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Re: Gás Natural (GNV)

Enviado: 06 Fev 2013, 20:27
por rodrigoschneider
frfavoreto escreveu:Quem lubrifica o motor é o óleo lubrificante. Existe um mito que circula na cabeça das pessoas em achar que a gasolina é lubrificante. Na verdade ela é usada para remover óleo de peças em processos de limpeza. Não precisa também dar partida na gasolina ou mudar o combustível antes de desligar o motor, isso na verdade é apenas para que se consuma o combustível no tanque.

Sabe-se que o GNV por si só não danifica nada no motor, o problema, como já disseram, é a gasolina esquecida no tanque que envelhece e forma goma em todo o sistema de alimentação de combustível, no coletor de admissão e no cabeçote.

Basta consumir regularmente a gasolina comum ou colocar apenas gasolina Podium por ter durabilidade muito maior.

Sabe-se também que o GNV trabalha com menores perdas em motores de taxas maiores, por isso seu desempenho é melhor em motores Álcool ou Flex. Na verdade o GNV suporta compressão até maior que esses motores produzem.
exato na europa por exemplo tao usando o gnv ou glp para carros com turbo top vi um lupo 1.4 com gnv e 480 cv tinha uma pressao absurda no turbo e com boost ainda

Re: Gás Natural (GNV)

Enviado: 06 Fev 2013, 20:54
por sle1989
frfavoreto escreveu:Quem lubrifica o motor é o óleo lubrificante. Existe um mito que circula na cabeça das pessoas em achar que a gasolina é lubrificante. Na verdade ela é usada para remover óleo de peças em processos de limpeza. Não precisa também dar partida na gasolina ou mudar o combustível antes de desligar o motor, isso na verdade é apenas para que se consuma o combustível no tanque.

Sabe-se que o GNV por si só não danifica nada no motor, o problema, como já disseram, é a gasolina esquecida no tanque que envelhece e forma goma em todo o sistema de alimentação de combustível, no coletor de admissão e no cabeçote.

Basta consumir regularmente a gasolina comum ou colocar apenas gasolina Podium por ter durabilidade muito maior.

Sabe-se também que o GNV trabalha com menores perdas em motores de taxas maiores, por isso seu desempenho é melhor em motores Álcool ou Flex. Na verdade o GNV suporta compressão até maior que esses motores produzem.
O ideal seria taxar o motor ao máximo e remover o sistema de combustível líquido do carro pra compensar o peso ganho com o kit. O problema seria apenas não deixar faltar GNV, o que é complicado com a escassez de postos na maioria das cidades do país. Se fosse um carro de proprósito urbano para uma capital de alguns estados o projeto faria mais sentido.

Pelo que me lembro existia uma categoria de corrida automotiva que utilizava GNV, acho que era a Copa Pickup. :smt017

Re: Gás Natural (GNV)

Enviado: 06 Fev 2013, 22:12
por frfavoreto
rodrigoschneider escreveu:exato na europa por exemplo tao usando o gnv ou glp para carros com turbo top vi um lupo 1.4 com gnv e 480 cv tinha uma pressao absurda no turbo e com boost ainda
Na Europa, especialmente na Itália o GNV é largamente usado e a tecnologia de injeção eletrônica dos sistemas GNV deles é bastante aprimorada. Eu vejo o GNV como o futuro dos motores a combustão, é muito fácil de produzi-lo, barato e polui muito menos que a gasolina/etanol. Na verdade a tecnologia da motorização a combustão interna é bastante antiquada tanto em termos de engenharia (baixa eficiência energética) quanto ambientais mas vai demorar bastante tempo até migrarmos em massa para a tecnologia de motores elétricos, nesse meio termo o GNV representa uma ótima opção de transição. Os Europeus já pensam nisso há bastante tempo.
sle1989 escreveu:O ideal seria taxar o motor ao máximo e remover o sistema de combustível líquido do carro pra compensar o peso ganho com o kit. O problema seria apenas não deixar faltar GNV, o que é complicado com a escassez de postos na maioria das cidades do país. Se fosse um carro de proprósito urbano para uma capital de alguns estados o projeto faria mais sentido.

Pelo que me lembro existia uma categoria de corrida automotiva que utilizava GNV, acho que era a Copa Pickup. :smt017
Não vejo motivos para uma alteração tão grande num carro. Remover o peso do tanque pouca diferença faz para compensar o cilindro de gás. Basta deixar pouca gasolina/etanol no tanque para não andar muito pesado o tempo todo.

Em caso de viagens isso seria bastante desvantajoso.

Há ainda a questão de que todos os kits GNV atuais só dão partida no motor no combustível original e depois alternam para o gás.

Re: Gás Natural (GNV)

Enviado: 06 Fev 2013, 22:33
por sle1989
frfavoreto escreveu:
sle1989 escreveu:O ideal seria taxar o motor ao máximo e remover o sistema de combustível líquido do carro pra compensar o peso ganho com o kit. O problema seria apenas não deixar faltar GNV, o que é complicado com a escassez de postos na maioria das cidades do país. Se fosse um carro de proprósito urbano para uma capital de alguns estados o projeto faria mais sentido.

Pelo que me lembro existia uma categoria de corrida automotiva que utilizava GNV, acho que era a Copa Pickup. :smt017
Não vejo motivos para uma alteração tão grande num carro. Remover o peso do tanque pouca diferença faz para compensar o cilindro de gás. Basta deixar pouca gasolina/etanol no tanque para não andar muito pesado o tempo todo.

Em caso de viagens isso seria bastante desvantajoso.

Há ainda a questão de que todos os kits GNV atuais só dão partida no motor no combustível original e depois alternam para o gás.
Modificar o carro pra uso exclusivo de GNV também considero exagero, me referia a novos projetos, onde toda linha de combustível e sistema de IE seria voltada para o GNV. Por isso citei que seria um carro de propósito urbano. :smt023

Re: Gás Natural (GNV)

Enviado: 10 Mar 2013, 18:58
por Diego Paiva
frfavoreto escreveu:Quem lubrifica o motor é o óleo lubrificante. Existe um mito que circula na cabeça das pessoas em achar que a gasolina é lubrificante. Na verdade ela é usada para remover óleo de peças em processos de limpeza. Não precisa também dar partida na gasolina ou mudar o combustível antes de desligar o motor, isso na verdade é apenas para que se consuma o combustível no tanque.

Sabe-se que o GNV por si só não danifica nada no motor, o problema, como já disseram, é a gasolina esquecida no tanque que envelhece e forma goma em todo o sistema de alimentação de combustível, no coletor de admissão e no cabeçote.

Basta consumir regularmente a gasolina comum ou colocar apenas gasolina Podium por ter durabilidade muito maior.

Sabe-se também que o GNV trabalha com menores perdas em motores de taxas maiores, por isso seu desempenho é melhor em motores Álcool ou Flex. Na verdade o GNV suporta compressão até maior que esses motores produzem.
Certo, quem lubrifica é o óleo lubrificante. Mas e as válvulas? Será que não são resfriadas/lubrificadas pela gasolina ou álcool quando passam pela admissão? Lembre-se: GNV é seco! Com certeza é uma economia bem interessante, sim... Mas ele tem o lado negativo como tudo na vida. O cabeçote sofre muito com GNV, retentores de válvula ressecam com mais facilidade, as próprias válvulas sofrem mais.... o motor trabalha numa temperatura mais elevada que a indicada, etc...

Estou pensando seriamente em retirar o GNV do Opala, apesar de ser economicamente interessante... o carro fica uma melda de andar, sem falar na desvalorização na hora da venda. As pessoas não gostam de comprar esses carros com GNV.....

Re: Gás Natural (GNV)

Enviado: 10 Mar 2013, 20:02
por frfavoreto
Diego Paiva escreveu: Certo, quem lubrifica é o óleo lubrificante. Mas e as válvulas? Será que não são resfriadas/lubrificadas pela gasolina ou álcool quando passam pela admissão? Lembre-se: GNV é seco! Com certeza é uma economia bem interessante, sim... Mas ele tem o lado negativo como tudo na vida. O cabeçote sofre muito com GNV, retentores de válvula ressecam com mais facilidade, as próprias válvulas sofrem mais.... o motor trabalha numa temperatura mais elevada que a indicada, etc...
Quem trabalha em contato com gases a altas temperaturas, as válvulas de admissão ou escape? Nos motores originais não existe gasolina para "refrigerar" as válvulas de escape. Lembre-se: válvulas de escape são feitas do mesmo material que as de admissão, inclusive suas sedes também. E aí, o que fazer então com as de escape em todos os motores originais? Sim, elas são feitas para suportar essas temperaturas. Essa dos retentores sofrerem com o GNV é mito, tudo o que eles precisam é ter contato com óleo lubrificante, apenas isso.

Sendo assim, a gasolina continua não refrigerando nada. Na verdade a gasolina cria uma crosta grossa e dura de carbonização por onde passa na forma crua, inclusive nas sedes das válvulas de admissão, isso chega até causar perda de compressão por vedação deficiente decorrente dessa sujeira que a gasolina cria nas válvulas. Olhe um coletor do EFI por dentro para ter uma idéia disso, esses coletores tem contato com a gasolina crua desde a TBI. O GNV, por sua vez, não cria todos esses efeitos colaterais como a gasolina, inclusive mantendo o óleo lubrificante livre da oxidação e consequente formação de borra ocasionados pela gasolina somente (nem o álcool faz isso).

O motor não trabalha em temperaturas mais elevadas caso o sistema de arrefecimento esteja em condições normais de manutenção, coisa que qualquer carro deve ter.

Re: Gás Natural (GNV)

Enviado: 10 Mar 2013, 20:45
por Diego Paiva
Bom, se vc acha que um carro funcionando com GNV tem um funcionamento igual (ou melhor) a um com seu combustível original, tudo bem. E ainda Acha que o GNV não suja (carboniza), tudo bem também....E dizer que é um mito o cabeçote não sofre com o uso do GNV (se fosse a parte de baixo eu ficaria até calado), tudo bem também, heuehueheu.... E dizer que um carro GNV trabalha na mesma temperatura que um rodando no comb. original, blz... Só falta vc dizer que um motor GNV vai andar melhor que um que funciona no combustível original, rs...

Sei que eu nunca colocaria isso em um carro meu. O opala infelizmente veio com essa gambiarra... E pelo lado financeiro (unica vantagem), ainda compensa usar (e pra quem roda relativamente pouco nem faz essas economias toda não), se não fosse isso já tinha arrancado.

Re: Gás Natural (GNV)

Enviado: 10 Mar 2013, 21:38
por frfavoreto
Diego Paiva escreveu:Bom, se vc acha que um carro funcionando com GNV tem um funcionamento igual (ou melhor) a um com seu combustível original, tudo bem. E ainda Acha que o GNV não suja (carboniza), tudo bem também....E dizer que é um mito o cabeçote não sofre com o uso do GNV (se fosse a parte de baixo eu ficaria até calado), tudo bem também, heuehueheu.... E dizer que um carro GNV trabalha na mesma temperatura que um rodando no comb. original, blz... Só falta vc dizer que um motor GNV vai andar melhor que um que funciona no combustível original, rs...

Sei que eu nunca colocaria isso em um carro meu. O opala infelizmente veio com essa gambiarra... E pelo lado financeiro (unica vantagem), ainda compensa usar (e pra quem roda relativamente pouco nem faz essas economias toda não), se não fosse isso já tinha arrancado.
Em nenhum momento eu disse que o funcionamento com o GNV é igual ou melhor, e nem que vai "andar" melhor em relação ao combustível original. É claro que ele possui suas desvantagens, nada na engenharia é apenas vantagem. Todo mundo sabe que o motor perde potência e torque quando usado no GNV, mas quem instala um kit GNV está disposto a abrir mão desta parcela de potência e torque em benefício da economia.

Para quem acha que o GNV é maléfico ao motor do veículo, observem que os carros que vem de fábrica para usar o GNV possuem exatamente o mesmo motor usado nos modelos comuns, o que muda é apenas o sistema de injeção eletrônica, com bicos injetores adicionais exclusivamente para o GNV afim de reduzir ao máximo essa perda que o GNV produz no desempenho. Quando se usa o sistema de aspiração do gás essas perdas se manifestam com maior intensidade e esta é a maioria dos casos de conversão ao GNV por ser mais barata do que a conversão "completa", que inclusive está disponível no mercado comum exatamente o mesmo equipamento usado nas fábricas.

A maioria dos donos de carros adaptados ao GNV só se preocupam com a economia. Na maioria das vezes são carros mais antigos, precários em manutenção há muito tempo, que recebem a instalação do GNV e pronto, quando algum problema ocorre a culpa sempre é do GNV. Mal sabem que a gasolina causa muito mais efeitos colaterais que o gás. Eu mesmo não tenho carro com GNV porque rodo pouco e não compensa pagar a conversão, mas busquei me informar à respeito, tenho parentes e amigos que possuem carros convertidos e cheguei à conclusão de que muito do que se fala por aí é puro mito, coisa que o brasileiro adora cultivar.

O maior problema que o GNV causa é o preconceito na cabeça das pessoas. O pior cego é o que não quer enxergar. Mas fazer o quê, opinião é algo muito pessoal.