Página 2 de 4
Re: Instalação do sistema de partida à frio
Enviado: 28 Out 2008, 14:41
por Carlos A. Freire
José Leal escreveu:Carlos, mas no meu caso, devo ligar a mangueira da partida a frio na conexão do cânister mesmo? Usando um T ou isolando-o?
Até mais.
Você sabe que não aprovo modificações desse tipo, né? Rsrsrsrs!!! A não ser que faça tudo para deixar como no original de fábrica. Trocando pistões colocando aquecimento no coletor de admissão e tudo mais.
O único Monza EFI a álcool que fiz manutenção, foi um Monza Club 94, de um amigo do Monza Clube. O TBI desse Monza, não tinha as 3 saídas em em uma peça de material plástico, parafusado no TBI e com junta de borracha, como nos EFI gasolina que estou acostumado. Nesse TBI a álcool, só tinha 2 conexões, como o Waldir passou, mas a conexão de cor verde do desenho, vai para o sensor MAP e a outra entra a gasolina de partida a frio. Mas entre o reservatório de partida a frio e o TBI, tem uma válvula elétrica, para o TBI não sugar o combustível do reservatório.
Nos veículos movidos a álcool, não precisam de canister.
Abs,
Carlos Freire
Re: Instalação do sistema de partida à frio
Enviado: 28 Out 2008, 14:53
por waldir
Leal,
comparando as figuras, o seu deve ser igual a foto abaixo. O TBI para alcool não tem o canister e é aí que entra a gasosa da partida a frio
no meu TBI os caninhos onde são conectadas as mangueirinhas são de metal inteiriços na carcaça e não parafusados como nesta foto
Então olhando para a foto (da esq p/ dir.) está o motor de passo, e dois caninhos alinhados horizontalmente (gasosa e conexão com a panela do filtro de ar) e abaixo de tudo na peça onde assenta o TBI está o caninho mais grosso da mangueira da tampa de valvula ( aquela mangueira com uma derivação mais fina)
se a ligação estiver errada é entre as duas mangueiras fininhas... mas está funcionando beleza...e se confirmarem estar errado, faço a troca e vejo no que melhora.
waldir
Re: Instalação do sistema de partida à frio
Enviado: 28 Out 2008, 15:08
por waldir
Carlos Freire escreveu:
Mas entre o reservatório de partida a frio e o TBI, tem uma válvula elétrica, para o TBI não sugar o combustível do reservatório.
Carlos,
já aconteceu desta valvula solenoide emperrar aberta :smt017 ( e também nem sei como, se é solenoide) e esvaziar o reservatório de gasolina e afogar literalmente o motor.
A solução foi tirar todo o TBI, meter um pano no buraco central para absorver o excesso... tirar as velas e com uma mangueirinha de aquario (igual do limpador) sugar para fazer sifão nas camaras... logicamente pela posição do pistão só duas tinham quantidade significativa de gasolina... esperamos (meu filho e eu) secar mais, reposicionamos e deu partida normal...
A partir desta data eu não encho e reservatório no posto, faço em casa a partir de um galão e mantenho o reservatório no máximo até a metade. :smt018
waldir
Re: Instalação do sistema de partida à frio
Enviado: 28 Out 2008, 15:30
por Carlos A. Freire
Waldir,
para anular esse sintoma, foram criadas 2 soluções: A primeira foi de colocar um "T" no alto do reservatório de partida a frio, a mangueira sai do motor, entra em um lado do "T", a parte de baixo do "T" volta para o reservatório e a outra saída do "T" vai para válvula (solenóide) que fica fechada, quando não está sendo usada o sistema de partida a frio. Mas, de qualquer forma, não é bom encher o reservatório até o máximo.
Abs,
Carlos Freire
Re: Instalação do sistema de partida à frio
Enviado: 28 Out 2008, 15:37
por waldir
Carlos Freire escreveu:
<<<Você sabe que não aprovo modificações desse tipo, né? Rsrsrsrs!!! A não ser que faça tudo para deixar como no original de fábrica. Trocando pistões colocando aquecimento no coletor de admissão e tudo mais.>>>
Carlos abusando mais um pouco vc falou em aquecimento no coletor de admissão. O que é e onde fica? ele tem a ver com a partida a frio?
No meu carro foi feita uma gambi junto ao relê de partida a frio colocando um botão pq não injetava a gasolina. O eletrotécnico explicou que temperatura entre 17 e 15 graus C a Central não manda sinal para acionar a p.frio.
O que vc poderia me elucidar? onde preciso corrigir para que volte ao normal?
grato
waldir
Re: Instalação do sistema de partida à frio
Enviado: 28 Out 2008, 15:45
por Carlos A. Freire
Carlos abusando mais um pouco vc falou em aquecimento no coletor de admissão. O que é e onde fica? ele tem a ver com a partida a frio?
No meu carro foi feita uma gambi junto ao relê de partida a frio colocando um botão pq não injetava a gasolina. O eletrotécnico explicou que temperatura entre 17 e 15 graus C a Central não manda sinal para acionar a p.frio.
O que vc poderia me elucidar? onde preciso corrigir para que volte ao normal?
Waldir,
a resistência de pré-aquecimento do coletor de admissão, é usada apenas nos veículos movidos a álcool e no Monza, de 87 em diante. Fica localizada na parte de baixo do coletor de admissão, abaixo do TBI ou carburador, conforme a situação.
Ela serve para aquecer o coletor de admissão na fase fria do motor, minimisando as engasgadas do motor a álcool, quando está frio.
Esse sintoma de não injetar a gasolina de partida a frio, é comum no Monza. Só recomendo que utilize sensor de temperatura original GM (genuíno). Muitos fazem um sistema de injeção manual, por conta desse sintoma.
Abs,
Carlos Freire
Re: Instalação do sistema de partida à frio
Enviado: 28 Out 2008, 16:07
por waldir
[quote="Carlos A. Freire"][quote]Ela serve para aquecer o coletor de admissão na fase fria do motor, minimisando as engasgadas do motor a álcool, quando está frio.
Esse sintoma de não injetar a gasolina de partida a frio, é comum no Monza. Só recomendo que utilize sensor de temperatura original GM (genuíno). Muitos fazem um sistema de injeção manual, por conta desse sintoma.
Carlos se eu entendi direito o que vc escreveu, então é o seguinte:
1- Mesmo 'pegando' na partida há carros que 'engasgam' por conta do não aquecimento rápido do coletor de admissão. Então uma possível troca da resistência eliminaria os engasgos.
1.1 meu carro uma vez dado a partida injetando a gasolina... não engasga, donde pode ser que a resistência esteja funcionando ou não.
1.2 se a resistência não funciona ela não aquece o alcool vaporizado para ajudar na explosão :smt017 e aí trocentas partidas para pegar.
1.3 abaixo de 15ºC a central aciona o relê da injeção de gasolina e a combustão é imediata e acima de 17 a central aciona a resistência
Penso que a posição 1 e 1.3 estão corretas e no meu caso o botão remoto foi devido a não injetar a gasosa.
obrigado pela paciência
waldir
Re: Instalação do sistema de partida à frio
Enviado: 28 Out 2008, 16:46
por Carlos A. Freire
Waldir,
essa resitência de pré-aquecimento do motor, não tem nada a ver com a partida do motor e, sim, com o veículo em movimento com motor na fase fria. Muitas vezes engasgos e dificuldade na partida em veículos a álcool, tem causa:
- Velas com problemas (eletrodos desajustados, gastos ou vela de aplicação incorreta)
- Ponto de avanço inicial ou ponto da correia dentada (sincronismo do motor)
- Coletor de admissão carbonizado ou oxidado.
Quanto a não injetar automaticamente, pode ser um problema com sensor de temperatura (CTS).
Abs,
Carlos Freire