Dúvida injeções EFI e MPFI
- Gilmar Martins
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI
Pois é meu caro Rafaelo:
Como eu havia dito, cada um tem seus motivos para se ter um Monza, não é mesmo? Achei muito interessante sua colocação sobre os melhoramentos do seu Monza. Acho que estivesse em seu lugar faria o mesmo. É claro que não tenho conhecimentos nem recursos para isso. Gostaria de dizer para ti também que são parcos meus conhecimentos sobre mecânica e eletrônica e tenho aprendido muito, mas muito mesmo com o pessoal do fórum; Para tu teres uma ideia, tive apenas 3 anos de mecânica industrial, isso na década de 70 quando os cálculos eram feitos na ponta do lápis, tipo trocar engrenagens dos tornos e fresas. depois disso, tudo que aprendi foi apenas teoria em apostilas e revistas. O restante foi colocando a mão na massa em meus carros contando com a prestimosa colaboração de amigos mecânicos e nos últimos meses com o pessoal do fórum. Portanto sou muito grato a todos, inclusive a ti.
Parabéns por teres conseguido atingir seu grau de instrução e experiência e meus votos é que aprendas ainda mais, pois, plagiando certo ensaísta "tudo que a humanidade já aprendeu em comparação com o que temos a aprender, é semelhante ao homem que desejando conhecer melhor a Lua, sobe ao telhado de sua casa",
Abraços
Gilmar
Como eu havia dito, cada um tem seus motivos para se ter um Monza, não é mesmo? Achei muito interessante sua colocação sobre os melhoramentos do seu Monza. Acho que estivesse em seu lugar faria o mesmo. É claro que não tenho conhecimentos nem recursos para isso. Gostaria de dizer para ti também que são parcos meus conhecimentos sobre mecânica e eletrônica e tenho aprendido muito, mas muito mesmo com o pessoal do fórum; Para tu teres uma ideia, tive apenas 3 anos de mecânica industrial, isso na década de 70 quando os cálculos eram feitos na ponta do lápis, tipo trocar engrenagens dos tornos e fresas. depois disso, tudo que aprendi foi apenas teoria em apostilas e revistas. O restante foi colocando a mão na massa em meus carros contando com a prestimosa colaboração de amigos mecânicos e nos últimos meses com o pessoal do fórum. Portanto sou muito grato a todos, inclusive a ti.
Parabéns por teres conseguido atingir seu grau de instrução e experiência e meus votos é que aprendas ainda mais, pois, plagiando certo ensaísta "tudo que a humanidade já aprendeu em comparação com o que temos a aprender, é semelhante ao homem que desejando conhecer melhor a Lua, sobe ao telhado de sua casa",
Abraços
Gilmar
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Re:Dúvida injeções EFI e MPFI
Bacana saber que tu tem um conhecimento da minha área, sabe que eu tb aprendi olhando os outros. O meu avô e meu pai eram eng mecânicos na área plástica (máquina, química,e etc.. ) pena que agente só se da conta quando velho, quando muleque so quer farrear para o ae. Hoje faz falta meus dois ídolos.Gilmar Martins escreveu:Pois é meu caro Rafaelo:
Como eu havia dito, cada um tem seus motivos para se ter um Monza, não é mesmo? Achei muito interessante sua colocação sobre os melhoramentos do seu Monza. Acho que estivesse em seu lugar faria o mesmo. É claro que não tenho conhecimentos nem recursos para isso. Gostaria de dizer para ti também que são parcos meus conhecimentos sobre mecânica e eletrônica e tenho aprendido muito, mas muito mesmo com o pessoal do fórum; Para tu teres uma ideia, tive apenas 3 anos de mecânica industrial, isso na década de 70 quando os cálculos eram feitos na ponta do lápis, tipo trocar engrenagens dos tornos e fresas. depois disso, tudo que aprendi foi apenas teoria em apostilas e revistas.
Sim, antigamente era tudo feito no papel croquis, lapiseira, mesa de desenho industrial, lembra dela? Hoje é tudo feito no micro, eu faço no PC meus projetos pq facilitaram a vida. Mas eu acho que o pessoal veria começar por baixo como foi teu caso. Por baixo o que eu digo é a base de aprendizado, só para deixar claro. O meu pai e avô não se davam bem com a área moderna, o que é natural, não é?
Vi que tu já é um Sr, legal. Tenho vários amigos dessa idade, para falar a verdade, melhor que esses muleque da minha idade.
Aqui tem um pessoal que ajuda bastante, eu já nem tanto pq como pode ver são 10.000 postagem, então a gente se enjoa com o tempo. Só mesmo coloco informações novas que o pessoal não esta acostumado a achar por aí. Como esses dias um cara pediu como funciona o avanço em injeçao eletrônica, conteúdo muito legal e que nunca foi pedido.
Ah, mas é normal Gilmar, essas semanas estou correndo atrás para ver como é a confecção de circuito impresso para fazer as minhas prototipagens, antes de mandar uma empresa fazer as PCI difinitivas. Coisa nova para mim! Adoro aprender, sou meio nerd nem esquenta
![HAHA :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Fico agradecido Gilmar de ler isso, pq é chato agente escrever, ajudar as pessoas e não receber um simples DEU CERTO! O agradecimento é até o bonus... Por isso que eu já nem posto mais em tópicos corriqueiros, repetitivos, usuários novos, e de conteúdo chato. Diminiui bastante a minha participaçao nisso, por esses motivos... Falta a outra parte, né?Gilmar Martins escreveu: O restante foi colocando a mão na massa em meus carros contando com a prestimosa colaboração de amigos mecânicos e nos últimos meses com o pessoal do fórum. Portanto sou muito grato a todos, inclusive a ti.
Posso te dizer uma coisa? Eu fiz isso como aprendizado na minha vida profissional, nunca dependa dos outros, faça você mesmo!
Claro, tu vai precisar dos outros para estudar, isso é normal, mas se tu pode fazer, faça, leia e abra a mente, que isso pode ser até uma prevenção para o futuro.
Obrigado Gilmar, todos nos evoluímos a cada dia, ainda sou um estudante da área e tenho vontade de expandir mais, 5 anos parece muito, mas nesse meio é até pouco. Acho que todos aqui aprendem a cada dia uma coisa nova, ou desaprendem dependendo quem for e o dever dos que "sabem mais" é alertar mesmo que a pessoa do outro lado não goste do que a gente tem a dizer.Gilmar Martins escreveu: Parabéns por teres conseguido atingir seu grau de instrução e experiência e meus votos é que aprendas ainda mais, pois, plagiando certo ensaísta "tudo que a humanidade já aprendeu em comparação com o que temos a aprender, é semelhante ao homem que desejando conhecer melhor a Lua, sobe ao telhado de sua casa",
Eu mesmo, já li e já me falaram inclusive na minha frente que eu não era capaz, claro que com outras palavras, muita das vezes a gente se da conta que é inveja, nunca dei bola para isso, até pq meu papel é estudar e ensinar, uma pena!
Existe uma coisa dentro da gente que é mais forte. É a vontade de aprender e melhorar cada dia.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Gilmar Martins
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Estou na fase final de montagem do motor do meu Monza e estou com uma dúvida sobre as mangueiras, que derivam do cavalete e vão para o tubo distribuidor. As derivações vão para a TBI que tem duas conexões. Não me atentei na hora da desmontagem e agora não sei a posição corretas, Não consegui localizar no Fórum um esquema que poderia me ajudar. Será que algum colega tem um esquema para fazer essas ligações? Lembrando que a injeção é MPFI.
Aguardo.
Gilmar
Estou na fase final de montagem do motor do meu Monza e estou com uma dúvida sobre as mangueiras, que derivam do cavalete e vão para o tubo distribuidor. As derivações vão para a TBI que tem duas conexões. Não me atentei na hora da desmontagem e agora não sei a posição corretas, Não consegui localizar no Fórum um esquema que poderia me ajudar. Será que algum colega tem um esquema para fazer essas ligações? Lembrando que a injeção é MPFI.
Aguardo.
Gilmar
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI
Boa tarde a todos.
Estou adaptando o meu Monza carburado para o EFI. Parte do chicote, depois de muita pesquisa estou quase terminando, mas ainda persiste alguma dúvida. Vi que o módulo controla a ventoinha em 2 velocidades, como meu radiador e do modelo carburado ano 1988, sera que é necessário trocar o sistema de ventilação do radiador pelo do Monza tubarão?
Estou adaptando o meu Monza carburado para o EFI. Parte do chicote, depois de muita pesquisa estou quase terminando, mas ainda persiste alguma dúvida. Vi que o módulo controla a ventoinha em 2 velocidades, como meu radiador e do modelo carburado ano 1988, sera que é necessário trocar o sistema de ventilação do radiador pelo do Monza tubarão?
- Carlos A. Freire
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI
Não gosto muito de adaptações e raramente entro em conversa sobre adaptações.paulo henrique lemos escreveu: ↑20 Mai 2024, 16:29 Boa tarde a todos.
Estou adaptando o meu Monza carburado para o EFI. Parte do chicote, depois de muita pesquisa estou quase terminando, mas ainda persiste alguma dúvida. Vi que o módulo controla a ventoinha em 2 velocidades, como meu radiador e do modelo carburado ano 1988, será que é necessário trocar o sistema de ventilação do radiador pelo do Monza tubarão?
Posso dizer que tanto o carburado como o EFI tem uma velocidade na ventoinha para modelos sem ar condicionado e duas velocidades para modelos com ar condicionado.
No caso do sistema Multec 700 (Monza e Kadett EFI), o controle das velocidades da ventoinha é feito pela UCE ativando ou não os relês de primeira e ou segunda velocidade. A primeira velocidade se faz por uma resistência em série provocando queda de corrente.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI
Paulo HenriqueEstou adaptando o meu Monza carburado para o EFI. Parte do chicote, depois de muita pesquisa estou quase terminando, mas ainda persiste alguma dúvida. Vi que o módulo controla a ventoinha em 2 velocidades, como meu radiador e do modelo carburado ano 1988, sera que é necessário trocar o sistema de ventilação do radiador pelo do Monza tubarão?
Você não informou se o seu Monza tem ar condicionado.
A velocidade alta dos eletroventiladores nos Monzas se destina a melhorar o fluxo de ar no radiador do motor, devido a existir na frente dele o condensador do ar condicionado.
Se o seu carro não tem ar, não há porque você trocar o eletroventilador original. O cebolão vai acionar o eletroventilador sempre que a temperatura da água no fundo do radiador atingir certo valor. Como é nos Monzas carburados. Se, depois da adaptação para EFI o motor estiver aquecendo mais do que o previsto, aí sim você pode pensar em mexer nessa parte.
Se seu carro tem ar original, aí ele já terá ventoinha de acordo com a necessidade.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI
Bom dia.
Sim, o meu carro um Monza SL/E, ano 85 e tem ar condicionado, radiador e ventoinha original.
Sim, o meu carro um Monza SL/E, ano 85 e tem ar condicionado, radiador e ventoinha original.
- Carlos A. Freire
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI
No caso dos modelos fase I, não tenho informações precisas se a ventoinha trabalha em 2 velocidades para modelos com A/C. Acredito que esses modelos mais antigos só tem uma velocidade.paulo henrique lemos escreveu: ↑21 Mai 2024, 12:21 Bom dia.
Sim, o meu carro um Monza SL/E, ano 85 e tem ar condicionado, radiador e ventoinha original.
Abs,
Carlos Freire
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