2a. parte!
Diante da doidera de ir lá ve-lo e talvez fazer um rolo louco, comprei as passagens de ida das férias minhas e de mninha esposa no início de Nov-2014, logo após as eleições (salvo engano...) e acabei comprando 2 passgens pra Porto Alegre! Por um dedo de azar, faltando uma semana pra viajar, o proprietário me informa que por conta de uma visita de um suposto interessado que já havia namorado o carro há um tempo e lhe ofereceu um dinheiro a mais pelo carro, o preço foi "inflacionado" por isso! Fiquei indignado!!! Liguei pra ele, conversamos durante um tempo e ele me explicou que foi por uma influência alheia, o carro realmente teve que ser vendido no mínimo no preço imposto, ou seria destinado à venda pro senhor lá que tinha feito a proposta inflacionada. No acordo que chegamos, devido às OBVIAS questões de estar indo lá "somente" pra ver o carro, ele considerou negociar o preço de acordo com o que for constatado no momento presencial de ir lá ve-lo.
Saímos dia 16-Dez de onde moro (Cuenca - Equador) e fomos no Volks (Golf!) pra Quito tomar o vôo de lá pra São Paulo/Guarulhos. Só que como nem tudo são rosas, passagem comprada com dólar alto tem-se que render aos preços altos, ou tomar chás de cadeira de escalas. Então ficamos em uma cidade no litoral equatoriano umas 2 horas, depois umas 5 horas em Santiago - Chile e finalmente São Paulo/Guarulhos! Só que esse último vôo atrasou! (PS: Como é estranho ouvir outras pessoas, que não a sua esposa, falando em português!!!!

) Então chegamos em SP de madrugada e tomamos um ônibus expresso em cima da hora pra Congonhas. Chegando lá, foi coisa de tomar um café + uma caixinha de pães de queijo (carajo....... como é bom!!!!) do Casa do Pão de Queijo, deixando o cartão de débito sofrer em uns 25 reais nesse "lanche"! 2 horas depois estávamos pegando nossas malas (de novo) em POA. Havia marcado com o proprietário de ir até lá "nos buscar" e "aproveitar" pra ver o carro. E lá estava ele!
Na primeira vista, me surpreendi com coisas boas e coisas ruins. De cara, ao por as malas no porta-malas, uma mangueira dessas de chuveiro doméstico, cobria uns 10cm faltantes da guarnição / borracha de vedação. E por ai meus olhos foram se encantando e também analisando detalhadamente o carro, dede a saída do aeroporto de Porto Alegre até irmos às 2 oficinas recomendadas pra ir fazer uma verificação final sobre o carro.
Como não poderia ser diferente, deixei esses endereços em pendrives, dropbox, cartão de memórias, celular, em tudo! Menos em um mero rascunho de papel. E é aí que mostra a incompetência alheia em não deixar saporra de informações em um papel: celular, notebook, tudo estava sem bateria! O que fazer? Tentaaaaaaar lembrar pelo menos do nome das oficinas e tentar buscar no Google usando o celular + 3G do cara que eu ia fazer negócio daquele carro!
Depois de muita vergonha com minha esposa e com o cara, tentativas de carregar o notebook em um shopping (Shopping Bourbon recém aberto!), peguei as indicações. Uma estava lotada e a outra, quem disse que encontramos! E no modo tecnológico, eu tinha salvo até a imagem do Google Maps - Street View... Que burro!
Por indginação alheia, o proprietário do carro me indicou procurar um mecânico qualquer que ele encontrou no Google. Achamos por acaso um no Bairro Floresta. Lá o mecânico se dispôs a dar uma volta e assim finalmente pude verificar mais a fundo, com a tranquilidade de discutir somente eu e ele todas as características visíveis e perceptíveis do carro. Foi aí que levantamos os problemas que quase me fez desistir do negócio, mas que foram interessantes para uma boa negociação, caso eu ainda considerasse o estado "restante" do carro!
* a pintura está muito pior que nas fotos! Muitas marcas da goteira, polimento pode ser duvidoso pra reparar o estrago... Meu amigo me comentou que sim, um polimento tira, mas acho complicado...
* embreagem boa, leve, porém com acionamento "enforcado", muito próximo do assoalho.
* retentor do volante deixando vazar óleo,
* suspensão boa, firme, porém com rolamento de coxim do amortecedor transmitindo aspereza ao girar o volante em manobras,
* freios bons, pisada curta e linearmente progressiva - foi recentemente trocados o cilindro mestre, 4 jogos de pastilhas, fluido e reservatório - Varga. Inclusive a boia instalada, mesmo sendo Varga, acusa ao contrário! tive que desconecta-la pra não permanecer acesa a luz no painel,
* porta-malas com acionamento elétrico armando, porém sem destravar,
* marcha lenta irregular,
* 4 portas com travas e vidros funcionando perfeitamente,
* faróis chatos-pra-carajo com máscara cromada, milha e regulagem elétrica funcionando à contento,
* freio de mão COMPLETAMENTE sem ação,
* ruído forte de rolamento comprometido, poderia ser alternador como tb a bomba da direção hidráulica,
* forro de teto tava bem sujo com alguns desgastes e mofo, bastante mofo.
* motor de arranque simplesmente parou de funcionar! E em alguns momentos não deu arranque, na frente do proprietário, mecânico e minha esposa... tsc tsc tsc...
* direção hidráulica fazendo ruído na bomba ao chegar no batente,
* líquido da direção hidráulica completamente vencido: cinza e opaco!
* pequeno vazamento na junta do cárter
* óleo muuuuuito vencido, trocado em 2008!
* detalhes do forro de porta praticamente impossíveis de serem reparados,
* todas as borrachas/guarnições estão desgastadas e desfeitas
* O Cheddar/Holandês/Suiço sequer funcionou. Apenas apareceu os dados no LCD corretamente, porém sem nenhum "som baixo" comentado pelo proprietário. Ao mudar algumas funções e emissoras, um ruído bem forte saia nos alto falantes, porém independente do volume,
* Computador de bordo aparecia um dado numérico no LCD. Graças à Deus sem nenhuma trilha ou segmento faltante. Mas o símbolo "KM" piscante e todos os botões inoperantes. Solto e com alguma travinha ou outra quebrada, porém com a borda presente!
* bomba de combustível pressurizando sem motor estar ligado,
* relê geral da bomba e módulo VW meio estranho,
* isqueiro / acendedor de cigarros / tomada inoperante,
* fio vermelho e preto descascado e solto no chicote do relê geral,
* fio com conector azul solto próximo ao VAF,
* VAF sem nenhuma trilha gasta e sem sinais de adulteração!
* fio marrom com conector solto próximo ao cebolão,
* luz do capô funcionando!
* Lâmpada do lado direito do painel digital queimada
* Conta giros meio louco
* Hodômetro rodado, mas não zerava o parcial
* volante levemente desalinhado, porém sistema escamoteável funcionando perfeitamente,
* não tem retrovisor fotocrômico... estranho!

Mas parece que o que está lá tem os parafusos intactos... muito estranho,
* somente UMA capinha do engate dos 5 cintos presente. O resto, não sobrou nem o caco!
* Tampa da caixa de fusíveis azul inteira! Mas ao abrir, fizeram uma gambi com durepox pra criar garrinhas de metal novas!
* forro acústico / térmico do capô inteiro!
* defletor do capô inteiro também!
* junta da tampa do comando de válvulas vazando...
* resistência da ventoinha instalada próximo à bobina de ignição,
* mola de aumento de tensão de retorno da borboleta da TBI pequena com um arame!
* bancos com estofamento quase intactos, apenas o tecido do passageiro diant. com um rasgo de 1cm. Porém encardidos de bastante sujeira de poeira cinza, ainda mais com o aveludado claro,
* muita sujeira de terra no motor e borrado com a mistura de vazamento de óleo,
* tampa do óleo original com adesivo intacto!
* tampa do vaso de expansão do arrefecimento trocada... Adeus a preta original!!!
* motor falhando em baixa abertura da borboleta,
* ABS funcionando normalmente!
* porta luvas sem a parte que segura a tampa...
* telas dos alto-falantes dianteiros RECUPERÁVEIS!!!

* carpete no lado do passageiro encharcado e sujo. O cheiro é de mofo, porém não há resquícios de água alaranjada e/ou com cheiro,
* chave com o magnético do alarme caindo.
* ventilador do ar condicionado sem funcionar, não houve como saber se realmente o compressor e o sistema como um todo pudesse ser testado,
* Parachoques intactos, sem marcas profundas, restauração, pintura na parte de plástico, fixação excelente dos apliques e cor ainda preservada.
O mecânico, na frente do proprietário, listou algumas dessas coisas verbalmente e ainda me soltou uma: "vc vai gastar uns 3.000 reais pra deixar esse carro"! Isso foi bom por um lado, pois em seguida juntei com minha esposa que estava beeeeeem assustada com o posicionamento do mecânico. Lhe expliquei sobre minha proposta e sobre o comentário pessimista, porém de ajuda do mecânico. Ela entendeu e em seguida, sob o caloooooooor do Sul do Brasil e com uma garrafinha de água na mão, cheguei ao proprietário num canto, lhe expliuquei minhas considerações e lhe fiz uma proposta beeeeem abaixo do valor inflacionado. Após alguns comentários ele não contra-propôs e fechou assim mesmo! Então combinamos de tratar de transferir o dinheiro e assinar/levar no cartório o recibo de transferência. Fomos à um Bradesco na Av. Farrapos e lá, com muuuuuuuuito custo por um mal atendimento, consegui comprar esse carro! De lá, (ainda fazendo o carro pegar no tranco) fomos à Arroio dos Ratos pra legalizar os documentos. Na saída da cidadezinha passamos num eletricista indicado para ver o que poderia ser feito no arranque, que acabou por apertar 2 parafusos do automático... e "pronto". Então voltamos à Porto Alegre lá pelas 16h, já cansados do dia. O celular, logicamente que sem chip de operadora brasileira e carregando ao modo run-time, não nos ajudou a localizar o endereço da casa do amigo meu, onde íamos dormir. E, claro, o carro com as pendências mecânicas sem poder ser resolvidas naquelas 2h do dia, ficou pra ser arrumado no dia seguinte - 19-12-14.
Com muito custo, suados, fedendo, porém com nossas malas no bagageiro do Monza que parte do negócio já era MEU, conseguimos encontrar um shopping. De lá eu poderia talvez comprar um chip e carregar o celular. E assim foi até que esse amigo meu nos buscou no Shopping Total! Um lindo shopping com árvores nas proximidades, porém com um calor impossível de suportar e acreditar... Fomos pra casa dele (dessa vez o arranque deu o ar da graça de funcionar), tomamos uma cervejinha bem gelada e "esperamos dormindo" o dia seguinte.
Ao procurar na internet alguma recomendação "emergencial", consegui a de um Bosch Car Service chamado Valencia. Estava próximo de onde estávamos e tinha um Iguatemi Shopping pra tomar um sorvete esperando o carro ficar pronto. Pegamos a primeira bermuda da mala, uma camiseta clara, filtro solar, desodorante e fomos! O arranque pegou e vimos em um bairro simples aquela plaquinha famosa do Bosch Car Service no endereço indicado.
Meu Deus...
Nunca tinha visto uma oficina tãaaaaao limpa, sem cheiro, vazia (???) e com o dono e os mecânicos que não tinha cara de estarem alí dentro (sem comentários preconceituosos, mas ver senhores de 50 a 60 anos de idade com cabelos e olhos claros e uniformizados, não é todo dia que se vê isso!

)
O Sr. Paulo me antendeu e foi muuuuuuuuito atencioso comigo. Ficou assustado com o "causo" do que havíamos passado e mais assustado ainda por fazer comentários do tipo:
"Tem quase 20 anos que não vejo uma LE-Jetronic!"
"Esses discos na traseira é mais moderno que o híbrido tambor-pastilha que ainda se vê atualmente"
"Esse carro tem um módulo que não tem como plugar no scanner. Tudo nele é no olho, no ouvido, no multímetro e só!"
"Poxa, mas vc vai pra Minas nesse carro? Ele te leva, te traz de volta pra cá e com um queijo dentro de presente pra mim!"
"Tá bem inteiro esse carro! Já é um de pra-tê-leira" - com o engraçado sotaque cantado gaúcho!
Ah, poxa... são comentários de se orgulhar, né?! Poxa... fiquei com frios eternos na boca do estômago!!! Mas também com um olho, um fígado e um rim ao lado da maquina da Cielo dele... Ficou cara a conta, mas o Monza tava "em casa" e diante uma boa conversa, comentários, catálogos antigos datilografados da Bosch abertos no capítulo da LE-Jetronic e discussões, foram trocados:
* cabo do freio de mão
* filtro de ar
* filtro de combustível
* filtro de óleo
* óleo
* correia Poly-V
* lâmpada do farol de milha
* regulagem dos farois
* limpeza de TBI
* esticador da Poly-V
* balanceamento e rodízio
Pecaram por não terem trocado o líquido da direção hidráulica, mas pelo menos o carro tava mecanicamente pronto pra suportar uma primeira jornada: a que seria de rodar no dia seguinte (20-12-2014) 800km até Curitiba!
E no dia 20, conforme arrumada novamente a bagagem no porta malas do Monzão, lá se foi eu e minha esposa pra Infinita Highway às 3:30 da manhã atavessar o estado gaúcho, catarinenese e entrar na serra paranaense!
De início, que diferença! Deu pra perceber claramente o aspecto de robustez, tamanho, estabilidade e silêncio que o carro fazia. O vidro-parabrisa é mais em pé, jutamente com a coluna A e os forros de porta que remetem o que foi desenvolvido entre os anos 80 e 90. Porém o silêncio e conforto pra absorver as irregularidades do asfalto me chamou muito a atenção!
O breu da noite/madrugada do dia 20 deu pra oferecer um ótimo ambiente de conforto, aconchego, confiança e domínio.
As "brincadeiras" com o farol alto, de milha e de neblina me fizeram abrir um sorriso na cara. A ausência do Cheddar/Holandês/Suiço que somente ria pra mim num tom verde com um dente banguela (verão nas fotos...), me fez pensar na presença da minha esposa que estava alí, repousando no banco do passgeiro sob o silêncio do carro! Eu não tinha músicas altas como nas vigens noturnas que me acompanhavam, mas tinha alí eu, o carro e minha esposa! Companhia perfeita!!!
Após sair da Freeway e quase chegar ao litoral após Osório-RS, com a redução dos radares, já começo a tomar mais percepção do que que a LE-Jetronic pode fazer com o "motor de Monza" famigerado e elogiado. Carajo... retomadas precisas, torque absurdo em baixas rotações, porém constante e sem buracos nas outras faixas, me fez abrir outros vários sorrisos sem querer na cara! Só a manhã que foi chegando, e com ela o calor, é que foi atrapalhando a curtição, uma vez que o tempo foi esquentando, a costa catarinense chegando, e a sede aumentando, e a indignação de não ter ar condicionado progredindo... Para que eu pudesse tirar um cochilo, minha esposa teve a honra de guiar o carrinho por alguns bons KMs, até que, por um pedaço em obras de recapeamento/duplicação da BR-101 num pedaço do sul catarinense, e uma repentina parada que a assustou, o carro morrera. Acordei e lhe disse que o carro havia morrido. Quem disse que o arranque funcionou? Num golpe de despertada, só falei pra minha esposa abanar os braços constantemente enquanto dávamos ré com carros vindo na nossa traseira. Com sorte, porém com segurança conseguimos por de ré o carro no acostamento. Após respirar fundo pós trauma, minha esposa pediu que eu assumisse a direção novamente, e de ré fiz suavemente o carro pegar.
Passamos pela terra do Ledo, do Marcelo Lazaronni, e outros barriga-verde que não me lembro, porém considerando a linda região que tem muito verde, um mar lindo perto de Imbituba, Palhoça, Itapema, Bal. Camboriú e Itajaí, que fiquei eu e a esposa quase querendo descer!
Ao enfrentar os vidros abertos pra entrar vento diante do calor, os braços se tornando vermelhos, as costas foram suando e o encardido dos bancos passaram pra nossas roupas! Argh! Mas chegamos finalmente em Curitiba pra ainda almoçar!!!
Sim, "conseguimos" rodar os primeiros 800km! Sujos, suados, porém satisfeitos com o carro! O consumo não foi à contento, médias de 10km/L, porém uma etapa foi concluída!
--------------------
Acordei de madrugada pra ver as horas e tirei esse screenshot do celular, esperando o alarme tocar pra levantar três horas depois!
Primeira foto do Monza após a aquisição. Diante do stress das viagens, compra, calor, celular e notebook sem bateria, havia me esquecido e desconsiderado da câmera! Então só pude tirar essa foto no 3o. dia que o tive em minhas mãos...
Detalhe pro horário configurado na máquina, ainda do Ecuador! Hahahaha!!!
Velho Garmin que desde 2010 me ajuda a rodar nesse Brasil e América do Sul!
Já a patroa guiando!
Depois de ter retomado a direção do carrão!
Posição no mapa neste momento!
Em Curitiba, mesmo depois de 800km, cansado e com vontade de dormir, ainda tive coragem de FUÇAR no carro!!!!!!! :smt005 Vai ser na parte 3!
Abraços!
Robson Lott