escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
zeneto
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por zeneto »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 11 Set 2017, 10:13 zeneto

Você está querendo aumentar o desempenho ou o barulho do seu carro?

Se for aumentar o desempenho, isso é algo que precisa ser cuidadosamente calculado e testado em banco de provas de motor.
Normalmente, nos carros de passeio, o primeiro silencioso tem a função, além de diminuir o ruído, de dosar a saída dos gases queimados.
Se você diminuir a pressão, colocando um abafador mais livre, no momento em que as duas válvulas do cilindro estiverem abertas (enchimento do cilindro), poderá sair combustível não queimado, prejudicando assim o enchimento normal do cilindro. Nesse caso há perda de desempenho e aumento de consumo.
Para quem não entende de motor a quatro tempos, aqui vai uma pequena explicação:
As válvulas de admissão e escape, como o próprio nome está dizendo, abrem para admitir mistura ar+ combustível e saírem os gases queimados.
Nos primeiros anos da existência dos motores, os engenheiros perceberam que o desempenho do motor melhorava se fossem alterados os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Os atrasos ou adiantamentos das aberturas e fechamentos dependem de haver uma contrapressão no escapamento, para tudo funcionar legal.
Quando se altera essa contrapressão, todo o trabalho de acerto de fábrica vai por água abaixo.

Se o seu intento for aumentar o ruído, aí eu não digo nada. Uma das coisa de que tenho raiva é de motos e carros com escape aberto perturbando o sossego e a saúde das pessoas em suas casas. Acho os caras que fazem isso uns retardados, para não dizer coisa pior.

Nota: Aumento da compressão (até onde o combustível a ser usado aguente sem detonação), injeção multiponto, turbina, isso sim pode aumentar (muito) o desempenho de um motor. Mas são medidas caras ou difíceis de fazer com critério. :|

Abs
sim o maior intuito disso é aumentar o ruido, diferente de vc eu gosto de barulho, só perguntei do desempenho, pq pensei no coletor dimensionado 4x1, pensei que fazendo esse projeto poderia ter os mesmos resultados que um dimensionado 4x1 com cano de 2,5 pol. deixando a passagem dos gases mais livre. mais obrigado pela atenção.
abs.
Responder