Cambagem e Buchas da Barra de Direção! [resolvido]
-
cvr2008
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Informações sobre cambagem!
Alex muito cuidado quando for fazer a cambagem, se o reparador não for bom ele pode quebrar o rolamento.
Quando é feita á regulagem, usa se uma prensa idráulica que fas um grande esforço no conjunto eixo e rolamento.
Mas tem alguns reparadores, que utilizão um sistema de cambagem sem esforçar o rolamento.
Dai é bom ver prímeiro antes de como é feita ésta correção.
Quando é feita á regulagem, usa se uma prensa idráulica que fas um grande esforço no conjunto eixo e rolamento.
Mas tem alguns reparadores, que utilizão um sistema de cambagem sem esforçar o rolamento.
Dai é bom ver prímeiro antes de como é feita ésta correção.
-
Alex
- ADMINISTRADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
Vou verificar tudo isso... me informaram que esta oficina onde vou tem um equipamento de primeira... e já tem umas 8 lojas! Deve ser boa!!
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
A cambagem dianteira do Monza é -1º15´a +015´. Em termos de medidas é uma tolerância grande. Muitos alinhadores querem fazer cambagem sem ser preciso, por estar dentro da tolerância, dizendo que a cambagem do Monza é 0º, mas não é assim, fique atento para não gastar dinheiro a toa. Convergência errada é a principal causa de desgaste excessivo nos pneus. No caso do Alex, com desgaste do lado externo do pneu, pode ser que esteja com a convergência (rodas) muito fechada. É sempre bom ficar atento com esses profissionais de alinhamento, já peguei muitos no "pulo" e os deixei sem argumento, perdi a confiança e não quiz mais fazer alinhamento com eles, procurei outros mais honestos.
O meu Monza GLS 96 está agora com 195.600km (peguei apenas com 30.000km) e nunca fiz cambagem por não precisar. Já tive experiência com meu Monza em que me disseram que tinha que fazer cambagem, pedi os valores, mostrei que estavam dentro (e muito dentro) que não era preciso a cambagem, ele me perguntou quanto eu queria que colocasse na convergência, eu respondi que colocasse meu carro fora da máquina que não mais alinharia com ele, tentou voltar a trás mas não dei bola. Fui a onde sempre faço alinhamento (computadorizado) e estava tudo dentro das especificações. Meu tio de Pres. Prudente, tinha um Monza GLS 94 e reclamava que sempre que fazia alinhamento tinha que fazer cambagem, isso era constante. Eu peguei o carro e fui mandar alinhar, não deu outra... pediram cambagem... pedi as medidas para ele, peguei o manual do carro, mostrei que ele estava errado e estava sendo desonesto, na época queriam R$70,00 por roda para a cambagem e estava cobrando as duas rodas. Chamei o gerente, falei sobre o caso e que estava sempre ocorrendo isso e que nunca mais levaria esse carro naquela oficina por desonestidade, fui embora, não deixei alinhar. Fui em outra oficina de alinhamento e o alinhamento estava correto. Em Pres. Prudente (interior de São Paulo), tinho lugares que na cambagem faziam soldas, fico arrepiado só de pensar...
Abs,
Carlos Freire
O meu Monza GLS 96 está agora com 195.600km (peguei apenas com 30.000km) e nunca fiz cambagem por não precisar. Já tive experiência com meu Monza em que me disseram que tinha que fazer cambagem, pedi os valores, mostrei que estavam dentro (e muito dentro) que não era preciso a cambagem, ele me perguntou quanto eu queria que colocasse na convergência, eu respondi que colocasse meu carro fora da máquina que não mais alinharia com ele, tentou voltar a trás mas não dei bola. Fui a onde sempre faço alinhamento (computadorizado) e estava tudo dentro das especificações. Meu tio de Pres. Prudente, tinha um Monza GLS 94 e reclamava que sempre que fazia alinhamento tinha que fazer cambagem, isso era constante. Eu peguei o carro e fui mandar alinhar, não deu outra... pediram cambagem... pedi as medidas para ele, peguei o manual do carro, mostrei que ele estava errado e estava sendo desonesto, na época queriam R$70,00 por roda para a cambagem e estava cobrando as duas rodas. Chamei o gerente, falei sobre o caso e que estava sempre ocorrendo isso e que nunca mais levaria esse carro naquela oficina por desonestidade, fui embora, não deixei alinhar. Fui em outra oficina de alinhamento e o alinhamento estava correto. Em Pres. Prudente (interior de São Paulo), tinho lugares que na cambagem faziam soldas, fico arrepiado só de pensar...
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Alex-POA
Nossa... estou ficando com medo desse processo!
Vou anotar estas informações de convergência e ficar em cima do computador vendo o profissional fazer o trabalho! Com certeza meu Monza está com mais de +015'... penso isso pelo ângulo do desgaste que teve no pneu.
Mas vamos conferir!
Amanhã as 8h começa a brincadeira 
Mas vamos conferir!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Com mais de +015' a roda fica muito positiva. No Monza fica fácil vizualizar neste estado. A não ser que "pegou grande buraco" ou subiu calçada, com o tempo, desgates e buracos, o comum é a roda ficar mais negativa.
Que eu me lembre somente a Kombi com cambagem de 10' a 1º10', e os Fiat 147 com cambagem de 1º30' a 1º60' e os primeiros Uno de 84 a 90 tem cambagem positiva. Esses casos que citei, bem alinhados são bem visíveis a inclinação positiva das rodas dianteiras.
Abs,
Carlos Freire
Que eu me lembre somente a Kombi com cambagem de 10' a 1º10', e os Fiat 147 com cambagem de 1º30' a 1º60' e os primeiros Uno de 84 a 90 tem cambagem positiva. Esses casos que citei, bem alinhados são bem visíveis a inclinação positiva das rodas dianteiras.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Alex
- ADMINISTRADOR
Pessoal, resolvi o problema! Não era de cambagem, mas sim em outro componente da suspensão, a barra de direção. Estava com as buchas gastas, e por isso ficou com uma grande folga, que só pode ser detectada quando o carro ficou com as rodas suspensas.
Troquei as duas buxas da barra da direção na Depaschoal, ao lado do Estádio Beira-Rio. Pelo menos tem alguma coisa boa naquela região
Tirei muitas fotos e tenho comentários a fazer... logo vou postar tudo!
Agradeço as dicas!!
Um abraço!
Alex.
Troquei as duas buxas da barra da direção na Depaschoal, ao lado do Estádio Beira-Rio. Pelo menos tem alguma coisa boa naquela região
Tirei muitas fotos e tenho comentários a fazer... logo vou postar tudo!
Agradeço as dicas!!
Um abraço!
Alex.
Fórum MONZEIROS.COM
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
-
Alex
- ADMINISTRADOR
Então... vamos completar a história!
Sábado cheguei 7:50 no Zé Pneus... a loja abria as 8h... aguardei que o pessoal chegasse, organizasse as coisas e fui o primeiro a ser atendido. Colocaram o Monza na rampa para geometria, e logo que levantaram as rodas foi constatado que havia uma folga grande na barra de direção. O rapaz, muito honesto, me informou que o problema do desgaste irregular do pneu podia ser devido a isto e que por isso não faria a geometria, pois sairia com irregularidade. Então agradeci e sai para corrigir este problema.
Fui inicialmente na Excelsior Pneus da Av. Ipiranga... lá não havia no dia nenhum profissional que mexesse em suspensão. Então fui para a Depaschoal ao lado do estádio Beira-Rio.
Lá fui muito bem antedido por uma loira de 1,80m de altura, que pilotou o Monzão até o elevacar.
É de praxe da Depaschoal fazer uma revisão completa no carro, mas para economizar tempo, informei ao mecaânico o que eu queria consertar... ele verificou e constatou que o problema era nas buchas da barra de direção.
Então pedi que trocasse as duas buchas, o preço do serviço foi o seguinte:
- 2 buchas da barra de direção: R$ 6,00
- Serviço de substituição das buchas: R$ 40,00
- Serviço de geometria: 45,00
Serviço profissional de ótima qualidade! Fui muito bem atendido, e um atendimento muito transparente.
Vejam o estado que estavam as buchas antigas, praticamente não existiam mais:

Para facilitar o serviço, retiraram as rodas do Monza... as buchas ficam em um lugar difícil de acessar. Já aproveitei e verifiquei o sistema de freios, que está OK:

Disco de freio e suspensão já sem a barra de direção.

Mesmo item, e foto com mais detalhes.

Mecânico trabalhando no Monzão.

Aqui o pneu com desgaste irregular do lado de fora.
Após finalizada a manutenção, o Monzão foi para a geometria, que na Depaschoal é realizada com Laser... um sistema muito moderno e muito preciso! Não apresentou problema nenhum na cambagem. Apenas foi feito um reparo na convergência das rodas, porque estava raspando um pouco. Seguem as fotos:

Equipamento de Geomatria à laser da Depaschoal. Muito preciso.

O sistema completo.

Aqui onde a roda estava raspando. Foi resolvido ajustando a convergência durante a geometria.
Conclusões: A substituição destas buchas resolveu muitos problemas que eu estava percebendo no carro. Primeiro, parou o desgaste irregular os pneus, a suspensão ficou muito mais firme e mais silenciosa, não ocorre mais um barulho de batida metal-contra-metal ao passar em buracos ou quebra-molas, a direção ficou muito mais firme e não vibra nada.
Serviço barato, confiável e com garantia! Cliente 100% satisfeito!
Sábado cheguei 7:50 no Zé Pneus... a loja abria as 8h... aguardei que o pessoal chegasse, organizasse as coisas e fui o primeiro a ser atendido. Colocaram o Monza na rampa para geometria, e logo que levantaram as rodas foi constatado que havia uma folga grande na barra de direção. O rapaz, muito honesto, me informou que o problema do desgaste irregular do pneu podia ser devido a isto e que por isso não faria a geometria, pois sairia com irregularidade. Então agradeci e sai para corrigir este problema.
Fui inicialmente na Excelsior Pneus da Av. Ipiranga... lá não havia no dia nenhum profissional que mexesse em suspensão. Então fui para a Depaschoal ao lado do estádio Beira-Rio.
Lá fui muito bem antedido por uma loira de 1,80m de altura, que pilotou o Monzão até o elevacar.
Então pedi que trocasse as duas buchas, o preço do serviço foi o seguinte:
- 2 buchas da barra de direção: R$ 6,00
- Serviço de substituição das buchas: R$ 40,00
- Serviço de geometria: 45,00
Serviço profissional de ótima qualidade! Fui muito bem atendido, e um atendimento muito transparente.
Vejam o estado que estavam as buchas antigas, praticamente não existiam mais:

Para facilitar o serviço, retiraram as rodas do Monza... as buchas ficam em um lugar difícil de acessar. Já aproveitei e verifiquei o sistema de freios, que está OK:

Disco de freio e suspensão já sem a barra de direção.

Mesmo item, e foto com mais detalhes.

Mecânico trabalhando no Monzão.

Aqui o pneu com desgaste irregular do lado de fora.
Após finalizada a manutenção, o Monzão foi para a geometria, que na Depaschoal é realizada com Laser... um sistema muito moderno e muito preciso! Não apresentou problema nenhum na cambagem. Apenas foi feito um reparo na convergência das rodas, porque estava raspando um pouco. Seguem as fotos:

Equipamento de Geomatria à laser da Depaschoal. Muito preciso.

O sistema completo.

Aqui onde a roda estava raspando. Foi resolvido ajustando a convergência durante a geometria.
Conclusões: A substituição destas buchas resolveu muitos problemas que eu estava percebendo no carro. Primeiro, parou o desgaste irregular os pneus, a suspensão ficou muito mais firme e mais silenciosa, não ocorre mais um barulho de batida metal-contra-metal ao passar em buracos ou quebra-molas, a direção ficou muito mais firme e não vibra nada.
Serviço barato, confiável e com garantia! Cliente 100% satisfeito!
Fórum MONZEIROS.COM