Re: Cabo do velocímetro quebrou?
Enviado: 28 Out 2020, 05:42
Desde os anos 80, eu tenho preferência em cabos de aço original da marca do carro ou da Fania. O mesmo para cabos de velocímetros.
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Desde os anos 80, eu tenho preferência em cabos de aço original da marca do carro ou da Fania. O mesmo para cabos de velocímetros.
Estranho é que o cabo estava no lugar correto. Pesquisei aqui no fórum sobre o local correto de passagem no cabo. Ele passa por baixo do hidro vácuo, e dentro da cabine ele sai praticamente reto no velocímetro. Mas mesmo assim tive problemas. Percebo também que as vezes o cabo fica pressionando o painel para fora, dificultando parafusar de volta no local.Carlos A. Freire escreveu: ↑28 Out 2020, 05:38O cabo está quebrando e fazendo ruídos, porque deve estar passando errado na carroceria, como já cimentado aqui e em outros tópicos sobre esse tema.Monzaman escreveu: ↑27 Out 2020, 21:11
Estou sofrendo com a história do cabo. O primeiro que comprei e era do mesmo tamanho do antigo que quebrou ficou fazendo barulho. Então comprei o famoso cabo do Monza automático, consegui encaixar, porém ficou fazendo barulho, um barulho que aumentava conforme a velocidade subia. Então esse cabo do Monza automático arrebentou com menos de 1 quilômetro de uso, a marca é Mundiflex. A do cabo anterior que também ficou fazendo barulho era CWB Cabos.
Percebi que o cabo antigo tinha ponta de plástico, esses cabos que estou comprando todos vem com ponta de metal. Será que tem diferença isso no ruído do cabo? Já me conformei em andar sem velocímetro, pelo menos tenho contador de rpm.
O tamanho do cabo, desde que alcance no câmbio, e as pontas de metal ou de plástico não tem nada a ver com a durabilidade ou com ruídos.
A passagem do cabo na carroceria tem de ser de forma que ao montar o painel, o cabo não dobre ou faça curva muito fechada. O cabo tem que ficar reto ao entrar no painel.
Pois é, vou verificar a velocidade pelo GPS. Já que estava tentando resolver o problema do velocímetro para viajar, cerca de 300km ida e volta. Mas agora vou sem velocímetro mesmo, que seja. De resto, dá para ter uma ideia sabendo a marcha e a rotação.jshawk escreveu: ↑27 Out 2020, 22:00O único problema de ficar sem velocímetro são os radares e ficar sem a noção de KM rodado.Monzaman escreveu: ↑27 Out 2020, 21:11Estou sofrendo com a história do cabo. O primeiro que comprei e era do mesmo tamanho do antigo que quebrou ficou fazendo barulho. Então comprei o famoso cabo do Monza automático, consegui encaixar, porém ficou fazendo barulho, um barulho que aumentava conforme a velocidade subia. Então esse cabo do Monza automático arrebentou com menos de 1 quilômetro de uso, a marca é Mundiflex. A do cabo anterior que também ficou fazendo barulho era CWB Cabos.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑23 Out 2020, 19:38jshawkjá troquei do Vectra 94, porém nunca do Monza, como fazer a Troca? Como tirar o Painel? Quais cuidados tenho que tomar?
Tirar o painel de instrumentos é relativamente fácil. O único cuidado importante é desconectar o cabo do velocímetro da caixa de marchas antes (embora eu já tenha removido e instalado meu painel sem soltar a ponta da caixa de marchas, mas é mais trabalhoso, pois nesse caso é necessário enfiar a mão atrás do painel e desconectar o cabo antes da remoção total). Preste atenção no caminho que o cabo percorre depois de entrar no carro. Se você passar o cabo novo pelo caminho errado ele vai partir em pouco tempo. É tirar a moldura plástica, tirar o parafuso de fixação do painel e ir puxando ele com cuidado, soltando o plugue principal e algumas soquetes com lâmpadas. Anote a posição das soquetes, para não instalar na posição errada depois. O cabo do velocímetro tem uma trava. É só apertar a mesma e o cabo desencaixa do velocímetro.
Segundo o catálogo, o Monza GLS 1995 usa o cabo de número 52280736.qual marca devo usar? Fania? Vi que tem vários tamanhos, como devo comprar na Internet, saberiam me dizer qual devo comprar para o meu Monza? Monza GLS 1995 EFI Manual e sem Computador de Bordo.
Como há muita informação errada na internet, sugiro que, antes de comprar o cabo, remova o antigo e meça o danado.
Assim, haverá menos probabilidades de receber um cabo diferente do original. Alguns poucos centímetros a mais não farão muita diferença (poucos centímetros), mas se o cabo for mais curto certamente dará problemas. O ideal é medir e comprar um igual. Se bem que o que partiu pode não ser o original. Isso só você (ou talvez nem você, se não possui o carro desde zero) pode dizer.
O ideal seria comprar um cabo da GM, mas Fania é tida como uma boa marca de cabos.
Não há muita tecnologia para se fazer um cabo. O mais importante é instalar o cabo corretamente, passando pelo caminho certo, sem curvas fechadas. Eu, quando compro um cabo, antes de instalar costumo lubrificar o mesmo com silicone spray, daqueles usados em esteiras de academia.
Cabos muito tempo no estoque podem estar secos.
Abs
Percebi que o cabo antigo tinha ponta de plástico, esses cabos que estou comprando todos vem com ponta de metal. Será que tem diferença isso no ruído do cabo? Já me conformei em andar sem velocímetro, pelo menos tenho contador de rpm.
Por isso gosto de saber qual marca é melhor, pois assim eu não tenho culpa (pelo menos na compra).
[]'s
Pela descrição da mensagem, entendo que ainda não passou o cabo corretamente. Quando falo passar pela carroceria, não seria servo freio e parede corta fogo, pois se errar não terá comprimento suficiente para chegar e sim, dentro já da cabine, passar rente a carroceria e sai o mais distante até chegar na frente do velocímetro.Monzaman escreveu: ↑28 Out 2020, 09:57
Estranho é que o cabo estava no lugar correto. Pesquisei aqui no fórum sobre o local correto de passagem no cabo. Ele passa por baixo do hidro vácuo, e dentro da cabine ele sai praticamente reto no velocímetro. Mas mesmo assim tive problemas. Percebo também que as vezes o cabo fica pressionando o painel para fora, dificultando parafusar de volta no local.
Poste imagens de onde está saindo o cabo para o velocímetro.
O procedimento para colocar, eu enfio ele pelo cofre, certo? Depois conecto no painel, monto o painel no local e por último faço a fixação no câmbio?Carlos A. Freire escreveu: ↑28 Out 2020, 10:31Poste imagens de onde está saindo o cabo para o velocímetro.
Abs,
Carlos Freire
Antes de eu perder meu tempo e montar tudo de novo pra ter que desmontar. Tem como me confirmar se esse é o local correto para passar o cabo? Segue a foto:Carlos A. Freire escreveu: ↑28 Out 2020, 10:31Poste imagens de onde está saindo o cabo para o velocímetro.
Abs,
Carlos Freire