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Re: Embreagem dura

Enviado: 14 Mai 2009, 20:54
por Carlos A. Freire
Pedal de embreagem pesado, as principais causas podem ser:
- Cabo de embreagem;
- Platô;
- Desgaste excessivo no garfo da embreagem;
- Luva guia do rolamento gasta ou com muita sujeira;

Abs,

Carlos Freire

Re: Embreagem dura

Enviado: 15 Mai 2009, 07:07
por Wagner
Olá pessoal, bom dia!

Desculpe o palpite: não devemos nos esquecer que toda parte mecânica móvel que sofre atrito tem vida útil limitada e no caso da embreagem não é diferente, sendo que se foi projetada para durar 2 anos, se o condutor tem o costume de parar nos sinais e ficar com a marcha engatada, ou em ladeiras fazer meia embreagem, este tempo cai, no mínimo, para a metade. Portanto neste caso, "um probleminha" é só trocar a peça? Sim pois não é só um probleminha, em pouco tempo se tornará um problemão conforme o colega sitou acima. Abs. Wagner. :smt020

Re: Embreagem dura

Enviado: 15 Mai 2009, 08:35
por rogertecmec
Wagner escreveu:Olá pessoal, bom dia!

Desculpe o palpite: não devemos nos esquecer que toda parte mecânica móvel que sofre atrito tem vida útil limitada e no caso da embreagem não é diferente, sendo que se foi projetada para durar 2 anos
Olha, não é querer crias polêmica, mas embreagem durar 02 anos não é verdade!! A do monza que eu tive eu só troquei a embreagem com aproximadamente 175.000 km ( 16 anos) viewtopic.php?f=8&t=6011. Inclusive fotografei o kit de embreagem retirado do carro onde aparecia o número de peça GM e a data de fabricação (out/1992). E detalhe, só troquei o kit de embreagem por que o rolamento estava roncando!!

Re: Embreagem dura

Enviado: 15 Mai 2009, 13:02
por Luiz Carlos (Rio)
Qdo uma embreagem de Monza passa a ficar dura, pesada no pé, o primeiro suspeito é o cabo.
Se o cabo está legal, pode-se desconfiar do garfo.
Um pouco de óleo no garfo pode resolver o problema.
A mola da embreagem, tipo chapéu chinês, é uma mola, e como toda mola, ela tende a perder a elasticidade, mas nesse caso o primeiro sintoma é a embreagem patinar, e não ficar dura.

De todo modo, sugiro uma lubrificada no garfo, antes de partir para troca de kit.
As vezes o conjunto do garfo está com muito desgaste, aí nem lubrificando fica bom, só refazendo buchas, etc.

Abraços

Re: Embreagem dura

Enviado: 15 Mai 2009, 17:03
por Diego Paiva
Luiz, como lubrifica o garfo? Precisa desmontar algo? A minha embreagem não está dura. Mas uma lubrificada no garfo, deve conserva-lo mais... ou algo assim. Mal não vai fazer :lol:

Re: Embreagem dura

Enviado: 16 Mai 2009, 09:07
por Wagner
rogertecmec escreveu:
Wagner escreveu:Olá pessoal, bom dia!

Desculpe o palpite: não devemos nos esquecer que toda parte mecânica móvel que sofre atrito tem vida útil limitada e no caso da embreagem não é diferente, sendo que se foi projetada para durar 2 anos
Olha, não é querer crias polêmica, mas embreagem durar 02 anos não é verdade!! A do monza que eu tive eu só troquei a embreagem com aproximadamente 175.000 km ( 16 anos) viewtopic.php?f=8&t=6011. Inclusive fotografei o kit de embreagem retirado do carro onde aparecia o número de peça GM e a data de fabricação (out/1992). E detalhe, só troquei o kit de embreagem por que o rolamento estava roncando!!
Não quiz dizer que a embreagem foi projetada para dois anos e sim que se uma peça foi projetada, por exemplo, para dois anos, o mau uso irá reduzir sensivelmente, até por exemplo, pela metade da vida útil. Se a embreagem do seu carro durou 16 anos certamente, vc não para nos sinais com a marcha engatada e evitava ao máximo a meia embreagem nas ladeiras.
Espero ter-me explicado. Abs Wagner.

Re: Embreagem dura

Enviado: 16 Mai 2009, 21:07
por Luiz Carlos (Rio)
Diego, eu nunca lubrifiquei o garfo da embreagem, mas acho que é só espirrar óleo no ponto onde ele entra na carcaça, de preferência com uma almotolia.
Acho que um WD-40 ou similar também resolve o problema, além de ser mais fácil de injetar no lugar citado, já que é em spray.

Abraços

Re: Embreagem dura

Enviado: 17 Mai 2009, 00:19
por Rafaelo
nao aconselho nem um pouco usa lubrificante dentro de uma capa seca(senao nao se chamava capa seca :D ) como o sino da embreagem, ali gera muito mais muito calor pela fricção do plato e embreagem, o calor irradia ate o garfo, sino,etc se bota oleo,graxa,silicone,etc pode escorrer e ir parar na embreagem plato, dae nem precisa explica oque pode ocorre.

caso o o oleo escorrer em toda a capa vai evapora e criar um caos dentro da capa, vapor de oleo entraria facil nas parte de fricção quando trocar de marcha, nada bom