vectra antigo mais econômico do que monza??

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: vectra antigo mais econômico do que monza??

Mensagem não lida por José Leal »

BR MONZA escreveu:O vectra tem sua curva de potência voltada para baixas rotações e relações de marchas mais curtas...
BR MONZA, já disseram por aqui que a relação de marchas do Vectra é "XXL" (double extra longa - parodiando a marca de roupas).

Talvez seja por isso que ele tem bom torque em baixa rotação, o que é perfeito para a cidade.
Em velocidades superiores, sua ótima aerodinâmica ajuda muito também.
Sobre a aerodinâmica, o tubarão, com aquela frente baixa, não se equivaleria ao Vectra?

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: vectra antigo mais econômico do que monza??

Mensagem não lida por RicardoDS »

José Leal escreveu: BR MONZA, já disseram por aqui que a relação de marchas do Vectra é "XXL" (double extra longa - parodiando a marca de roupas).

Talvez seja por isso que ele tem bom torque em baixa rotação, o que é perfeito para a cidade.
Extamente, ela é bem longa.
Mas na cidade ele chega a ser chato de dirigir às vezes. A segunda é meio longa, então em algumas situações que com o Monza eu utilizo 2ª marcha tranquilamente (algumas lombadas mal feitas, esquinas onde não precisa parar, só ir bem lentamente, etc...), com o Vectra se utilizar 2ª tem que dar uma queimadinha de embreagem, ou engatar primeira.
Mas tem muito torque esse motor, tem ladeiras que dá pra subir em 4ª e velocidade baixa que o Vectra nem reclama.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: vectra antigo mais econômico do que monza??

Mensagem não lida por BR MONZA »

José Leal escreveu:BR MONZA, já disseram por aqui que a relação de marchas do Vectra é "XXL" (double extra longa - parodiando a marca de roupas).

Talvez seja por isso que ele tem bom torque em baixa rotação, o que é perfeito para a cidade.
Em velocidades superiores, sua ótima aerodinâmica ajuda muito também.
Sobre a aerodinâmica, o tubarão, com aquela frente baixa, não se equivaleria ao Vectra?

Até mais.
Tudo bem José Leal! :smt023
As relações de marcha do vectra B, com exceção da segunda(na prática, sem levar em conta números) pelo menos das versões 2.0, são mais curtas. Até mesmo fiz o gráfico agora pra confirmar. A curva de potência teve que ser redimensionada pois o Vectra é bem mais pesado que o Monza, a sua melhor eficiência volumétrica ocorre bem cedo, por volta dos 2600rpm. Por isso ele sobe ladeiras de 4a com facilidade. Devido ao seu elevado peso(insisto :mrgreen: ), algo por volta dos 1250Kg, o vectra leva na sua caixa uma relação de cinco marchas reais mesmo, mais curtas e com quedas de giros menores entre cada troca.
Relações de marcha do vectra B 2.0 GLS 1996:
Câmbio 5 Marchas Reais:
1ª-3,58:1
2ª-2,14:1
3ª-1,48:1
4ª-1,12:1
5ª-0,89:1
diferencial-3,74:1

Agora vejam as relações de um Monza 1989 2.0 álcool (eu sei que o modelo em questão aqui é um tubarão, mas pelo ano que foi dito, não há muita diferença, é que agora não me vem à cabeça os valores):
Câmbio 4 + E

1ª-3,42:1
2ª-1,95:1
3ª-1,28:1
4ª-0,89:1
5ª-0,71:1
diferencial-3,94:1

Essa queimadinha de embreagem que foi relatada, é devido ao peso mesmo. Eu imagino como o Vectra teria ficado lento se a GM tivesse mantido o torque a 3000rpm e o câmbio 4+E, como na configuração utilizada no Monza.

Agora, quanto à aerodinâmica, a frente baixa do Monza contribui para uma reduzida área frontal, porém não interfere tanto no coeficiente aerodinâmico. O vectra tem um desenho muito mais moderno, vidros rentes... Isso tudo contribui para que o ar escoe com muito mais facilidade pela carroceria. Vou dar um exemplo: existem teste nos quais os Monzas faziam de 0 a 100Km/h em 10,5s, enquanto esse Vectra que eu citei, fez em 11,1s. Agora, ainda considerando os testes, todos de uma mesma revista, o Monza mal chegava aos 180Km/h, enquanto o Vectra beira os 190Km/h, isso tudo com o mesmo motor e com potências máximas muito próximas.

Blz? :smt023
Abraços!
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: vectra antigo mais econômico do que monza??

Mensagem não lida por RicardoDS »

BR MONZA escreveu:....As relações de marcha do vectra B....
O tópico é sobre o Vectra A :lol: :lol: :smt005
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: vectra antigo mais econômico do que monza??

Mensagem não lida por BR MONZA »

RicardoDS escreveu:
BR MONZA escreveu:....As relações de marcha do vectra B....
O tópico é sobre o Vectra A :lol: :lol: :smt005
Puuuuuuuuuuuutzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz! :oops: Tem razão cara! :smt005 :smt005 Foi mal então galera! É f*&&&@##@$ msmo, esse negócio de querer falar de carro com mulher na cabeça naum dá certo msmo! :smt005 :smt005
Depois de tanto esforço! :smt010
Mas agora eu deixo uma dúvida: o câmbio muda muito do vectra A pro vectra B?
Fuiii! :smt020
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: vectra antigo mais econômico do que monza??

Mensagem não lida por RicardoDS »

Depois, quando chegar em casa, transcrevo aqui em números os dados do cambio do Vectra A.
:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: vectra antigo mais econômico do que monza??

Mensagem não lida por 500EF »

Diego Paiva escreveu:Os monzas que tem 121CV, são os MPFI que possuem o módulo EZK. Só os classic 93 tem 121CV. É a mesma potência do kadett GSi.
O 500EF e os classic MPFI de 91 e 92, tem 116CV. Mesma potência dos EFI à álcool. :smt023

Abraço.
O meu tem (ou melhor, tinha... hehehe) 116 cv mesmo.

Não tenho certeza, mas acredito que todos os Classics "tubarão" já tenham vindo com o EZK, que também já equipava os Kadetts GSi.

Se não me engano, só o meu mesmo que saiu com injeção mas sem o EZK.

Ah! Houve também uma pequena elevação na taxa de compressão nos mais novos, que levou a taxa de 8,8:1 do meu para 9,2:1 nos GSi e Classics "tubarão". Com isso mais o EZK vieram os 5 cv a mais. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
luizh
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 97
Registrado em: 18 Set 2007, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: vectra antigo mais econômico do que monza??

Mensagem não lida por luizh »

Opa ! ! Vamos lá ! ! Eu já tive um monza GLS94 a gasolina efi 2.0 completaço ! A/C, hidraulica, e freio a disco atras..

Como muitos aqui sabem eu o perdi em um lamentável acidente.... após um tempo sem carro.. e procurando um Vectra B pra comprar... eu decepcionei com o estado dos carros usados e acabei achando sem querer um Vectra CD "A" 94/95 INTEIRAÇO ! Terminei comprando.. e hoje digo com todo respeito ao meu querido Monza, que estou SATISFEITISSIMO com esse Vectra! Principalmente no consumo e nivel de ruído em estrada!

Durante os 12 anos que estive com esse Monza, eu lutei, batalhei gastei $$ pra caramba pra tentar fazer com que ele passasse de 7 Km/L na cidade e 12 na estrada...e só fui conseguir ter sucesso já nos ultimos meses antes de bater, quando cheguei a 7,5 na cidade e 13,8 na estrada. Obs: moro na zona sul de Belo Horizonte, e a topografia nao ajuda... é morro pra cacete !

Com o Vectra, eu ando em BH pra todo lado, e o CB dele acusa média de 8,5 a 9Km/L, conferidos pela bomba do posto... somente UMA vez eu tive media de 7Km... o resto dos abastecimentos sempre estao me alegrando com 8,5 pra cima...
Na estrada ele puxou média de 15,0 (QUINZE, QUIIINZÃAOOO) Km/litro ! !hahahahah! ! Medias de 110 a 120 Km/h SUBINDO a BR 040 de Santos Dumont pra cá ( quem conhece a regiao sabe do que estou falando ! Maravilha absoluta)

Isso pra um carro com motor 2.0, com A/C, Hidraulica, ABS, CB, só nao em automatico e nem teto solar... ou seja.. vim a 120 porque QUIS... se precisasse eu tirava 160 tranquilo..
ao contrario dos carrinhos milecas... isso sem contar no espação pro motorista(o espaço traseiro é ruim... heheh), uma boa aerodinamica, sem barulheira de vento na estrada, e graças aos meus conhecimentos e fuçadas, arrumei o ar condicionado dele, acabando com aquela reclamação que o do Vectra A é fraco e nao venta direito...


Quanto ao desempenho dele na cidade, tem hora que eu acho ele meio chocho em relação ao velho monza EFI, nao sei porque.. mas acho o comportamento dele em ladeiras meio fraco... nao sei se pode ser regulagem da injeção... mesmo estando com o plug de octanas em 95...

Mas eu tambem achava o meu EFI chocho em ladeiras em comparação com o 85 e meio 1.8 a alcool carburaçao simples que tem aqui em casa... entao acho que é mal das injeçoes... heheheh! !

E tem tambem o famoso problema pra achar determinadas peças dele tambem... notadamente as de acabamento.. to com um farol de neblina do lado do motorista quebrado, e nao acho NEM com reza braba ! ! Isto é, não acho por um preço de gente... não pago 300 reais por um farol assim nunca ! !Se alguem souber de algum lugar que tenha o farol de neblina do Vectrão A, mesmo que seja usado EM BOM ESTADO, por uns 120 ~150 Reais, me de um toque por favor! !


Em tempo... o Monza EFI 2.0 tem 110 Cv, o MPFI tem 121 e o 500 EF tem 116... todos à gasolina... é que a injeção do 500EF apesar de ser multipoint é diferente da que vem no Classic MPFI, além de detalhes no comando de valvulas e taxa de compressao..

Valeeeeu!!!
Responder