para outra coisa, já verifiquei os aterramentos, outra bateria e realmente o motor fica pesado por algum lance de ponto eu acho... Qual sugentão dos amigos!? Confesso que desanimei legal com o carro agora...

Re: Motor Girando Pesado

Enviado: 16 Out 2012, 17:31
por bbanjos
Amigos, resolvi o problema do meu...Eu tava vendo a marcação errada na polia do vibra...Tinha uma marcação muito proxima, achei que era a mesma...Descobri apos ver um video no youtube.

Abraços galera!

Re: Motor Girando Pesado

Enviado: 16 Out 2012, 19:42
por juliano estevao
bom pessoal ja que o assunto tambem é ponto de ignição vai a minha duvida

quando comprei meu monza notei na marcação do distribuidor que ele estava adiantado.
o motor funcionava perfeito,pegava bem, não batia pino e era economico.

mas como ele tinha a marca original no distribuidor, resolvi deixar no ponto original, que é 6 ou 8 graus. ñ me lembro direito, porem ele aumentou o consumo de gasolina e ficou mais fraco, com menos potencia.

conversando com um amigo, ele disse que esses motores antigos devem trabalhar um pouco adiantados em função da gasolina de hoje ser de qualidade inferior a da época e com 22% de etanol.

então resolvi adiantar ele de novo,colocando na marca que estava antes, que na pistola de ponto deu 15 graus.

ele voltou a ser mais economico, e funciona perfeitamante.

ai fica a duvida, apesar de ele funcionar bem esse ponto inicial de 15 graus pode ser prejudicial ao motor ?

Re: Motor Girando Pesado

Enviado: 17 Out 2012, 11:49
por vrsilva
Amigo Juliano como o Rafaelo bem comentou logo acima, isso se deve ao fato dos desgastes do motor, se fosse para ser um valor fixo, a GM nem deixava isso como ajuste, se tem ajuste é porque ao longo da vida útil do motor, deve ir fazendo as compensações. Normal, meu antigo monza também era um pouco adiantado, pra você ter uma ideia, meu atual monza tem 127mil km original (nunca aberto), o distribuidor está ponto original ainda.

Re: Motor Girando Pesado

Enviado: 17 Out 2012, 13:45
por Rafaelo
juliano estevao escreveu:ai fica a duvida, apesar de ele funcionar bem esse ponto inicial de 15 graus pode ser prejudicial ao motor ?
nao prejudica, mais vale lembrar umas coisa, so acho 15 inicial muito pra gasolina comum/aditivada. pra voces intender que 15° inicial é mais a somatoria no mapa de igniçao. isso parece pouco 5° a mais ate pode ser pouco na lenta,velocidade cruzeiro. agora la em cima onde o pau come rpm alta e pico de potencia nao é tao bom assim. entao cuidado com esses excesso de avanço.

15 + ?(mapa da igniçao)
se o motor estiver a 6000 rpm vai ter 15+38° em vez de 10+38° como defalt, oque nao é bom. pode bater pino, a nao ser que use podium. alias boa tecnica pra conseguir potencia aumentar o ponto inicial + podium :D

eu reduziria esse valor pra 12 ou 13°. e se pegar um combustivel batizado? e se pegar um calor inferna? monza EFI nao tem retardo de avanço por nao ter sensor de temperatura do ar admitido....

acho pouco arriscado andar com 15° APMS

Re: Motor Girando Pesado

Enviado: 19 Out 2012, 19:07
por thiagobcrj
Estive com um problema desses no meu Monza, cerca de 1 mês atrás, o motor virava pesado, isso quando ele virava. Levei no eletricista para ver o arranque, e chegando lá, para minha surpresa ele disse que o arranque estava bom, o único problema era o induzido que estava sujo, ele limpou e agora o carro pode ficar parado mais de um dia que ele pega na boa quando ligo ele.
Desejo sorte aos colegas e não desanimem.