AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronismo.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: AJUDA! Possivel problema com correia dentada e sincronis

Mensagem não lida por marciliodrums »

Amigos o problema foi mesmo a correia dentada dá pra ver o estrago visivelmente na correia. Já o tensor não parecia estar danificado, porém estava sem o guarda pó então resolvir comprar um novo para trocar de qualquer forma.

Imagem
Imagem

Vou procurar comprar uma tampa nova para correia dentada. Observem como está a situação da atual;

Imagem

Acredito que o motor ficou fora de sincronismo observem na foto a pósição em que está as marcações:

Imagem
Imagem

Como faço pra colocar novamente em sincronismo? Começo pelo virabrequim ou pelo CV? Detalharam por aqui que não rodasse o virabrequim em sentido anti-horario, o CV pode ser rodado em anti-horario ou somente em direção horario que é o correto quando o motor em funcionamento?

O novo tensor trouxe um manual que explica ter que mexer na bomba d"agua para trocar um anel de borracha que acompanha o tensor, no manual pede pra passar vaselina. Tem algum tipo de vaselina especifica ou pode ser de uso tradicional, aquelas que geralmene se usa pra passar fios em canduites e outras finalidades?

manual:
Imagem

Tensor com anel de borracha da bomba d'agua:
Imagem

Ps- Ainda não mexi em nada, apenas desmontei e estou aguardando a ajuda de vc's pra evitar que eu faça qualquer tipo de besteira.
A marca da correia dentada que comprei é good-year e o tensor nytron
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Marcilio, você abriu o mesmo assunto em 2 lugares.
Como faço pra colocar novamente em sincronismo? Começo pelo virabrequim ou pelo CV? Detalharam por aqui que não rodasse o virabrequim em sentido anti-horario, o CV pode ser rodado em anti-horario ou somente em direção horario que é o correto quando o motor em funcionamento?
Somente na direção horário.

Tire as velas para aliviar a pressão no cilindro.
Coloque uma chave de boca na polia do virabrequim e vire devagar até "casar" as marcas da polia e da bomba de óleo
Se quiser teste com uma chave de fenda no buraco da vela do 1º pistão e veja se está tudo em cima.

Faça o mesmo com a polia do Comando de válvula girando no sentido horário até casar.

O restante leia as instruções que segue e que correspondem ao seu veículo.

viewtopic.php?f=14&t=20162

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)

Sim, ok!
Mas e esse anel de borracha vou precisar retirar a bomba d'agua pra trocar?
A vaselina que que o manual do tensor diz ser preciso passar na bomba d'agua é de alguma aplicação especial ou pode ser de uso geral?
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)

Pra quem não tem essa chave especial da gm pra bomba d'agua, dá pra improvisar com outra ferramenta?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marciliodrums escreveu:Pra quem não tem essa chave especial da gm pra bomba d'agua, dá pra improvisar com outra ferramenta?
Vai ser muito difícil ajustar a tensão da correia sem a chave para virar a bomba d'água.

Se remover a bomba d'água, vai perder todo líquido de arrefecimento. A vaselina a qual se refere é comum em pasta.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)

e onde eu consigo essa chave especial da bomba? Qualquer auto-peças vende? Se eu não conseguir como poderia improvisar? Essa vaselina eu consigo em auto-peças tb?

Já escoei todo liquido do arrefecimento, no fim de toda manutenção vai ser posto um novinho. Não sei mesmo é como vou regular essa bomba d'agua sem a ferramenta especial, ainda mais que eu nem tenho ideia de como regular já que só dá pra ver a polia dentada da bomba d'agua pq o restante tá tudo por trás da chapa de ferro preta. Se a bomba d'agua deve ser regulada com a correia dentada no lugar onde é que eu vou por essa chave especial?

Estou precisando de uma dica pra retirar o parafuso da polia do virabrequim, fiz o seguinte:

Coloquei o motor no tempo como me recomendaram, dai coloquei a correia dentada velha e as velas no lugar para o motor ficar com pressão e ainda coloquei o monzão na 5° marcha para ficar com motor pesado. Mesmo assim tá muito dificil pois o motor ainda tende a girar, dai fico com medo de causar algum problema.

Ainda tem um detalhe; eu não sei para que sentido esse parafuso folga. O do CV consegui folgar em sentido anti-horário o do virabrequim tb é sentido anti-horário?

Estou lendo outros tópicos e vou tentar aproveitar para fazer outros serviços tipo; tá vazando oléo por todas as juntas então estou pensando em desmontar para trocar e deixar tudo ok. O problema é que para desmontar tem que retirar as polias pois a chapa de ferro preta não sai sem antes retirar.

Estou precisando saber tb qual chave usar para retirar o parafuso da bomba d'água pois vou ter que comprar não tenho nenhuma ferramenta que passe pelo orifício da chapa de ferro e chegue aos parafusos, apenas coloquei o dedo para sentir os parafusos já que o acesso é difícil, mas não consegui identificar qual ferramenta vou precisar.

Também vou adquirir um torquímetro para fechar o motor seguindo as recomendações de apertos.

Por enquanto estou enganchado mesmo é no parafuso do virabrequim, se eu conseguir retirar o parafuso e a polia for difícil remover, então compro um saca polias
também.

Aguardando a ajuda dos companheiros.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A chave se compra em casas que vendem ferramentas automotivas.
A vaselina compra até em farmácia, rsrsrs!!!
Os parafusos e porcas do motor se soltam girando para esquerda.
Para soltar o parafuso do virabrequim, engate a 1º marcha e pise no freio enquanto alguém solta o parafuso.

Para ter acesso a bomba d'água tem que remover a chapa de proteção traseira da correia dentada.
Se for apenas movimenta-la, não é preciso remover essa chapa. Existem 3 furos que dão acesso aos parafusos de fixação da bomba d'água.

Os procedimentos de alinhamento e ajuste de tensão da correia estão nos links que te passaram... Talvez seja interessante ter o auxílio de alguém que conheça todos esses procedimentos no momento de executar o serviço.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)

Ainda não intendi o sentido de folga do parafuso, horário ou anti-horário? Girar para esquerda levando em consideração que a chave está abaixo do parafuso apontando a extremidade que não vai no parafuso para baixo?
Comprei uma vaselina de uso geral no armazém, então acho que essa vai servir, fiquei na dúvida pq vi em outro tópico sobre trocar válvula termostática e pra vedar lá passava algo como vaselina, mas me pareceu que era cola de alta temperatura para junta na cor laranja.

Estou aguardando ansioso pela confirmação do sentido de folga do parafuso. Vou pedir pro meu pai me ajudar pisando no freio bem forte pra vê se consigo.

Vou tentar trocar todas as juntas do motor para sanar o vazamento de oléo então vou mesmo precisar tirar a chapa.
Eu vi os 3 furos dos parafusos da bomba d'agua, mas nenhuma ferramenta que eu tenho passa lá, por isso resolvi perguntar também sobre a medida do parafuso pois vou ter que comprar alguma ferramenta que passe pelos furos.

Infelizmente eu só conheço auto-peças, num conheço casa especializada em ferramentas para carro, vou ter que pesquizar um pouquinho sobre isso tb. Deu uma procurada no www.mercadolivre.com.br mas ninguém vende essa chave especial lá.

Desde já agradeço muito pelas dicas. Muito obrigado mesmo.
Responder