Dá uma olhada direitinho, todo documento marca as cilindradas do veículo.danilo-sn escreveu:o meu é um 92 1.8EFI original alcool qtos cavalos ele tem pq eu nem sei no meu doc nao marca nada dessas coisas?
algumas curiosidades
Re: algumas curiosidades
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
A cilindrada do carro é a capacidade volumétrica do motor. Resumindo, se o carro é 2.0, 1.8, 1.6.André Barros escreveu:
Dá uma olhada direitinho, todo documento marca as cilindradas do veículo.
Estão discutindo aqui a potência do motor, ou seja os CV's ou HP's.
Só pra dar um exemplo: No meu ex-monza constava no documento 110CV. Era um SL/E 2.0 EFI 1993. No meu Astra (um GL 1.8 MPFI 2001) consta no documento 110CV, mas no manual diz que ele tem 100,5CV. :smt023
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

-
- Membro SL (Nível 1)
A capacidade em cavalos é a potencia que o motor desenvolve na rotação especificada no manual (geralmente 5500 RPM), ou seja, quando o veículo está em perfeitas condições de manutenção, em 5ª marcha e na rotação especificada ele irá desenvolver a potência especificada. Abaixo disso ele fica nas "posições intermediárias" (qualquer potência abaixo da especificada no manual).
Quanto ao caso citado no início do tópico, antigamente (acho que é até hoje funciona assim), o imposto era calculado em cima da potência (em CV) do veículo, sendo, 100 CV um limitante. A maioria das montadoras se utilizava deste "artifício" para pagar um imposto mais baixo e, consequentemente, oferecer o automóvel com um valor mais baixo no mercado. o Ideal para saber a potência (medida) do automóvel é verificar se houve alguma publicação de revistas (Autoesporte, Quatro Rodas) da época do lançamento. Geralmente, essas revistas "desvendam" alguns artíficios divulgados pelas montadoras.
Outro fator (mais conhecido) é que um motor a álcool é mais potente do que o motor a gasolina.
Nos automóveis mais antigos (Década de 90) a diferença entre os modelos a álcool e gasolina era mais "gritante". no seu caso, a linha do monza 2.0 a GM sempre divulgou: Gasolina 99 CV; Álcool 110 CV. Acredito que toda essa diferença seja apenas o "artifício" citado acima, pois, 11 CV é muita coisa para um motor semelhante. O que varia nestes motores é a taxa de compressão. O motor a gasolina tem uma taxa de compressão de 8,8/1 enquanto o a alcool tem a taxa de compressão de 12/1. O fato de vc usar alcool no lugar da gasolina não altera essa compressão. Vc apenas tem um combustível que é subutilizado, pois, o alcool aguenta mais compressão (e poderia liberar uma potência maior). Caso semelhante ao seu é o do GNV. O GNV suporta compressão de 18/1 (motor diesel) e é usado em motores a gasolina (com a taxa de compressão que é a metade) e o motor a alcool (ta aí a explicação para os motores a alcool trabalharem melhor com o GNV).
Só para explicar, a taxa de compressão é a redução de volume em relação ao volume original. Por exemplo, no caso do seu motor 2.0, cada cilindro (quando o pistão está no ponto mais baixo) tem um volume de 500 cm3 (somando os quatro vc tem 2000 cm3, logo, 2.0L). No caso do seu motor (original a gasolina - compressão 8,8/1) quando o cilindro estiver no ponto mais alto ele terá um volume 8,8 vezes menor em relação ao original, 56,81 cm3, ou seja, o que antes era um copo de 500 ml agora se "transformou" em um copo de 56 ml (um copinho de café). No caso do motor a alcool o volume no ponto mais alto é de 41,6.... daí dá para ver a diferença de potência.
Quanto ao caso citado no início do tópico, antigamente (acho que é até hoje funciona assim), o imposto era calculado em cima da potência (em CV) do veículo, sendo, 100 CV um limitante. A maioria das montadoras se utilizava deste "artifício" para pagar um imposto mais baixo e, consequentemente, oferecer o automóvel com um valor mais baixo no mercado. o Ideal para saber a potência (medida) do automóvel é verificar se houve alguma publicação de revistas (Autoesporte, Quatro Rodas) da época do lançamento. Geralmente, essas revistas "desvendam" alguns artíficios divulgados pelas montadoras.
Outro fator (mais conhecido) é que um motor a álcool é mais potente do que o motor a gasolina.
Nos automóveis mais antigos (Década de 90) a diferença entre os modelos a álcool e gasolina era mais "gritante". no seu caso, a linha do monza 2.0 a GM sempre divulgou: Gasolina 99 CV; Álcool 110 CV. Acredito que toda essa diferença seja apenas o "artifício" citado acima, pois, 11 CV é muita coisa para um motor semelhante. O que varia nestes motores é a taxa de compressão. O motor a gasolina tem uma taxa de compressão de 8,8/1 enquanto o a alcool tem a taxa de compressão de 12/1. O fato de vc usar alcool no lugar da gasolina não altera essa compressão. Vc apenas tem um combustível que é subutilizado, pois, o alcool aguenta mais compressão (e poderia liberar uma potência maior). Caso semelhante ao seu é o do GNV. O GNV suporta compressão de 18/1 (motor diesel) e é usado em motores a gasolina (com a taxa de compressão que é a metade) e o motor a alcool (ta aí a explicação para os motores a alcool trabalharem melhor com o GNV).
Só para explicar, a taxa de compressão é a redução de volume em relação ao volume original. Por exemplo, no caso do seu motor 2.0, cada cilindro (quando o pistão está no ponto mais baixo) tem um volume de 500 cm3 (somando os quatro vc tem 2000 cm3, logo, 2.0L). No caso do seu motor (original a gasolina - compressão 8,8/1) quando o cilindro estiver no ponto mais alto ele terá um volume 8,8 vezes menor em relação ao original, 56,81 cm3, ou seja, o que antes era um copo de 500 ml agora se "transformou" em um copo de 56 ml (um copinho de café). No caso do motor a alcool o volume no ponto mais alto é de 41,6.... daí dá para ver a diferença de potência.
Monza SL 1.8 - 89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007

Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007

-
- Membro Class (Nível 5)
O documento não serve como referência, eu já tive carro onde marcava 0cv no documento.
Monza Classic SE 1993, desde 2001
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
No Brasil, muitas leis 'burras', feitas por quem não entende as coisas e não pede assessoria decente, fazem com que surjam fraudes ou discrepâncias difíceis de explicar.
Como disseram aí em cima, a taxação sobre os carros (IPI) baseada em potência (hoje é baseada na cilindrada e também, adicionalmente, em potência) fez com que muitas fábricas colocassem limitadores nos carburadores, como ocorreu com os Monzas à gasolina que saíram de fábrica em determinada época, ou mesmo a declaração de alguns cavalos a menos no papel (fraude).
Segundo um mecânico que respondia a perguntas sobre Monza no site do Monza Club, acho que o nome dele é Nishimura (ou coisa parecida, os nomes japoneses são parecidos pra mim), se tirarmos um limitador no carburador desses carros obteremos em torno de 6CV de potência a mais.
Já no caso do álcool, não me lembro direito, mas talvez seja por isso que os motores a gasolina forneciam 99 CV e os à álcool 110, como citaram lá em cima. Talvez os movidos à álcool não precisassem do tal redutor de potência, pois a taxação para álcool poderia ser diferente.
Alguém se lembra do Dodge V8, que tinha 198 CV (ou HP, não lembro agora o que usavam na época)?
Carros com mais de 200 CV pagavam mais imposto! :smt017
Abraços
Como disseram aí em cima, a taxação sobre os carros (IPI) baseada em potência (hoje é baseada na cilindrada e também, adicionalmente, em potência) fez com que muitas fábricas colocassem limitadores nos carburadores, como ocorreu com os Monzas à gasolina que saíram de fábrica em determinada época, ou mesmo a declaração de alguns cavalos a menos no papel (fraude).
Segundo um mecânico que respondia a perguntas sobre Monza no site do Monza Club, acho que o nome dele é Nishimura (ou coisa parecida, os nomes japoneses são parecidos pra mim), se tirarmos um limitador no carburador desses carros obteremos em torno de 6CV de potência a mais.
Já no caso do álcool, não me lembro direito, mas talvez seja por isso que os motores a gasolina forneciam 99 CV e os à álcool 110, como citaram lá em cima. Talvez os movidos à álcool não precisassem do tal redutor de potência, pois a taxação para álcool poderia ser diferente.
Alguém se lembra do Dodge V8, que tinha 198 CV (ou HP, não lembro agora o que usavam na época)?
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro Class (Nível 5)
Nesta época, o que tinha de carro com 99cv (declarados)...Luiz Carlos (Rio) escreveu:No Brasil, muitas leis 'burras', feitas por quem não entende as coisas e não pede assessoria decente, fazem com que surjam fraudes ou discrepâncias difíceis de explicar.
Abraços
Depois mexeram nas aliquotas, alterando para 127cv. E tinha vários com 127cv (declarados).
Era 198cv brutos. Depois padronizaram a forma de medição, chamada de SAE (na verdade a SAE padronizou a metodologia de medição). Nestes 198cv brutos, o motor não virava nenhum acessório, nem bomba d´água, nem alternador, nem bomba da direção. Na potência SAE, o motor ia para a bancada com todos os acessórios.
Monza Classic SE 1993, desde 2001