DEIXAR O MONZA MAIS MACIO

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Henrique »

tcpthiago escreveu:Monza é duro mesmo??

Vc ja andou de Gol, Uno, Celta?

ande e verá que o que é duro!

hehehee
mas vc nao pode comparar um carro médio, como o monza, com um simples como o uno e o gol. sem dúvida o gol e o uno são campeões da dureza mas tbm o preço deles compensa...
eu gosto pra caramba de monza e dos anos 80 sem dúvida ele é o campeão, o melhor carro. enfim, é um belo clássico. mas nao é por isso q eu vou falar que td nele é qualidade né? que o carro é supermacio, que gasta pouco, tem um torque absurdo... mesmo pq o projeto J é do final dos anos 70. nao tem como comparar com os carros de hoje 'da mesma categoria' em termos de conforto e potencia, pelo menos...
Abs
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

mas afinal, amortecedor mole que é gasto ou amortecedor duro?
Meu está muito mole...quando alguem entra(1 pessoa atrás) já pega em todas lombadas.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994

sobre molas, amortecedores, lombadas, etc

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Qdo um carro está baixo demais, o problema é mola.
São as molas que sustentam o peso do carro e de tudo o que está dentro dele.
A única função do amortecedor é trabalhar contra a mola, evitando que o carro fique o tempo todo subindo e descendo, como acontecia nos fordinhos 29, que não tinham amortecedor.
Primeiro surgiram os amortecedores de ação simples (já tive carro que usava esse tipo) e depois os de ação dupla.
Os primeiros só atuam num sentido, os segundos atuam tanto para comprimir as molas qto para distender.
Dentro do amortecedor existem duas câmaras, uma cheia de óleo e outra com ar (ou gás, nos pressurizados).
Durante o funcionamento, enquanto o carro anda, o óleo passa de uma câmara para a outra, através de válvulas, que, por restringir a passagem do óleo, obrigam os movimentos a serem lentos.
Se essas válvulas aumentarem a vazão com o uso, o amortecedor fica mais mole. Se elas diminuirem ainda mais o fluxo, os amortecedores ficam mais duros ou podem até travar.
Alguns amortecedores permitem que se mexa na vazão das válvulas ( geralmente usados em carros de competição).
Então, amortecedor não influi na altura do carro, a não ser que se coloque um amortecedor com o tamanho errado, que mantenha a mola sempre pré comprimida. Nesse caso, mesmo vazio, o carro vai ficar mais baixo.

Abraços 8)
ciberdek

Mensagem não lida por ciberdek »

Não quero passar por gostosão, mas meu Monza 89 é tão macio que nas primeiras vezes que andei com ele achei que a suspensão estava com as molas fracas. Curioso seu monza ser duro.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

ciberdek escreveu:Não quero passar por gostosão, mas meu Monza 89 é tão macio que ....
O meu também...
Acho a suspensão do meu monza bem firme, bem acertada (estável) em curvas, macia ao passar em lombadas e buracos. Absorve muito bem ondulações e irregularidades do asfalto.
Os amortecedores foram trocados a uns 2 ou 3 anos atrás, mais precisamente a uns 10~15mil km atrás (é, a média de uso é de uns 5 mil km por ano...).
Acho que vai ficar melhor ainda quando trocar as molas, o monza está aqui desde 1997 e nunca trocamos as molas.

:wink:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
kadetteiro
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por kadetteiro »

além dos itens que os colegas abordaram, rodas grandes também deixam o carro menos confortável, todos os monzas(todo original) são macios e silenciosos menos os modelos "SL" que tem menos forração acustica dando para ouvir o barulho do motor mais alto dentro do carro
Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

ciberdek escreveu:Não quero passar por gostosão, mas meu Monza 89 é tão macio que nas primeiras vezes que andei com ele achei que a suspensão estava com as molas fracas. Curioso seu monza ser duro.
Pois é... achei estranho este tópico e as opiniões dos outros membros.... meu Monza também é muito macio!

Com o carro cheio não raspa no chão e nem fica instável... mas faz pelo menos uns 3 ou 4 anos que as molas não são trocadas.... ainda não vi necessidade disso. Porém, amortecedores e batentes são novos COFAP.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Fastback »

kadetteiro escreveu:além dos itens que os colegas abordaram, rodas grandes também deixam o carro menos confortável, todos os monzas(todo original) são macios e silenciosos menos os modelos "SL" que tem menos forração acustica dando para ouvir o barulho do motor mais alto dentro do carro

Só pra reforçar... Pneus mais baixos influem mais do que rodas maiores. Afinal, usando-se uma roda 13 com pneus 185x60 r13 é quase a mesma coisa, proporcionalmente falando, que usar uma roda 14 e pneus 185x60 r14. A diferença vem a partir do momento que se usa pneus com perfil abaixo de 50... Aí sim o bicho pega, principalmente com rodas grandes pois, para não se danificar a roda, é colocar bem mais pressão na calibragem dos pneus. Deixando o motorista prontinho pra sentir cada formiga que ele atropela diariamente. hehehe

Agora, quanto ao tópico em sí, acho muito estranho dizer que o Monza é duro, mesmo o quadrado. O último que dirigi era bem semelhante ao meu tubarão. :wink:
Responder