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Re: Ronco esquisito na caixa ou embreagem

Enviado: 18 Fev 2009, 10:31
por vinicius cabral
Luiz Carlos, provavelmente o óleo espirrou com força pelo fato do suspiro da caixa estar obstruído...Verifique possivel entupimento.

Abraços...

Re: Ronco esquisito na caixa ou embreagem

Enviado: 18 Fev 2009, 10:47
por Luiz Carlos (Rio)
Vinicius cabral disse:
Luiz Carlos, provavelmente o óleo espirrou com força pelo fato do suspiro da caixa estar obstruído...Verifique possivel entupimento.
Vinícius, também pensei nisso. Ainda mais que só acontece depois de rodar um bom tempo. A pressão interna pode ter jogado óleo para fora, e ele pode ter ficado abaixo do nível. :smt017
Vou ver isso hoje mesmo
Tenho Monza desde 1998 e também nunca tinha notado esse tipo de barulho :smt020

Abraço

Re: Ronco esquisito na caixa ou embreagem

Enviado: 19 Fev 2009, 23:58
por Snoop
Luiz Carlos (Rio) escreveu:
Vinicius cabral disse:
Luiz Carlos, provavelmente o óleo espirrou com força pelo fato do suspiro da caixa estar obstruído...Verifique possivel entupimento.
Vinícius, também pensei nisso. Ainda mais que só acontece depois de rodar um bom tempo. A pressão interna pode ter jogado óleo para fora, e ele pode ter ficado abaixo do nível. :smt017
Vou ver isso hoje mesmo
Tenho Monza desde 1998 e também nunca tinha notado esse tipo de barulho :smt020

Abraço
E ai cara oque deu no Monzão, ja obteve resposta :smt024

Re: Ronco esquisito na caixa ou embreagem

Enviado: 20 Fev 2009, 12:43
por Luiz Carlos (Rio)
Snoop, acabo de recolocar a válvula de alívio de pressão da caixa de marchas, que é igualzinha a uma válvula de panela de pressão, e ela aparentemente está boa:
Imagem
Imagem

Depois de limpar a dita a cuja, apliquei pressão de ar e o chapeuzinho plástico está subindo com a pressão, liberando a mesma normalmente.
Falta agora voltar ao posto de troca de óleo para verificar o nível e se ainda espirra óleo com força pelo buraco do bujão lateral, como ocorreu antes.
Dei mais uma pesquisada na net e encontrei isso, no site Monzaclube.com:

"S.O.S. publicado em: 19/04/2001
Enviado por: Enio (Mogi Guaçu, SP)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1986, álcool

Dúvida: gosto de fazer uns "consertinhos" mas, desta vez, preciso da ajuda de um profissional. Há dois barulhos estranhos no meu carro. O primeiro aparece já na marcha lenta mas, quando piso na embreagem, some. O segundo aparenta ser o rolamento do câmbio, sendo apresentado somente na primeira e segunda marcha.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Enio, tanto o primeiro quanto o segundo barulho se localizam no câmbio. O primeiro trata-se de folga axial. Em todo caso, confira se a rotação de marcha lenta está entre 700 a 800 rpm. Já o segundo barulho, trata-se de rolamento mesmo. Este não é um serviço que possa ser feito em casa. Por isso, aconselho a procurar um profissional capacitado."

Notem que um dos dois barulhos estranhos no carro do Enio é o mesmo do meu, e o Xará disse que isso é causado por folga axial. Só faltou explicar melhor o que seria essa folga :smt017

Abraços e bom carnaval para todos!

Re: Ronco esquisito na caixa ou embreagem

Enviado: 20 Fev 2009, 19:08
por MonzaClub20EFICHZ
Luiz Carlos, é exatamente isso que eu ia te dizer hoje, estava encucado com o teu problema, então me deu o estalo, o que acontece quando tu pressiona a embreagem? Desacopla a caixa, o que significa que parte dela fica sem girar (ficam o diferencial e o sistema de sincronia), então o que está acontecendo é que algum rolamento estorou, mas ainda "de leve" pois só faz barulho quando o câmbio esquenta, e ele começa a "pegar". Dessa forma já pode ir mais ou menos direto nos rolamentos mais próximos da prize.

Carlos

Re: Ronco esquisito na caixa ou embreagem

Enviado: 20 Fev 2009, 19:38
por Luiz Carlos (Rio)
Carlos, qdo se pressiona a embreagem pára tudo na caixa. Inclusive o diferencial, que é ligado ao eixo secundário e às rodas.
Qdo se tira o pé da embreagem com o motor funcionando, o que gira é o eixo primário e suas engrenagens.
Em algumas caixas (não sei se a do Monza é assim, mas acredito que seja), além do eixo primário e suas engrenagens, giram também todas as engrenagens do eixo secundário, mas elas giram em falso, já que não estão engrazadas ao eixo secundário, a não ser que se engate alguma marcha.
Qdo se engata uma marcha, um dispositivo tipo uma trava acopla a engrenagem do eixo secundário ao eixo própriamente dito, transmitindo então o movimento do motor para o diferencial e daí para as rodas, ou uma das rodas, se a outra estiver presa.
Nessas caixas, qdo se 'arranha' marcha, na verdade não se está arranhando os dentes das engrenagens, e sim os dentes castelados dos acopladores.
Mas concordo com vc sobre a possibilidade de ter um rolamento já para pifar, e ele certamente é do eixo primário.

Abraços

Re: Ronco esquisito na caixa ou embreagem

Enviado: 20 Fev 2009, 21:29
por MonzaClub20EFICHZ
UMa coisa posso te dizer, meu forte nunca foi caixa, nunca passei da periferia dela, trambulador, retentor, embreagem e engrenagens coroa e pinhão, se fosse mais do que isso mandava em mecânico, pois é muia regulagem de precisão para ajustar. Sem falar que precisa de prensa que nunca tive.

Re: Ronco esquisito na caixa ou embreagem

Enviado: 21 Fev 2009, 10:42
por Luiz Carlos (Rio)
Carlos, também não sou nenhum 'expert' no assunto 'caixa de marcha'.
Nunca mexi numa caixa de câmbio. :(

Primeiro, porque é uma coisa que raramente dá problemas, e segundo porque, como vc disse, exige muitas vezes ferramentas e equipamentos especiais.
Conheço alguma coisa em teoria.
Como exemplo, digo a vc que, se precisar substituir rolamentos do eixo primário, não tenho idéia de como se faz isso, se precisa abrir a caixa toda, se é possível trocar só tirando a tampa lateral...e por aí vai.
Isso aqui não é uma vitrine para exibição de conhecimentos, mas sim uma roda de amigos donos de Monza, onde o conhecimento de um complementa o dos outros, e assim vai.
Claro que, como em toda roda de 'mecânicos', sempre haverá discordância sobre algum detalhe, e isso é comum mesmo em rodas de profissionais.
Como exemplo, cito o caso de um mecanismo de hélice de avião, no qual eu trabalhei por muitos anos.
Os manuais do fabricante do avião diziam uma coisa, e os manuais da força aérea americana, que nós usávamos em alguns aviões, diziam outra.
Qdo perguntávamos ao pessoal da fábrica qual era o procedimento certo, eles diziam que os outros eram uns 'shits' e não entendiam nada. E vice-versa :lol:

Como não se pode rezar para mais de um Deus, imagine como a gente ficava. E o procedimento em questão era coisa importante, que poderia derrubar um avião se a tripulação não fizesse o procedimento correto.

Abraços