Página 2 de 2

Re: Bobina de Ignição e módulo de ignição esquentando

Enviado: 09 Dez 2014, 10:39
por Carlos A. Freire
DouglasClassic90 escreveu:estou usando a bobina bosch, e modulo também bosch, esta aquecendo tanto que não consigo encostar nem na bobina e nem no modulo.
agora não saberia lhe dizer se esta bobina indica que precisa de resistencia.
Não é a marca da bobina que indica essa necessidade de resistência. Vai encontrar Bosch para as duas aplicações. O Monza mesmo teve as duas aplicações.
Em geral vem escrito na bobina se precisa ou não da pré resistência, ou pelo código dela, consulta com fabricante.

Verifique se o alternador não está passando da tensão de 14,5v.

Abs,

Carlos Freire

Re: Bobina de Ignição e módulo de ignição esquentando

Enviado: 09 Dez 2014, 10:48
por DouglasClassic90
vou pegar a descrição correta da bobina e vou fazer a medição do alternador para saber se esta mandando muito corrente, pois troquei a bobina semana passada por uma nova também da bosch, e a bobina nova continua a esquentar e muito.

Re: Bobina de Ignição e módulo de ignição esquentando

Enviado: 23 Set 2015, 10:29
por Robson Lott
Douglas, confira o gap das velas, que se muito aberto, sobrecarrega a bobina mesmo!

A minha, por exemplo, Bosch asfáltica, sem necessidade de resistor (cód final 091) estava ficando extremamente quente, não conseguindo encostar por mais de 1seg os dedos nela. Depois de bater muito a cabeça na parede, descobri que os polos estavam invertidos. O cabo com malha entrelaçada que recebe pulsos negativos e o verde simples que manda o sinal de RPM estavam no polo (+) 15 e o preto que alimenta +12v pós chave estava no polo (-) 1.

Após inverter pro "normal", percebi uma melhora nas acelerações (que agooooooora sim parece um bom e velho Monza 2.0!) e um menor aquecimento da mesma, podendo apertar os dedos sem se queimar. Fica aqui o post como registro para futuras consulta! ;)

Abraços,
Robson Lott

Re: Bobina de Ignição e módulo de ignição esquentando

Enviado: 23 Set 2015, 13:11
por Rafaelo
Robson Lott escreveu:A minha, por exemplo, Bosch asfáltica, sem necessidade de resistor (cód final 091) estava ficando extremamente quente, não conseguindo encostar por mais de 1seg os dedos nela. Depois de bater muito a cabeça na parede, descobri que os polos estavam invertidos. O cabo com malha entrelaçada que recebe pulsos negativos e o verde simples que manda o sinal de RPM estavam no polo (+) 15 e o preto que alimenta +12v pós chave estava no polo (-) 1.
Robson so uma observação, continua sendo uma bobina asfaltica de 12V(tensao nominal) ela é vermelha da bosch. e toda bobina asfaltica nao pode operar mais que 12V quando a mesma é feita assim de fabrica. olhe no catalago da bosch, esta la os 12v escrito no envólucro da bobina pra o codigo 9 220 081 091

http://br.bosch-automotive.com/media/pa ... 1_2012.pdf

aqui da pra ver tb
http://www.motorspice.com.br/site/wa_up ... -final.pdf

Imagem

eu nao tenho o diagrama desse sistema, mas certamente é preciso um rebaixamento da tensao positiva dela, pra sempre 12V. se a tua esta esquentando certamente esta sem ele. alguem erroneamente retirou sem criterio algum.


como disse, bobina asfaltica 12V so podem operar nominalmente(tensao alternador) em 12 a 12,4v senao vai aquecer e perder rendimento como foi teu caso. fica esperto pq isso pode queimar o modulo de igniçao.