TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
-
- Mensagens: 2
- Registrado em: 16 Dez 2015, 16:10
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
Boa tarde pessoal.
Estou com uma dúvida referente ao VSS, possuo um 2º Monza 93, já há algum tempo e verifico que quando pego rodovia, a luz a injeção acende e não apaga, não percebia nenhum problema, mas na última vez que peguei a estrada, na volta para casa verifiquei que quando reduzia para 4ª marcha e pisava fundo o carro ficava manco, então tinha que pisar gradativamente, achei estranho; resolvi fazer o teste lampejante e para minha surpresa está tudo ok, apenas o código 12 é apresentado, então pergunto; será que pode ter sido álcool de qualidade inferior?
Mas porquê a danada da luz acende e não apaga?
Outro detalhe, a luz de troca de marcha só acendeu quando fiz o teste, por que no dia a dia ela não acende?
O que poderia estar ocorrendo?
Estou com uma dúvida referente ao VSS, possuo um 2º Monza 93, já há algum tempo e verifico que quando pego rodovia, a luz a injeção acende e não apaga, não percebia nenhum problema, mas na última vez que peguei a estrada, na volta para casa verifiquei que quando reduzia para 4ª marcha e pisava fundo o carro ficava manco, então tinha que pisar gradativamente, achei estranho; resolvi fazer o teste lampejante e para minha surpresa está tudo ok, apenas o código 12 é apresentado, então pergunto; será que pode ter sido álcool de qualidade inferior?
Mas porquê a danada da luz acende e não apaga?
Outro detalhe, a luz de troca de marcha só acendeu quando fiz o teste, por que no dia a dia ela não acende?
O que poderia estar ocorrendo?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
O sistema Multec 700 utilizado no Monza EFI, não tem sonda lambda, então, não vai perceber, gravar códigos de falhas ou acender a luz de anomalias se o combustível estiver fora do padrão.
Também não acusa problemas relacionados a bomba de combustível e bico injetor. Esse sistema monitora os sensores, o ponto eletrônico e o atuador de marcha lenta.
Recomendo que faça os testes de funcionamento de todos os sensores, com uso de scanner e com veículo em movimento, onde ocorre o sintoma. Só assim vai identificar o defeito e saberá o que está acontecendo.
Abs,
Carlos Freire
Também não acusa problemas relacionados a bomba de combustível e bico injetor. Esse sistema monitora os sensores, o ponto eletrônico e o atuador de marcha lenta.
Recomendo que faça os testes de funcionamento de todos os sensores, com uso de scanner e com veículo em movimento, onde ocorre o sintoma. Só assim vai identificar o defeito e saberá o que está acontecendo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 622
- Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
- Cidade: Eldorado do Sul
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
Monzeiros, só uma curiosidade.
Existe alguma forma de ligar algum tipo de scanner no notebook? tipo por cabo USB? ao invés de comprar o scanner proprio?
Abraços.
Existe alguma forma de ligar algum tipo de scanner no notebook? tipo por cabo USB? ao invés de comprar o scanner proprio?
Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO
FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 14&t=24823Enéias escreveu:Monzeiros, só uma curiosidade.
Existe alguma forma de ligar algum tipo de scanner no notebook? tipo por cabo USB? ao invés de comprar o scanner proprio?
Abraços.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Mensagens: 2
- Registrado em: 16 Dez 2015, 16:10
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
Ok Carlos valeu pelas informações, obrigado :smt023Carlos A. Freire escreveu:O sistema Multec 700 utilizado no Monza EFI, não tem sonda lambda, então, não vai perceber, gravar códigos de falhas ou acender a luz de anomalias se o combustível estiver fora do padrão.
Também não acusa problemas relacionados a bomba de combustível e bico injetor. Esse sistema monitora os sensores, o ponto eletrônico e o atuador de marcha lenta.
Recomendo que faça os testes de funcionamento de todos os sensores, com uso de scanner e com veículo em movimento, onde ocorre o sintoma. Só assim vai identificar o defeito e saberá o que está acontecendo.
Abs,
Carlos Freire
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
Hoje 07/01 voltando da cidade o motor deu uma rateada e acendeu a luz de anomalias e houve uma recuperação do funcionamento. Isto é, a UCE entrou em modo emergencial dando um by pass no sensor com defeito.
Chegando em casa fiz o teste lampejante e acusou código 33 - Pressão alta no Sensor MAP que poderia ser mangueira furada.
Soltando a carcaça do filtro vi que a mangueirinha de polietileno que liguei entre os dois joelhos MAP e TBI havia se soltado de um lado, justificando-se o código 33 (semelhante à mangueira furada). Coloquei um pedaço novo e voltou ao normal.
Aí está a importância do Teste Lampejante: em 15 minutos estava tudo resolvido. :smt023
Chegando em casa fiz o teste lampejante e acusou código 33 - Pressão alta no Sensor MAP que poderia ser mangueira furada.
Soltando a carcaça do filtro vi que a mangueirinha de polietileno que liguei entre os dois joelhos MAP e TBI havia se soltado de um lado, justificando-se o código 33 (semelhante à mangueira furada). Coloquei um pedaço novo e voltou ao normal.
Aí está a importância do Teste Lampejante: em 15 minutos estava tudo resolvido. :smt023
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 70
- Registrado em: 23 Mar 2014, 11:34
- Cidade: Santa Adélia
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
Meu Monza aparece o código 34 - baixa tensão no Sensor MAP. De vez em quando corta aceleração e dá pequenas falhadas. Será que o sensor MAP está com defeito, ou tem alguma possibilidade de ser a alimentação do sensor MAP que está interferindo, tipo uma má isolação do chicote, sujeira nos terminais, coisa do tipo?
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: TESTE LAMPEJANTE DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA
Código 34 pode ser mangueira entupida, mangueira dobrada, combustível dentro do MAP
Tire o MAP e bata com o 'caninho' na palma da mão ou num papel toalha e veja se não há liquido dentro.
Tire a mangueira e examine se não está entupida.
Cuidado em tirar a mangueira que o Map pode estar ressecado e quebrar o caninho.
E verifique se a mangueira está posicionada corretamente abaixo da linha da borboleta

É difícil ter problema de contato nos fios por que o conector verde é fixado e o fio não fica dançando
Tire o MAP e bata com o 'caninho' na palma da mão ou num papel toalha e veja se não há liquido dentro.
Tire a mangueira e examine se não está entupida.
Cuidado em tirar a mangueira que o Map pode estar ressecado e quebrar o caninho.
E verifique se a mangueira está posicionada corretamente abaixo da linha da borboleta

É difícil ter problema de contato nos fios por que o conector verde é fixado e o fio não fica dançando
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya