Só a título de informação, Monza de 91 a 96 EFI, álcool ou gasolina não usa cebolão (interruptor térmico).
Para mim estão comendo bola em algum item... Como não há como fazer a avaliação sem estar com carro presente, infelizmente não tenho mais informações a passar do que já foi indicado.
Abs,
Carlos Freire
Ventoinha nao desliga
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Ventoinha nao desliga
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Não tenho Monza :(
Cara, eu tinha comentado que o cebolão que está no seu carro tá errado, depois apaguei o comentário, pq eu vi que seu carro é a alcool, e por isso, funciona mais quente.
Eu sei, que a VT do seu carro, é diferente da minha. Mas o cebolão, não tenho certeza. Por ser uma peça barata e de fácil mão de obra pra troca, compra um cebolão 92/87 (é o mesmo do meu Monza 2.0 1991 GAS) e coloca no lugar. Eu acho que são grandes as chances do defeito ser sanado.
Aguardo teu retorno..
Eu sei, que a VT do seu carro, é diferente da minha. Mas o cebolão, não tenho certeza. Por ser uma peça barata e de fácil mão de obra pra troca, compra um cebolão 92/87 (é o mesmo do meu Monza 2.0 1991 GAS) e coloca no lugar. Eu acho que são grandes as chances do defeito ser sanado.
Aguardo teu retorno..
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme
Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1996
amigo o astra do meu pai estava assim ele trocou a cebolinha da ventoinha e zerou ficou bom,mas compra uma de qualidade ,pq agente comprou paralela e nao prestou
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
Pessoal
Como todo mundo aqui sabe, o cebolão, ou interruptor térmico no radiador, é um dispositivo destinado a sentir a temperatura da água e, de acordo com o que foi projetado, fechar ou abrir os contatos para o sistema de alimentação do eletroventilador do radiador.
O que está acontecendo no carro do colega é que o cebolão está fechando o contato mas não está abrindo mais (primeira suspeita).
Será que ele não está abrindo mais porque a água do radiador não está esfriando o suficiente para o cebolão atingir a temperatura de corte?
Será que o cabolão está abrindo mas o circuito do eletroventilador (relé, por exemplo) não está abrindo? (está colando, por exemplo?).
Tudo isso tem de ser verificado.
A primeira coisa é medir a temperatura na saída do radiador, no local onde o cebolão se encontra.
Se estiver normal, dentro da temperatura de corte do cebolão, tem de se investigar por que o cebolão não interrompe o circuito, por que o eletroventilador não corta. Relé, chicote com problema...
Abs
Como todo mundo aqui sabe, o cebolão, ou interruptor térmico no radiador, é um dispositivo destinado a sentir a temperatura da água e, de acordo com o que foi projetado, fechar ou abrir os contatos para o sistema de alimentação do eletroventilador do radiador.
O que está acontecendo no carro do colega é que o cebolão está fechando o contato mas não está abrindo mais (primeira suspeita).
Será que ele não está abrindo mais porque a água do radiador não está esfriando o suficiente para o cebolão atingir a temperatura de corte?
Será que o cabolão está abrindo mas o circuito do eletroventilador (relé, por exemplo) não está abrindo? (está colando, por exemplo?).
Tudo isso tem de ser verificado.
A primeira coisa é medir a temperatura na saída do radiador, no local onde o cebolão se encontra.
Se estiver normal, dentro da temperatura de corte do cebolão, tem de se investigar por que o cebolão não interrompe o circuito, por que o eletroventilador não corta. Relé, chicote com problema...
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GLS (Nível 6)
Eu não achei o código do cebolão original do carro do amigo no CepChev, mas, como dono de Monza carburado, eu sei que todos esses modelos (até 91) trabalham numa temperatura mais fria do que os injetados, que tem o comando de acionamento da ventoinha pela UCE. Concordo com o Luiz na parte que ele diz que o melhor diagnóstico é via termômetro de mira laser apontado pra carcaça da VT, é o melhor a se fazer e é um diagnóstico rápido e prático, porém, nem todos reparadores possuem a ferramenta adequada.
Assim, nós temos que usar a lógica. Eu particularmente acho pouco provável que o mini relê seja causa do problema. Já o cebolão, já vi alguns Monzas terem problema com ele com o passar do tempo. O Waldir tem um tópico muito interessante na sessão de arrefecimento, que trata da questão do conflito que um cebolão errado pode causar em todo o sistema de arrefecimento dos Monzas carburados, tendo como principal causa, exatamente o uso de cebolão incorreto. E o principal sintoma, qual seria ?! Exatamente, ventoinha disparada o tempo todo. Sendo o cebolão uma peça de fácil acesso e com um custo baixo, eu compraria um cebolão 92/87 Whaler e procederia com a troca, seria uma hipótese a menos.
É bom dizer também que a temperatura do carro do amigo não está descendo, mas também não ta subindo. Quando eu tive um problema com um pressostato do AC que fazia minha ventoinha ficar ligada direto, o sintoma era o contrario, mesmo com VT correta pro ano e combustível do meu carro, o motor ficava excessivamente frio. Então, tudo são hipóteses, visto que a temperatura não sobe, mas se mantém a ventoinha não desarma, eu tenho minha convicção de que o problema esteja no cebolão.
Assim, nós temos que usar a lógica. Eu particularmente acho pouco provável que o mini relê seja causa do problema. Já o cebolão, já vi alguns Monzas terem problema com ele com o passar do tempo. O Waldir tem um tópico muito interessante na sessão de arrefecimento, que trata da questão do conflito que um cebolão errado pode causar em todo o sistema de arrefecimento dos Monzas carburados, tendo como principal causa, exatamente o uso de cebolão incorreto. E o principal sintoma, qual seria ?! Exatamente, ventoinha disparada o tempo todo. Sendo o cebolão uma peça de fácil acesso e com um custo baixo, eu compraria um cebolão 92/87 Whaler e procederia com a troca, seria uma hipótese a menos.
É bom dizer também que a temperatura do carro do amigo não está descendo, mas também não ta subindo. Quando eu tive um problema com um pressostato do AC que fazia minha ventoinha ficar ligada direto, o sintoma era o contrario, mesmo com VT correta pro ano e combustível do meu carro, o motor ficava excessivamente frio. Então, tudo são hipóteses, visto que a temperatura não sobe, mas se mantém a ventoinha não desarma, eu tenho minha convicção de que o problema esteja no cebolão.
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
-
- Membro GLS (Nível 6)
pode ter testado 10 cebolões, mas se testar 10 iguais, não vai ter exito no diagnóstico, compra o que eu disse (92/87) e troca você mesmo, ou leva lá pro cara trocar.
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.