Filtro de ar Esportivo!

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por TheRipper »

José Leal escreveu:
TheRipper escreveu:O sistema Multec não usa IAT, pois teoricamente a temperatura do ar da admissão é sempre constante, por causa do coletor aquecido. Na prática não é bem assim, mas acaba funcionando.
Aproveitando o assunto: se eu trocar aquela panela em cima do motor por uma mufla e uma caixa de filtro de ar, com captação de ar pelo paralamas, eu teria algum ganho, ou só seria mais estético/funcional? Estava pensando em fazer isso...

Até mais.
Num motor todo original, não vale a pena fazer nenhum tipo de modificação nesse sentido, pois se houver ganho, será irrisório. Melhor deixar como está :wink:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu:Num motor todo original, não vale a pena fazer nenhum tipo de modificação nesse sentido, pois se houver ganho, será irrisório. Melhor deixar como está :wink:
:smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

500EF escreveu:
TheRipper escreveu:Num motor todo original, não vale a pena fazer nenhum tipo de modificação nesse sentido, pois se houver ganho, será irrisório. Melhor deixar como está :wink:
:smt023
Sem falar na sujeira que os esportivos baratos deixam passar, filtrando até 8x menos que um filtro original.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por José Leal »

TheRipper escreveu:Num motor todo original, não vale a pena fazer nenhum tipo de modificação nesse sentido, pois se houver ganho, será irrisório. Melhor deixar como está :wink:
Valeu pela dica! :smt023
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
andre.nizer

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por andre.nizer »

alguns procuram um barulho diferente.... eu ateh pensei nisso tb.... simlêncio no escape e barulho no filtro.... massss

o monza não dah diferença alguma...
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1252
Registrado em: 06 Out 2007, 22:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por alquini »

Ai galera!!!

Ja vi que o assunto filtro esportivo tem bastante polemica, tem muitos pros e contras.

O que eu posso dizer a respeito da adaptação que eu fiz é o seguinte:

Meu carro tem GNV, após o filtro instalado levei num especialista em GNV para regular a nova mistura AR-GNV, o q ele disse foi:
O teu carro vai andar um pouco a mais e gastar mais tbm. Foi isso exatamente que aconteceu, o caro está andando legal no GNV mas ta gastando em torno de 10-15% mais de gnv.

Na gasolina nao andei muito pra poder dizer algo a respeito, mas nao penso que vai haver grandes mudanças a nao ser o ronco que fica mais encorpado, esse foi um dos motivos que me fez instalar o filtro, além da estética que melhorou bastante.

Em relação ao ar quente nao vi problema nenhum ainda. Pois o GNV é aquecido pela água do motor dentro do Redutor de pressão (Certo Cleber?)
O que pode acontecer(eu acho) é superaquecimento do motor por causa do ar quente que o filtro esportivo está captando, se acontecer vou ter que reposicionar o filtro em outro local. Comprei a melhor marca de filtro nacional (Race Chrome) para nao ter problemas com sujeira.

Acho q é isso....se alguem tiver mais algum assunto ai vamos discutindo!!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Teve uma época que pensei em fazer isso, hehehe.... Mas, depois de ver a foto de como fica com filtro esportivo.... prefiro a marmitona em cima do motor :P
Só mexeria se fosse pra colocar MPFI :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por José Leal »

alquini escreveu:Comprei a melhor marca de filtro nacional (Race Chrome) para nao ter problemas com sujeira.
Eu usava um desses num Palio. Muito bom mesmo e não é caro.

Acho que o filtro esportivo só fica bom em carros com Sonda Lâmbda (ou talvez, quem sabe, regulando perfeitamente o potenciômetro de CO). Explicando: Como o sistema de captação de ar é muito restritivo, ao colocar o filtro esportivo, o motor passa a "respirar" melhor. Assim, em carros com SL, ela detectaria esse acréscimo de oxigênio, entendendo que a mistura está pobre, e automaticamente aumentando a injeção de combustível. Então, aumentando-se o oxigênio e o combustível, acredito que há sim um ganho de potência, mas nada exagerado. Coisa de no máximo uns 4-5cv.
Já foi falado aqui sobre as SL comuns. Elas só ficam avisando para a central de IE que a mistura hora está rica, hora está pobre, por isso o valor lido por ela varia (geralmente de 0,1V até 0,9V). O TheRipper falou sobre uma sonda importada (e caríssima :mrgreen: ) que envia uma informação precisa de como está a mistura. Mas isso não faz parte dessa conversa.

Quando vendi o Palio, coloquei novamente a cx do filtro original. Imediatamente ao dar a partida, saíu pelo escape aquele mal cheiro característico de catalisador, quando a mistura está muito rica.

Fica aí a minha experiência e minha opinião.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Responder