José Leal escreveu:BR MONZA, já disseram por aqui que a relação de marchas do Vectra é "XXL" (double extra longa - parodiando a marca de roupas).
Talvez seja por isso que ele tem bom torque em baixa rotação, o que é perfeito para a cidade.
Em velocidades superiores, sua ótima aerodinâmica ajuda muito também.
Sobre a aerodinâmica, o tubarão, com aquela frente baixa, não se equivaleria ao Vectra?
Até mais.
Tudo bem José Leal! :smt023
As relações de marcha do vectra B, com exceção da segunda(na prática, sem levar em conta números) pelo menos das versões 2.0, são mais curtas. Até mesmo fiz o gráfico agora pra confirmar. A curva de potência teve que ser redimensionada pois o Vectra é bem mais pesado que o Monza, a sua melhor eficiência volumétrica ocorre bem cedo, por volta dos 2600rpm. Por isso ele sobe ladeiras de 4a com facilidade. Devido ao seu elevado peso(insisto

), algo por volta dos 1250Kg, o vectra leva na sua caixa uma relação de cinco marchas reais mesmo, mais curtas e com quedas de giros menores entre cada troca.
Relações de marcha do vectra B 2.0 GLS 1996:
Câmbio 5 Marchas Reais:
1ª-3,58:1
2ª-2,14:1
3ª-1,48:1
4ª-1,12:1
5ª-0,89:1
diferencial-3,74:1
Agora vejam as relações de um Monza 1989 2.0 álcool (eu sei que o modelo em questão aqui é um tubarão, mas pelo ano que foi dito, não há muita diferença, é que agora não me vem à cabeça os valores):
Câmbio 4 + E
1ª-3,42:1
2ª-1,95:1
3ª-1,28:1
4ª-0,89:1
5ª-0,71:1
diferencial-3,94:1
Essa queimadinha de embreagem que foi relatada, é devido ao peso mesmo. Eu imagino como o Vectra teria ficado lento se a GM tivesse mantido o torque a 3000rpm e o câmbio 4+E, como na configuração utilizada no Monza.
Agora, quanto à aerodinâmica, a frente baixa do Monza contribui para uma reduzida área frontal, porém não interfere tanto no coeficiente aerodinâmico. O vectra tem um desenho muito mais moderno, vidros rentes... Isso tudo contribui para que o ar escoe com muito mais facilidade pela carroceria. Vou dar um exemplo: existem teste nos quais os Monzas faziam de 0 a 100Km/h em 10,5s, enquanto esse Vectra que eu citei, fez em 11,1s. Agora, ainda considerando os testes, todos de uma mesma revista, o Monza mal chegava aos 180Km/h, enquanto o Vectra beira os 190Km/h, isso tudo com o mesmo motor e com potências máximas muito próximas.
Blz? :smt023
Abraços!