Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por lc_ss »

Continuando...

Na prévia da instalação do sistema no meu carro, resolvi partir pra um sistema dotado de roda fônica e aposentar o famigerado distribuidor. Busquei muita informação na rede, mas pouca coisa eu pude aproveitar pra usar no meu projeto.

Antes de projetar essa adaptação, fui em busca do que seria preciso para utilizar a RF, quais sensores usar, que ligações fazer, etc. O que é mais indicado é usar um sensor do tipo Hall, usado nos Gol/Golf GT1 16V antigos pois esse sensor é bem mais fácil de se programar na Megasquirt do que o sensor VR indutivo, típico dos GM oem. O sensor não é muito barato, mas se encontra com certa facilidade no ML, comprei o meu lá.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-novo-_JM

Depois de decidido, fui em busca de uma forma de acoplar a RF no vira do monza. No meu caso, possuo DH e AC, o que tornou a possibilidade de se aproveitar a polia do celta (que possui a RF externa ao bloco) um tanto difícil, pois as correias não casam com o que se tem nessa polia. O jeito foi conceber uma flange, idealizada por mim e pelo Rafaelo pra ser anexada a polia de acessórios no monza. O Rafaelo fez um desenho e munido com ele fui em um torneiro para usinar a flange. Aproveitando a viagem, passei em um fero velho e comprei uma RF do vectra, de 60 dentes (60-2).

As imagens da RF já na polia estão na primeira mensagem do tópico. Serve de "norte" quando alguém for seguir essa configuração de ignição pois com a sua adoção eu pude usar a bobina do astra/vectra que é dupla e bem mais eficiente que o sistema com distribuidor.

Essa foi a parte onde tive que fazer a primiera adaptação e foi também a causadora do único problema que surgiu até então. Fiz o suporte do sensor usando uma chapa muito fina, onde ficou muito instável o alinhamento do sensor com a RF. Essa é a dica que dou pra quem for seguir esses passos: fazer um suporte do sensor Hall onde não possa estar exposto a vibrações vai poupar algumas horas tentando localizar onde o sistema falha no envio de sinal de rotação pra central!
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vale lembrar que a roda fonica é padrao GM 60-2 nao tem dono!. qualquer GM familia 2 a usa, roda fonica interna.

foi o unico jeito que achamos, o ideial é utilizar blocos injetados com roda fonica imbutida evitando qualquer adaptaçao, quem ja tem original(rorida fonica,furo,etc) como o meu motor tem nao tem problema é so espetar o sensor(hall ou vr) e configurar, mais quem nao tem como trocar de bloco é uma saida. ah tem GM que usa sensor hall original tb.

o suporte é ideal utilizar >3mm~7mm pra fazer ele bem resistente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Atendendo ao pedido de um amigo monzeiro, tenho aqui um rascunho de como eu fiz a flange pra acoplar a roda fônica na polia do monza com AC.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma dica fica por conta de como fixar essa flange a polia. Tentei usando 3 parafusos mas não ficou bom, depois mandei fazer rosca nas duas peças e assim a flange se transformou em um grande "parafuso" de modo que quanto mais giro recebe mais aperta. Ficou perfeito.

*créditos do desenho pro Rafaelo!
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Perfeito, mas diga aí as roscas foram feitas na flange e onde mais?
Só para entender você fez a flange presa a polia de acessórios por três parafusos, e a RF presa a flange por mais tres parafusos além de rosca entre a RF e a flange, mas a flange permaneceu presa a polia de acessórios apenas pelos três parafusos correto? é isto mesmo?
Tô pensando em arranjar uma nova polia de acessórios para ir fazendo isto, sem ter de parar o carro, se alguém tiver uma sobrando...

Mais uma vez parabéns!
Abraço
Renato
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Mais ou menos isso... O lance é que prender a RF na flange usando 3 parafusos é complicado porquê tem pouco material pra fazer rosca e meter parafuso. O meu foi quebrando um por um. O que te recomendo é prender a RF na flange usando os 3 parafusos originais e na flange mesmo criar uma rosca pra encaixar na polia de acessórios. Ou seja, a flange é acoplada na polia através de rosca mesmo e a RF é presa por 3 parafusos na flange. Entendeu? Caso contrário tento fazer uma ilustração mais ou menos como ficou a minha.
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)

Acho que entendi sim mas fica seguro? fez uma rosca normal ou contra rosca, não tem perigo de sair de posição, tem algum dispositivo de segurança para este fim?
Se puder mandar o desenho agradeço com detalhes do passo de rosca, e profundidade dela na parte interna da polia de acessórios e qual a espessura desta flange, qual o aço utilizado?
Me explica uma coisa, o sensor de rotação tem de ficar 20 dentes a contar da falha na RF, quando o motor em balanço (ponto), quando você concebeu esta adaptação você planejou isto, como foi feito?

Diga uma coisa seu carro já está 100% utilizável? já tem estimativa para o consumo de combustível? houve melhora?

Abraço
Renato
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)

Renato, fica sim seguro pois a rosca que foi feita é uma rosca de sentido comum e como o motor gira no sentido horário, quanto mais girar mais aperto é dado na rosca (pegou mal hein?? ehhehehe). O que "trava" a flange pra não folgar na polia é uma cola especial que o torneiro me indicou que depois de aplicada só sai dando muito calor e forçando bastante. Com relação ao passo da rosca eu já não posso te ajudar, pois foi tudo definido pelo torneiro. Acredito que um bom torneiro ai na tua cidade pode decidir isso com segurança pra você. Explica que o conjunto vai girar bastante, até uns 7 mil giros e que além de bem firme precisa ser balanceado. Uma dica que dou quando for fazer o balanceamento é fazer baseado na parte interna da polia com a flange e a RF montada já, pois no meu caso deu diferença fazendo esse balanço pegando a borda externa. Fazendo isso bem feito, teu conjunto não vai vibrar com o giro do motor, tornando tudo muito mais seguro.

Se eu fosse fazer esse serviço hoje eu nem teria acoplado uma RF na flange... Teria mandado usinar a flange já com os dentes e a falha nela mesma, fazendo a flange virar uma RF e assim acoplando ela na polia, ficaria bem mais seguro e mais fácil balancear o conjunto concorda?

Com relação a posição do sensor, não precisa estar exatamente no 20º dente. Originalmente a GM usa esse alinhamento, mas na Mega você configura isso sem problemas. Quando instalei a RF no primeiro momento eu alinhei o sensor no 20º dente com o motor no PMS. Depois que refiz a fixação da RF, usando o sistema da rosca na polia, eu perdi esse alinhamento. O que fiz foi instalar a polia, coloquei o motor em PMS e verifiquei em qual dente o sensor alinhou. Dai configurei no TunerStudio essa posição e pronto, funciona assim até hoje.

Com relação ao consumo, te garanto que tá bem mais econômico e desenvolvendo bem mais. Média parcial de 9, 9,5... Isso porquê ainda tá em fase de acerto e tu sabes que um 2.0 acertadinho é um convite pra acelerar e sentir o torque te colando no banco!!

Abração

Luis Carlos
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)

Perfeito irmão entendido
Pior do que apertar a rosca é correr atrás de um macho para aumentar a rosca

Abraço
Renato
Responder