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Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Enviado: 25 Jan 2009, 13:19
por Luiz Carlos (Rio)
Só a título de ilustração... :)

Todo motor alternativo de combustão interna gera pressão no carter, pressão essa originária de pequenos vazamentos de mistura queimada ou sem queimar, que passa pelos anéis.
Essa pressão é eliminada através do respiro (ou suspiro, ou ventilação) do motor, que, nos carros antigos, era simplesmente uma mangueira que despejava essa mistura altamente poluente na atmosfera.
Depois que a legislação ambiental apertou, foi inventado o sistema que recolhe esses vapores e os manda de volta para as câmaras de combustão, para queimar junto com o combustível novo.
Aquela tela metálica na verdade não é um filtro, e sim um separador de óleo. Ela é feita de forma a que os vapores circulem por seus labirintos, e o óleo fique grudado nela.
Então, ela não 'entope', e sim fica saturada, o que faz com que não cumpra mais sua função de separar o ar do óleo. Aí o óleo, junto com o ar, vai para o filtro de ar e faz aquela meleca toda.
Em motores velhos, essa pressão aumenta e aí passa tanto óleo que gera até fumaça brancoazulada no escapamento.

Tive um amigo cujo carro apresentava vazamentos de óleo em vários retentores. Depois de trocar diversos retentores de óleo, descobriu-se que a causa desses vazamentos era excesso de pressão no carter, causado por entupimento no respiro do carter. Entupimento 'mesmo', que não deixava passar nada, mantendo a pressão represada no carter.

Abraços

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Enviado: 25 Jan 2009, 16:36
por José Leal
Amigos, por acaso o meu motor tem esse filtro blow-by? A diferença é que a mangueira que vem do carter entra por um lado da tampa de válvulas, e a mangueira que sai da tampa para a admissão fica do lado oposto.

Como não consigo cadastrar no Vectra Clube, vcs são minha ajuda :lol:

Até mais.

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Enviado: 25 Jan 2009, 18:20
por Fastback
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Só a título de ilustração... :)

Todo motor alternativo de combustão interna gera pressão no carter, pressão essa originária de pequenos vazamentos de mistura queimada ou sem queimar, que passa pelos anéis.
Essa pressão é eliminada através do respiro (ou suspiro, ou ventilação) do motor, que, nos carros antigos, era simplesmente uma mangueira que despejava essa mistura altamente poluente na atmosfera.
Depois que a legislação ambiental apertou, foi inventado o sistema que recolhe esses vapores e os manda de volta para as câmaras de combustão, para queimar junto com o combustível novo.
Aquela tela metálica na verdade não é um filtro, e sim um separador de óleo. Ela é feita de forma a que os vapores circulem por seus labirintos, e o óleo fique grudado nela.
Então, ela não 'entope', e sim fica saturada, o que faz com que não cumpra mais sua função de separar o ar do óleo. Aí o óleo, junto com o ar, vai para o filtro de ar e faz aquela meleca toda.
Em motores velhos, essa pressão aumenta e aí passa tanto óleo que gera até fumaça brancoazulada no escapamento.

Tive um amigo cujo carro apresentava vazamentos de óleo em vários retentores. Depois de trocar diversos retentores de óleo, descobriu-se que a causa desses vazamentos era excesso de pressão no carter, causado por entupimento no respiro do carter. Entupimento 'mesmo', que não deixava passar nada, mantendo a pressão represada no carter.

Abraços
Bem lembrado Luiz... Mas, essas legislaçoes ambientais devem ser bem antigas, hun? O Landau mesmo já tem esse sistema, no caso chamado de "ventilação positiva do carter" cuja uma das tampas do cabeçote é ligada à "panela" do filtro de ar e a outra tampa é ligada à base do carburador. Porém, como ele nao tem esse "separador" de óleo, aquilo junta um óleo e uma carbonização que não está escrita! Tanto é que quando peguei o meu ele falhava pra caramba e a lenta era super instável. A primeira coisa que o mecanico fez foi dar uma olhada nesse sistema que, por caso, tinha um tubo de ferro (na parte em que entrava na base do carburador/flange) que estava completamente entupido.
Aliás... Pensando melhor aqui, o Landau tem esse "separador" de óleo sim... Mas, é um modelo muito mais "moderno": uma esponja (uma espuma dessas de colchão mesmo huahuahauhau) bem onde a mangueira vinda de uma das tampas de valvula é engatada no filtro de ar. Ali chega a formar uma poçinha de óleo de tão saturado que aquilo tá mas, colocar outra é continuar tapando o sol com a peneira... Acho que vou estudar o caso de tentar fazer um sistema com um filtro desse do Monza! :)

Zé, provavelmente o seu tem esse "filtro" sim... De uma reparada nos engates existentes proximos ao cabeçote e sua tampa... Mesmo porque, esse "filtro" é o mesmo pro Kadett, pro Omega, pra S10 e pro Vectra, mas o antigo...
Boa sorte!

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Enviado: 25 Jan 2009, 21:20
por José Leal
Fastback escreveu:Zé, provavelmente o seu tem esse "filtro" sim... De uma reparada nos engates existentes proximos ao cabeçote e sua tampa... Mesmo porque, esse "filtro" é o mesmo pro Kadett, pro Omega, pra S10 e pro Vectra, mas o antigo...
Boa sorte!
A questão do Vectra é que os 2.0 8V usam o mesmo motor do Monza (assim como o Astra, Zafira...). Talvez os 2.2 8V tb tenham o mesmo sistema. E como o meu é 16V, a tampa do cabeçote é diferente. Vou olhar no CEPChev e tiro essa dúvida.

Até mais.

[EDIT]Parece que não tem esse filtro, pois a tampa de válvulas modernas tem a mangueira que vem do carter de um lado, junto aonde está a bobina estática (modernas - onde está o distribuidor no Monza) e a mangueira que vai para o corpo da borboleta está do outro lado, próxima à polia do comando.

Se for isso mesmo, é menos um problema para mim :lol: :lol:

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Enviado: 26 Jan 2009, 11:29
por Luiz Carlos (Rio)
Fastback, os carros de que falo são dos anos 60, como o Renault Gordini que eu tive. Este só tinha uma mangueira plástica que saía da caixa de balancins e ia até a parte inferior do motor. Durante o tempo todo se via um vapor saindo por lá.

Já meu Chevette, anos 70, tinha já a tal ventilação positiva. Uma mangueira ligava a caixa de balancins à caixa do filtro de ar. Do filtro de ar saía uma mangueira fina, que ia para o coletor.
Acho que não havia nenhum separador, a não ser uma câmara, na tampa da caixa de balancins, que obrigava o óleo a fazer uma curva antes de sair pelo tubo de borracha.
Se não me engano, nos carros da Volks havia uma espuma na saida, a qual se recomendava substituir de vez em qdo.

No caso do Monza, no meu Monza anterior eu já limpei uma vez a telinha separadora, e uma vez também substituí por uma nova.
No meu Monza atual nunca mexi ali, já procurei a tela para comprar e não achei :(

Abraços

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Enviado: 26 Jan 2009, 14:02
por chocol
Boa tarde!!
Waldir,a dois meses atras eu troquei o filtro de ar do meu carro e notei q estava sujo de oleo e resolvi dar uma geral
resumindo limpei as manqueiras,só q o caninho a vai no coletor (em forma de T)estava literalmente entupido,desentupi o danado e notei a diferencia na marcha lenta ficou 100%,só q eu percebi q o meu acelerador ficou bem mais macio(mole,e bem melhor)
não sei se tem alguma coisa a ver,mas pode ajudar em algo.
abraços

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Enviado: 27 Jan 2009, 10:31
por Diego Paiva
Luiz Carlos (Rio) escreveu: No meu Monza atual nunca mexi ali, já procurei a tela para comprar e não achei :(

Abraços
Na nafil tem :D, custa 25 notas. http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=6243

Abraço!

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Enviado: 27 Jan 2009, 10:57
por Luiz Carlos (Rio)
Obrigado, Diego.

Vou providenciar :smt023

Abraços