
Todo motor alternativo de combustão interna gera pressão no carter, pressão essa originária de pequenos vazamentos de mistura queimada ou sem queimar, que passa pelos anéis.
Essa pressão é eliminada através do respiro (ou suspiro, ou ventilação) do motor, que, nos carros antigos, era simplesmente uma mangueira que despejava essa mistura altamente poluente na atmosfera.
Depois que a legislação ambiental apertou, foi inventado o sistema que recolhe esses vapores e os manda de volta para as câmaras de combustão, para queimar junto com o combustível novo.
Aquela tela metálica na verdade não é um filtro, e sim um separador de óleo. Ela é feita de forma a que os vapores circulem por seus labirintos, e o óleo fique grudado nela.
Então, ela não 'entope', e sim fica saturada, o que faz com que não cumpra mais sua função de separar o ar do óleo. Aí o óleo, junto com o ar, vai para o filtro de ar e faz aquela meleca toda.
Em motores velhos, essa pressão aumenta e aí passa tanto óleo que gera até fumaça brancoazulada no escapamento.
Tive um amigo cujo carro apresentava vazamentos de óleo em vários retentores. Depois de trocar diversos retentores de óleo, descobriu-se que a causa desses vazamentos era excesso de pressão no carter, causado por entupimento no respiro do carter. Entupimento 'mesmo', que não deixava passar nada, mantendo a pressão represada no carter.
Abraços