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Re: Adaptaçõa motor do Corsa no Monza

Enviado: 12 Jun 2013, 13:43
por Rafaelo
ja falamos umas centenas de vezes aqui mais nao custa reforçar rsrsrs, o luis carlos, o theripper, todos que concluiram com IE prog em especial MS e motor original(comando e aspirado) conseguiram muita potencia sem fazer muita coisa. so um MPFI digital e uma programação mais abusada. senao acreditam monte um e depois agente conversa.

pessoal, nao adianta voces ficarem bitolados ao "ORIGINAL" pq essas programaçao sao 'pao com ovo'(simples) feito pra passar em teste de poluiçao(maioria usa sonda narrow nao tem favorecimento a anti-poluiçao, entao tem que ser MENOS rica as misturas) sao cheio de catalisadores - 2 catalisadores. flex malha fechada nao presta, nao tem uma configuração pra monocombustivel, nao tem otimizaçao no caso... e ainda tem o lance (politica da empresa) sim, eles tem o modelo basico, o modelo esportivo, entre outros. em exemplo fictício: se lançassem um cruze de 195cv aspirado nao venderia um malibu por exemplo. tem isso tb, A3 180cv turbo rsrsrsrs "só"? poderia ter 300cv se quisesse. mais nao venderia o A8... muita gente nem se toca disso.

sem duvida Vinicius, MPFI digital MS + escape monza original + sistema completo roletado + 12:1 alcool pega facinho 150cv. como falei no outro topico 2 catalisadores roubam 10cv.

é so pegar o exemplo do N20XF de fabrica tem 140cv alcool em 11.5:1. imagina o mesmo 2.0 12:1 alcool(no monza) sem 2 catalisadores(no monza) roletado completo(no monza) programaçao agressiva alcool (no monza) nao precisa ser especialista pra saber que vem mais que 140cv(base de calculo). a logica ja diz isso pra voces. entao 150cv é super aceitavel e senao pega mais viu!

acredito eu que so a troca do cabeçotes F2 pelo F3 vem 12cv no original. sem fazer nada.
2 coisa que nao compensa mais em monza : retificar bloco e retificar cabeçote. bloco tem novo por 2000 a 2700 reais, e cabeçote se acha por 650,00 de um zafira 2012.

Vinicius, o meu sistema de escapamento so esta aberto agora pq falta grana pra comprar o catalisador e 2 silenciosos esportivos la de fora. porem nao vai ficar assim, no momento que comprar eles, instalo. nao vou chegar a andar com ele aberto assim, ligar o motor sim, e em breve. a minha configuraçao alcool é pra pegar 170cv e podium 11.5:1 perto dos 195cv sem exagero algum. e detalhe, com economia. coisa que so alta eficiencia podem fazer. ja vi configuraçao menores que a minha com essa potencia

Re: Adaptaçõa motor do Corsa no Monza

Enviado: 12 Jun 2013, 13:52
por vrsilva
As grandes marcas estão reduzindo os motores dos carrões... Já tem MUITOS carros que antes usavam motores 6cil usando 4cil... Carros que tinham motores 2.0 agora estão com 1.6 ou até mesmo 1.4... Essa é a tendência...

Re: Adaptaçõa motor do Corsa no Monza

Enviado: 12 Jun 2013, 14:24
por LeandroConstantino
a propria GM vrsilva com o Cruze,o Vectra era 2.0 roletado com 140cv o Cruze com 1.8 esta na mesma facha de potencia.
Mais isso eh novidade no Brasil pois na Europa e Japão já vem sendo tendencia a muito tempo, o civic VTI por exemplo eh 1.6 de 160cv isso na década de 90.

Mais eu mesmo estou com um projeto para o meu Monza com cabeçote roletado + MS com monocombustivel (alcool) com a taxa de 13;1 que acredito chega na casa dos 160cv e com um belo torque gastando na casa de uns 3 a 4 mil. Ate pode ser um investimento alto mais só de saber que eh para meu Monza ja valeria a pena, vou ter um carro de alto rendimento com muita tecnologia e sem paga IPVA rss...

Re: Adaptaçõa motor do Corsa no Monza

Enviado: 12 Jun 2013, 16:09
por vrsilva
Leandro com relação ao Monza eu estou no mesmo barco que você...

Agora o Civic VTI ERA 1.6, depois passou a 1.7 e no I-VTEC passou para 2.0 e agora já é 2.4.... kkkkk!!!! Esse segue tendências opostas... kkkkk!!!!!
E falando do VTI 1.6 realmente 160cv porém a 7600rpm e torque de (formiga, ops!) 15,3kgfm a míseros 7000rpm.... ou seja... é um carro TOTALMENTE pensado em giro, giro e giro, e se sobrar mais um pouquinho de giro...
Em giro baixo deve ser BEM murcho e manso...
O que eles fizeram nesse VTI é receita básica para qualquer aspirado... joga as curvas lá em cima e dá nesses números aí...

O seu carro, será um 2.0 com 160cv talvez, porém em 5000rpm mais ou menos e com torque de uns 18 ou 19kgfm logo em 3000rpm mais ou menos... O que no fim das contas é um carro mais econômico que esse civic 1.6 vti...

Porque na real, esse civic não tem proveito algum desses números em uso civil... ou seja, andando nas ruas, ele não tira proveito nenhum desses números aí...

Agora o seu 2.0 sim vai tirar MUITO proveito desses números...

É que a GM não investiu nesse motor, mas se eles fizessem uma engenharia do tipo que foi feito no motor do Civic, estaria parelho com eles, motor aspirado com 200cv...

O Cruze é BEM pão com ovo também, apesar de ter lá seus 145cv de potência no álcool, acredito que, daria pra levar ele BEM além disso também dimensionando o motor dele exclusivamente para o álcool...

Re: Adaptaçõa motor do Corsa no Monza

Enviado: 12 Jun 2013, 16:45
por LeandroConstantino
vrsilva escreveu:Leandro com relação ao Monza eu estou no mesmo barco que você...

Agora o Civic VTI ERA 1.6, depois passou a 1.7 e no I-VTEC passou para 2.0 e agora já é 2.4.... kkkkk!!!! Esse segue tendências opostas... kkkkk!!!!!
E falando do VTI 1.6 realmente 160cv porém a 7600rpm e torque de (formiga, ops!) 15,3kgfm a míseros 7000rpm.... ou seja... é um carro TOTALMENTE pensado em giro, giro e giro, e se sobrar mais um pouquinho de giro...
Em giro baixo deve ser BEM murcho e manso...
O que eles fizeram nesse VTI é receita básica para qualquer aspirado... joga as curvas lá em cima e dá nesses números aí...

O seu carro, será um 2.0 com 160cv talvez, porém em 5000rpm mais ou menos e com torque de uns 18 ou 19kgfm logo em 3000rpm mais ou menos... O que no fim das contas é um carro mais econômico que esse civic 1.6 vti...

Porque na real, esse civic não tem proveito algum desses números em uso civil... ou seja, andando nas ruas, ele não tira proveito nenhum desses números aí...

Agora o seu 2.0 sim vai tirar MUITO proveito desses números...

É que a GM não investiu nesse motor, mas se eles fizessem uma engenharia do tipo que foi feito no motor do Civic, estaria parelho com eles, motor aspirado com 200cv...

O Cruze é BEM pão com ovo também, apesar de ter lá seus 145cv de potência no álcool, acredito que, daria pra levar ele BEM além disso também dimensionando o motor dele exclusivamente para o álcool...
Com certeza vrsilva, esse Civic que citei ele tem muito pouco torque, soque a proposta dele eh roda com rotação alta, tem um amigo que tem um, já andei e não eh tão xoxo como parece não, acredito que deve ser por causa do peso dele.

Sim, se vc pensar o que temos em mãos (Monza) se fosse investido desde cedo o Monza era pra ter uma cavalaria e economia maior do que teve quando lançado, da mesma forma o Cruze eh um belo motor e com certeza se fosse pelo menos monocombustivel (só álcool ou só gasolina) teria um desempenho muito melhor.

Re: Adaptaçõa motor do Corsa no Monza

Enviado: 12 Jun 2013, 16:57
por mabatista
Só para reforçar meu carro esta com o motor fundido estou querendo fazer essa mudança de motor não é para aumentar potencia e sim deixar com uma tecnologia mais recente pois meu carro e´ carburado

Re: Adaptaçõa motor do Corsa no Monza

Enviado: 12 Jun 2013, 17:28
por vrsilva
Receita básica e acredito ser a melhor...

Fundiu tudo?

Bloco flex novo
Cabeçote roletado
Coletor de admissão de plastico
ECU MegaSquirt MPFI perfil original
Depois se quiser..
Escape 4x1...

Vai ter um monza com aproximadamente 160cv no álcool.... podendo usar o combustível que quiser quando quiser, pode por uma chave com seleção, álcool, gasolina meia boca, e podium... E escolher entre os tres mudando essa chave que irá mudar os mapas de injeção da MegaSquirt... é um flex da maneira correta.. e não essa porcaria que as montadoras nos vendem..

O que eles fazem é aproveitar a capacidade dos motores de corrigir os tempos de injeção e duração pelas leituras de sensores, mas na verdade não são flex de verdade... São motores a gasolina que suportam o álcool... mas já no limite da gasolina...

Re: Adaptaçõa motor do Corsa no Monza

Enviado: 12 Jun 2013, 17:34
por mabatista
O motor travou estava rajando e fumando