Turbo ou Aspirado

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Mas com álcool vem mais potência. :wink:
coloca podium a relaçao é bem maior na mesma proporçao. assim como é no aspirado no turbo funciona da mesma forma. propoção é a taxa que falo
alcool 12:1 ou podium 12:1
alcool 10.5:1 ou podium 10.5:1

a podium sempre vai entregar mais potencia nessa relaçao :smt023

mais sou da mesma opniao do Luis, primeiro começe pela base depois pense em potencia. alias nao precisa ser turbo pra conseguir 170cv, oque vai gastar no turbo gastaria no aspirado.

e tem outra, com injeçao de ponta, como a MS da pra deixar com perfil original turbo, com recursos anti-lag,recursos de recuperaçao por problemas no turbo. como superaquecimento, estouro de mangueira,redução,batida,etc. e de quebra ganha mapas do injetor auxiliar(opcional) ou pode usar os da injeçao padrao mesmo.

sei la ne cada um cada um. eu começaria com a base sempre, pra fazer algo de qualidade só depois pensaria em um turbo se acha-se pouco a potencia oferecida. oque vao gastar pra por um turbo de padaria gastaria ate menos pra colocar um ECU profissional.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:
500EF escreveu:Mas com álcool vem mais potência. :wink:
coloca podium a relaçao é bem maior na mesma proporçao. assim como é no aspirado no turbo funciona da mesma forma. propoção é a taxa que falo
alcool 12:1 ou podium 12:1
alcool 10.5:1 ou podium 10.5:1

a podium sempre vai entregar mais potencia nessa relaçao :smt023
E com 13:1, 14:1 ou 15:1 de taxa?

Eu não montaria um projeto "aspiradinho" num GM 8v para rodar com menos que isso.

Lembrando que a octanagem da nossa mijolina fica entre 87 (comum e aditivada) e 95 (podium) octanas e a do álcool passa dos 100 (todos IAD)

1) O que é a gasolina Petrobras Podium?

- É um novo conceito de gasolina. Ela foi desenvolvida utilizando-se a mesma tecnologia empregada pela Petrobras na concepção da gasolina de Fórmula 1.
Legalmente, para efeitos de classificação na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), é uma gasolina tipo Premium, com características diferenciadas: possui octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.
Fonte: Pètrobras
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

ganha sim Eduardo. como disse, na mesma relação de taxa e ajuste iquais tanto faz a taxa, e tanto faz a regulagem a base de teste precisa ser iqual pra a comparaçao. isso é fato. abaixo o lado tecnico da coisa toda.

lembre-se do PCI da gasolina ser maior que a do alcool? poder calorifico interno é quase o dobro. ou seja gera mais potencia. a TE(eficiencia termica) é muito superior ao do etanol.
Gasolina 43 MJ/kg
Ethanol 27 MJ/kg
http://www.antoniolima.web.br.com/arqui ... rifico.htm

nao sei se ja falei isso aqui, mais o alcool so leva a vantagem de ter alta octagem, e ele so "ganha" da gasolina devido ser utilizado em taxas alta de compressao(ae que ta o segredo) agora coloca uma gasolina de alta octanagem como a podium em 12:1 e faça uma programaçao "alcool" pra ver se nao gera mais torque e potencia em relaçao ao mesmo ajuste alcool... da muito mais potencia, eu mesmo ja isso na pratica.

como ja falei aqui, o omega 3.0 usa essa tecnica, gasolina podium e "mapas alcool" e a potencia sobe 10cv so nisso sem alterara a taxa. agora imagina uma "taxa alcool" 11.5:1 + podium + desenho de curvas e avanço super agressivas.

a captiva usa a mesma tecnica alta taxa 11.6:1 e gasolina podium monocombustivel e programaçao agressiva no avanço estilo alcool.

eu so nao programo o meu motor pra podium 11.5:1 por nao ter na cidade, alias tem mais é 17 km daqui. entao vai ficar no alcool a potencia vai cair um pouco mais mesmo assim será bastante.

nessa taxa ja nao da mais nem na podium :smt023 estou falando de taxa padrao.
500EF
MODERADOR

Acho que nós editamos os posts ao mesmo tempo.

Mas, só para não perder, estamos falando em taxas extremamente baixas para uso de álcool (funciona bem, mas está longe do limite dele e já está no limite mesmo da podium).

Então, só repetindo, se eu fosse montar um projeto "aspiradinho" em um GM 8v, não pensaria em nada menor que 13:1, para início de conversa. :wink:

E bem lembrado quanto ao fator de distribuição de combustível na rede de postos. Álcool tem em qualquer lugar. Podium nem sempre. E quando acha, tem que acreditar que o lazarento não está te vendendo mijolina comum por R$ 3,50 o litro...
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

laio gomes escreveu:Cara se tu nao que passa pro alcool e nem turbina faz o seguinte instala um filtro de ar esportivo um coletor 4x1 e um cano reto de 2,5" e ja vai resolve uns problemas naturais do monza alem de da uns cavalinhos a mais :wink:

E cara tu diz que teu monza é EFI mas em 96 os monzas ja saiam de fabrica com enjeçao multi ponto :smt017
O sistema de alimentação de combustível multi-ponto, que era o sistema Le-jetronic da bosh saiu somente até 1993 como opcional nos classic.

Apesar de ser uma injeção multi-ponto, ela perdia pra EFI monoponto, pois a MPFI Le-jetronic é analogica, deixa MUITO a desejar em relação a Multec700 do EFI que é TOTALMENTE digital.

A MPFI tinha vantagem quando a ignição era eletrônica e mapeada pelo conhecido módulo EGK, mas não era todo monza MPFI que tinha esse módulo, o monza do Leocastro mesmo não tem, já o monza 500EF do Eduardo Retore tem, este monza com o EGK tem 122cv se não me engano, contra os 116cv do MPFI sem EGK e EFI.

A única vantagem de ter um monza com sistema Le-Jetronic é que, pra colocar uma Mega-Squirt está quase tudo pronto, aliás, dá pra tirar uma central e por outra, sem mudar nada, depois com o tempo vai melhorando a ignição, e depois consequentemente os mapas e tempos...
E claro no MPFI a lenta é BEM mais estável, as partidas são menos sofridas, as reações do motor ao pedal de acelerador são mais instantâneas.

É melhor em alguns aspectos, mas praticamente se equiparam. Não que a Le-Jetronic seja ruim, mas é que por ser analogica perde muito pra Multec por ser digital...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

500EF escreveu:Acho que nós editamos os posts ao mesmo tempo.

Mas, só para não perder, estamos falando em taxas extremamente baixas para uso de álcool (funciona bem, mas está longe do limite dele e já está no limite mesmo da podium).

Então, só repetindo, se eu fosse montar um projeto "aspiradinho" em um GM 8v, não pensaria em nada menor que 13:1, para início de conversa. :wink:

E bem lembrado quanto ao fator de distribuição de combustível na rede de postos. Álcool tem em qualquer lugar. Podium nem sempre. E quando acha, tem que acreditar que o lazarento não está te vendendo mijolina comum por R$ 3,50 o litro...
E se no caso de não ter a Podium será que daria pra por o álcool, já que a compressão e os mapas seriam praticamente os mesmos?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
500EF
MODERADOR

Não porque teria que aumentar a vazão do(s) bico(s) em cerca de 35% para manter a estequiometria.

Se simplesmente jogar álcool no tanque, vai ficar com mistura muito pobre.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:Acho que nós editamos os posts ao mesmo tempo.
sim.
500EF escreveu:Mas, só para não perder, estamos falando em taxas extremamente baixas para uso de álcool (funciona bem, mas está longe do limite dele e já está no limite mesmo da podium).
ate o limite tecnico da gasolina(com ajuste equivalentes) seja podium ou nao sempre sairá na frente do alcool, na mesma relação de ajuste e compressao.

vide o Luis, estamos fazendo um mapa bem agressivo socando ponto e curvas feito montanha russa, e ate agora nem sinal de bater pino ou travar o motor. ele ta com uma taxa de 10.5:1 gasolina e um torque mostro segundo ele. ele vai terminar o escape inox 4.1 e a calibragem do semi sequencial e colocar no dina pra ver o resultados. mais na pratica esta bem forte. alias eu vi os log :D as passada de marcha parecem uns Halfs de skate auhauahauhu se fosse alcool a 10.5 nao faria isso nem ferrando. devido o poder calorico baixo em relaçao gasolina.

os conceitos de programaçao de motores vem mudando a cada dia. nao é de se estranhar motores com alta taxa de compressao gasolina. ou ate mesmo motores gasolina turbo compressao 10:1 como o fusion gp pra melhorar ainda mais a Efiencia Termica.

500EF escreveu:Então, só repetindo, se eu fosse montar um projeto "aspiradinho" em um GM 8v, não pensaria em nada menor que 13:1, para início de conversa. :wink:
ae vai depender do equipamento que se tem, se for um original faria o mesmo, por falta de opçao tecnica. taxadao + alcool + coletor + comando se for o caso. senao faria a engenharia todo nova com uma ECU prog dae o papo é outro.

500EF escreveu:E bem lembrado quanto ao fator de distribuição de combustível na rede de postos. Álcool tem em qualquer lugar. Podium nem sempre. E quando acha, tem que acreditar que o lazarento não está te vendendo mijolina comum por R$ 3,50 o litro...
sem duvida, eu e meu pai estamos buscando podium a 17km como falei, ja que o carro passa semanas sem andar, e ja me queimou uma bomba por criar sujeira no tanque e borra da porcaria das nossas gasolina por falta de circulaçao. fora que de brinde vem 10cv a mais no setup 95. se bem da verdade daria pra setar 95 com a gasolina comum de tanto alcool que tem dentro nao daria problemas. porem é mais pela limpeza do combustivel em si do que potencia hehehe.

exemplo de combustivel honesto e correto:
sempre estou estudando a programaçao de motores la fora quem usa a MS e agente "importa" as configuraçoes,ajuste,tecnicas muitas vezes ate pq o manual é ing e feito pra eles nao pra essa porcaria de gasolina. e se deparamos com discrepancias seja na AFR 14.4(99% gasolina) seja na IGN°,etc. mais tem que se levar em conta que eles tem combustivel correto la. E100 E90 E10 etc.

um exemplo disso é o Luis, a sua sonda wideband acusa lambda 1 - perto de 13:1 tamanha alcool na mistura. o correto é 14.4 gasolina, dae entra a adaptaçao pra nossa realidade :D

o Eduardo tem razao, nao daria por falta de combustivel, a sonda ate daria uma maozinha no seu ajuste pra equiparar com a tabela da sonda AFR. mais existe a autoridade maxima da sonda lambda hehehe que geralmente é ate 15% de correçao. mesmo com a correçao no talo max ficaria pobre. andaria o carro? sem duvida alguma. mais nao renderia muito nao...
Responder