alquini escreveu:Comprei a melhor marca de filtro nacional (Race Chrome) para nao ter problemas com sujeira.
Eu usava um desses num Palio. Muito bom mesmo e não é caro.
Acho que o filtro esportivo só fica bom em carros com Sonda Lâmbda (ou talvez, quem sabe, regulando perfeitamente o potenciômetro de CO). Explicando: Como o sistema de captação de ar é muito restritivo, ao colocar o filtro esportivo, o motor passa a "respirar" melhor. Assim, em carros com SL, ela detectaria esse acréscimo de oxigênio, entendendo que a mistura está pobre, e automaticamente aumentando a injeção de combustível. Então, aumentando-se o oxigênio e o combustível, acredito que há sim um ganho de potência, mas nada exagerado. Coisa de no máximo uns 4-5cv.
Já foi falado aqui sobre as SL comuns. Elas só ficam avisando para a central de IE que a mistura hora está rica, hora está pobre, por isso o valor lido por ela varia (geralmente de 0,1V até 0,9V). O TheRipper falou sobre uma sonda importada (e caríssima

) que envia uma informação precisa de como está a mistura. Mas isso não faz parte dessa conversa.
Quando vendi o Palio, coloquei novamente a cx do filtro original. Imediatamente ao dar a partida, saíu pelo escape aquele mal cheiro característico de catalisador, quando a mistura está muito rica.
Fica aí a minha experiência e minha opinião.
Até mais.