Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER
Enviado: 25 Jan 2009, 13:19
Só a título de ilustração...
Todo motor alternativo de combustão interna gera pressão no carter, pressão essa originária de pequenos vazamentos de mistura queimada ou sem queimar, que passa pelos anéis.
Essa pressão é eliminada através do respiro (ou suspiro, ou ventilação) do motor, que, nos carros antigos, era simplesmente uma mangueira que despejava essa mistura altamente poluente na atmosfera.
Depois que a legislação ambiental apertou, foi inventado o sistema que recolhe esses vapores e os manda de volta para as câmaras de combustão, para queimar junto com o combustível novo.
Aquela tela metálica na verdade não é um filtro, e sim um separador de óleo. Ela é feita de forma a que os vapores circulem por seus labirintos, e o óleo fique grudado nela.
Então, ela não 'entope', e sim fica saturada, o que faz com que não cumpra mais sua função de separar o ar do óleo. Aí o óleo, junto com o ar, vai para o filtro de ar e faz aquela meleca toda.
Em motores velhos, essa pressão aumenta e aí passa tanto óleo que gera até fumaça brancoazulada no escapamento.
Tive um amigo cujo carro apresentava vazamentos de óleo em vários retentores. Depois de trocar diversos retentores de óleo, descobriu-se que a causa desses vazamentos era excesso de pressão no carter, causado por entupimento no respiro do carter. Entupimento 'mesmo', que não deixava passar nada, mantendo a pressão represada no carter.
Abraços

Todo motor alternativo de combustão interna gera pressão no carter, pressão essa originária de pequenos vazamentos de mistura queimada ou sem queimar, que passa pelos anéis.
Essa pressão é eliminada através do respiro (ou suspiro, ou ventilação) do motor, que, nos carros antigos, era simplesmente uma mangueira que despejava essa mistura altamente poluente na atmosfera.
Depois que a legislação ambiental apertou, foi inventado o sistema que recolhe esses vapores e os manda de volta para as câmaras de combustão, para queimar junto com o combustível novo.
Aquela tela metálica na verdade não é um filtro, e sim um separador de óleo. Ela é feita de forma a que os vapores circulem por seus labirintos, e o óleo fique grudado nela.
Então, ela não 'entope', e sim fica saturada, o que faz com que não cumpra mais sua função de separar o ar do óleo. Aí o óleo, junto com o ar, vai para o filtro de ar e faz aquela meleca toda.
Em motores velhos, essa pressão aumenta e aí passa tanto óleo que gera até fumaça brancoazulada no escapamento.
Tive um amigo cujo carro apresentava vazamentos de óleo em vários retentores. Depois de trocar diversos retentores de óleo, descobriu-se que a causa desses vazamentos era excesso de pressão no carter, causado por entupimento no respiro do carter. Entupimento 'mesmo', que não deixava passar nada, mantendo a pressão represada no carter.
Abraços