carburador 2e nos motores fase 1 compensa?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: carburador 2e nos motores fase 1 compensa?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

gigiocmorengue escreveu:No momento até a troca do gicle eu considero apenas, porem eu queria mesmo um desempenho bem equilibrado com consumo, nesse quesito acho q o 2E seria o melhor com a giclagem do próprio 2.0 álcool pró meu 1.8

Como eu disse acima. O meu Classic na epoca ficou 10. Lembrando que coloquei brosol 2E original e adaptei uma flange entre a base do carburador e coletor, precisa ser bem feito.

O risco e por tua conta. :smt017

Abracos

Gilmar
Vectra 97 GLS
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1989

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Não criticando os BLFA, mas o Brosol 2E é mais utilizado, portanto mais fácil vc achar peças novas de reposição, e mais fácil de encontrar quem tenha habilidade de repará-los. Inclusive aqui no fórum, tem muito mais material pra 2E que pra outros carburadores. Portanto recomendo este.

Agora, dependendo o valor que vai gastar com todas essas peças, valha a pena procurar um kit EFI completo em algum desmanche... Talvez não fique muito mais caro, vc elimina seus problemas com carburador, seu carro fica mais esperto e mais econômico. Ou ainda uma MPFI, vc gastaria um pouco a mais, mas seria ainda melhor (em desempenho e consumo) porem de manutenção mais complicada e difícil encontrar peças de reposição.

Abraços.
Azul Atlantis 89 2.0
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com relação ao consumo e desempenho com carburador Solex Alfa 1 e o Weber 190, não vejo diferença. Os dois tem aplicação ao mesmo motor, mesmo ano de fabricação.

Tenho amigos com Monza com os dois carburadores. Nos anos 80 tive 147 que também usava os dois e não havia diferença. Meus amigos na época também tiveram, até trocamos carburadores e nada mudou nos carros. Só precisa estar em boas condições.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
gigiocmorengue
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por gigiocmorengue »

valeu pessoal, acho que vou fazer o bem bolado do carburador 2e, falnge tem a venda no ML, coletor da pra achar em desmanche, se entre o alfa1 e o weber 190 tem pouca diferenca, entao vou optar pelo 2e, comparado a esses de corpo simples, acho q so tenho ganho em economia e desempenho
gigiocmorengue
Membro SL (Ní­vel 1)

com a giclagem de 2.0, o 2E andou bem no seu 1.8 ne Gilmar?, um kit EFI pro faze 1 eh meio complicado, precisa trocar o cabecote q os dutos sao diferentes, do meu eh redondo e dos fase 2 sao retangulares com as pontas arredondas, segundo o que os mecanicos me disseram, isso da diferenca na hora de acertar o motor
Gilmar Martins

gigiocmorengue escreveu:com a giclagem de 2.0, o 2E andou bem no seu 1.8 ne Gilmar?, um kit EFI pro faze 1 eh meio complicado, precisa trocar o cabecote q os dutos sao diferentes, do meu eh redondo e dos fase 2 sao retangulares com as pontas arredondas, segundo o que os mecanicos me disseram, isso da diferenca na hora de acertar o motor

Sim gigiocmorenge, fiquei com o carro uns 8 anos e quando o vendi a pessoa que comprou disse que fez um teste e alcançou 160 km/h muito fácil. Naturalmente eu nunca fiz este tipo de teste, mas a verdade é que ficou muito bom, tinha bom arranque, boa retomada, bom para ultrapassagem, e cantava pneu fácil. Mas é bom lembrar que ele já era 1,8 e o carburador era novo e original, adquirido na época na GM. isso foi em 2000. Como eu disse me desfiz do carro em 2008, e para falar a verdade me arrependi. O carro era bom mesmo, original álcool. Eu mesmo fiz a adaptação, só foi modificar a flange como disse, o resto foi só regulagem.

Como o pessoal indica, se tiver condições, o ideal seria mudar para injeção eletrônica, mas isso implica muitas adaptações. Eu tenho um amigo que fez uma adaptação dessa num Passat. Mas ele e seu pai (agora já falecido) era mecânico e ele é fera em eletrônica, na época, há uns dois anos atras ele me disse que gastou cerca de 800 reais, isso fora a mão de obra. Os dispositivos de injeção, como o pessoal j´mencionou acima, você não terá dificuldade de encontrar em desmanches legais. mas o problema é encontrar um bom mecânico e com paciência e capricho para fazer isso.

Agora acho que você precisa saber o que pretende fazer com o seu Monza. Se é apenas para rodar, opte para o mais prático (carburador, lógico). Se for manter a originalidade, talvez deve continuar com o seu carburador mesmo, é difícil mas há técnicos que fazem bom serviço. Se deseja ficar com o Monza por um bom tempo ou partir para Tuning, então injeção. A decisão naturalmente vai depender da sua escolha. Mas seja qual for, com certeza o pessoal do fórum é muito legal e te ajudarão no que for preciso. :smt017

Abraços, :smt023

Gilmar
Vectra 97 GLS
gigiocmorengue
Membro SL (Ní­vel 1)

Obrigado Gilmar, a ideia e colocar o 2e mesmo agora, a adaptacao do 2e ficou 100 por cento?, válvula thermac funcionando, cabo de acelerador, as mangueiras que vao no carburador ou pro coletor?, se puder, me diga o que vou precisar pra eu mesmo fazer a adaptação, fico grato
Gilmar Martins

gigiocmorengue escreveu:Obrigado Gilmar, a ideia e colocar o 2e mesmo agora, a adaptacao do 2e ficou 100 por cento?, válvula thermac funcionando, cabo de acelerador, as mangueiras que vao no carburador ou pro coletor?, se puder, me diga o que vou precisar pra eu mesmo fazer a adaptação, fico grato

Então, como eu disse, só precisei adaptar a flange no pé do carburador no coletor, é preciso também mudar a caixa do filtro de ar, que no simples são dois parafusos que fixam, e no 2E são três. No restante não precisei trocar mais nada que eu me lembre. No meu caso, depois de montado, só regulagem de entrada de ar e combustível (básica) e o resto só foi alegria. O anterior carburador eta também de copo duplo, não sei que modelo, mas gastei muito dinheiro na época (90 reais) enquanto que o novo eu paguei 310 reais, depois tive que comprar uma caixa do filtro de ar, que você acha em desmanche. Passou a consumir 10-10,5 l/km na estrada contra 7 km/l do anterior. Mas o que mais motivou a trocar foi mesmo que o anterior não dava marcha-lenta regular, não tinha arranque, era uma droga. Talvez conforme o pessoal já mencionou o técnico não era bom ou o carburador já estava mesmo condenado. Acho que em pouco tempo eu recuperei o investimento. O resto do motor não mudei nada.

Tem que saber também onde conectar as mangueirinhas, como do avanço do distribuidor, se tem ar condicionado também tem outras conexões, mas tem tudo isso aqui no fórum é só procurar

Abraços,

Gilmar :smt023
Vectra 97 GLS
Responder