cansei, nao sei mais oque fazer...

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: cansei, nao sei mais oque fazer...

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Não li tudo.. mas pergunta boba: extraiu o ar retirando o sensor de temperatura ou parafuso que fica no cavalete da válvula termostática?
Vc disse que colocando água direto no reservatório, o carro n aquece. Será que isso não é ar no sistema?
A altura do cabeçote foi medida? Não ficou muito baixo?
Usa aditivo?
Bomba dagua ta circulando direito?
Ventoinha girando no sentido correto?
Cebolão com temperatura correta?
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Diego Paiva escreveu:
Ventoinha girando no sentido correto?
Bem lembrado!

Como o umdm disse que a elétrica da ventoinha foi mexida, a polaridade dela pode estar invertida.
Isso explicaria ela desarmar com o carro na garagem e não desarmar com ele andando.
Com o carro andando, o ar que entra forçado pela velocidade anula o fluxo da ventoinha, se esta estiver invertida.
Explicaria também que andando com o carro a temperatura demorou a subir (ventoinha desligada, ar da velocidade passando normalmente pelo radiador, esfriando o motor) e quando a ventoinha entrou, começaram os problemas. Ventoinha invertida aquece o motor com o carro em movimento, pois ela impede a circulação de ar no radiador.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
umdm
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por umdm »

desculpe por demorar a continuar minha observaçao sobre o defeito. tenho novidades.. vamos la.. comecou o inferno aqui no rio de janeiro.. agora acontece ate parado na garagem..acredito q a polaridade nao esta invertida.. o vento está em direçao ao motor e nao ao radiador.. velocidade maxima sem resistencias.. bom.. novas observacoes.. ate estranhas demais... com esse inferno que esta aki. a temperatura sobe andando, parado no engarrafmaento com ou sem ar.. a diferenca é que com o ar a temperatura sobre mesmo acelerando e andando.. no engarrafamento nesse calor sem ar.. a temperatura vai subindo sem parar.. ontem peguei chuva na estrada no engarramento.. a temperatura so subiu com o ar ligado e engarrafado porem estava chovendo.. a novidade é... isso tudo acontece com o gnv.. se eu passar pro alcool mesmo com o ar ligado.. a temperatura baixa quase q derrepente.. fica mantendo no meio.. sem o ar.. ela baixa ate desarmar a ventoinha.. engarrafado ou nao.. andando com alcool o carro nao aquece.. dara ate para colocar a termostatica.. nunca vi algo assim..
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: cansei, nao sei mais oque fazer...(arrefecimento)

Mensagem não lida por Rafaelo »

mistura pobre ou o proprio gnv.

alcool refrigera o motor, primeiro revise a mistura em ambos combustivel com um analisador. depois parte pro arrefecimento(oque nao acho que seja o caso pq ele ta ligando, so se a VT fechou).

gnv é combustivel seco, ele nao refrigera o motor, é inevitável aquecer o motor mais com ele. me parece que é normal oque esta te acontecendo, muito calor + motor com baixa eficiência termica + AC = deficiencia no arrefecimento.

eu que tu usaria somente alcool nessas condiçoes, tu pode quebrar ou queimar algo do motor nessas condições de deficiência.

obs: so é um problema se a luz de alta temperatura ativar, senao ativar, é condiçao normal de uso, nao é pq ele ta aquecendo mais, é que vai estar com defeito. vejo muito isso aqui, o pessoal faz interpretação errada nos 'defeitos'. se ele ligar a luz de alta temperatura ae sim concordo que tem problema. aproveite e faça uma lavagem no sistema de arrefecimento, coloque aditivo de qualidade com o bardal, ou ac delco. essa epoca do ano é normal a ventoinha trabalhar mais. meu I30 só agora foi ligar a ventoinha mesmo com o AC ligado, ele nao ativou a refrigeraçao do motor o ano todo, e fez calor o ano todo aqui no sul. ou seja agora ele ta ligando ja que o motor ta mais quente do que antes. como disse antes, nao é um defeito, e sim um uso com maior frequencia devido o ambiente externo esta mais severo :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafaelo

Aqui no Rio de Janeiro a maioria dos Monzas usa gnv. Isso por causa dos incentivos e do preço O preço do álcool aqui é um roubo.

Apesar do gnv refrigerar menos o motor, tenho certeza quase absoluta de que o sistema de arrefecimento do colega está com algum problema. Não é normal esse superaquecimento.
Podemos perguntar aos usuários cariocas do fórum que usam gnv se eles têm esse mesmo problema. Aí a gente descobre.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
daviddiniz
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por daviddiniz »

Meu chute:

Bomba de água estragou. Como eu sei?

Aqui em casa teve um astra sedã 2.0 e deu problema igual e foi a bomba de água, depois meu palio(1,8 GM f1) deu o MESMO problema por causa da bomba de água. Pode trocar que é certeza que vai resolver.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

[YouTube][/YouTube]Luiz, eu sou uma pessoa que observo tudo não so aqui como na minha vida tb. e vejo que a maioria das pessoas que reclamam aqui por aquecimento "fora do normal" é do rio ou cidades de calor intenso como SP,rio,etc no verão. apensar de nao comentar esses tipo de topico eu leio por cima, mas esse me chamou atenção por esse detalhe que falei, e tambem nao vi ninguem comentar sobre o ponto nem a mistura. pela taxa nao é pq ele ta usando gas e gnv que pede muita taxa pra funcionar direito.

agente ve no noticiário que voces ae estao morando no inferno literalmente. se aqui no sul ta quente e abafado imagina ae. pense pelo lado do maquinário, quando mais for quente o ar, menos eficiente vai ficar o sistema. voces estao tendo clima de deserto se fosse seco, e nesse clima o projeto é outro, agora imagina um carro antigo, adaptado pro GNV de malha aberta? nao foi projetado pra isso, nao tem corretivo algum e nem metodo de segurança como os atuais injetados. outra coisa aspirar ar quente faz o motor aquecer mais rapido e as vezes pode ser ate perigoso. dentro de uma garagem sem ferramenta nenhuma apenas experiência da pra saber se esta ou nao funcionando corretamente o sistema de arrefecimento. mesmas coisa que a geladeira ou AC, dias mais quentes eles esquentam mais e rendem menos. ar quente na dissipação da zona quente piora o rendimento.

por isso ainda acho que é algo normal aliado a mistura pobre do GNV e por ser um combustível seco nao refrigera o motor. dae da esse "problema" de subir mais e nao da conta. ele mesmo disse que ao colocar alcool a temperatura ficou em planos mais normais. isso indica que é algo com relação ao gás. senao ligou o alerta da alta temperatura nao tem problema no sistema. no pior das hipótese esta deficiente mas funcional. sujeira, avanço, mistura, etc

antes de mandar o mecanico abrir todo o motor, acho que vale apena usar a logica antes de mais nada.

como agente esta distante nao da pra saber nada concreto, mas é algo que ninguém falou ate agora, e isso que falei existe e acontece com muita frequência em motores de malha aberta como o monza.

David e umdm
1° espera a VT abrir. toca na mangueira inferior do radiador, se aquecer abriu.
2° na lenta, quando abrir a VT, acelere forte e rapido, e veja se sai liquido do retorno do radiador
olha esse meu video, ilustra bem oque falo, se acontecer nessa proporçao esta funcionando tua bomba e está tudo normal o teu sistema.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club

Mensagem não lida por mspagiari »

Rafaelo, o 89 sle gasolina q tive dava o mesmo defeito na época, ligava o ar e o ponteiro de temperatura subia, principalmente em congestionamentos, os mexanicos não acharam o defeito na época (idos de 1996) ...

O meu atual club 94 com ar ligado, a temperatura caí, e olha q tá meio judiado o coitado...

o unico problema q apareceu agora é q a correia canta qdo ligo o ar, depois pára...

Troquei a correia e continua... mas gela bem...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Responder