Preparação básica no cabeçote.
-
Fhabyo Dias Neves
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Preparação básica no cabeçote.
Mandou bem Fabio!!! Penso da mesma forma.
Eu só trocaria as bronzinas de bielas, os aneis e a bomba de oleo...
Eu só trocaria as bronzinas de bielas, os aneis e a bomba de oleo...
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
eu tb faria o mesmo retifica superficial. to com o manual de reparo aberto do omega 2.0 e olha oque diz.
se o desgaster ou conicidade for maior que a 0,127mm os cilindro deveram ser retificador e brunidos ate a medida do novo pistao sobmedida.
pelo que tu me passou esses 0.07 ou melhor 0.04 ta longe de uma retifica sobmedida (primeira 0.50) nesses cilindros. acho radical oque o cara te falou que precisa abrir pra 0.50 nao é pra tanto pelo nesse estado que se encontra. faz um brunimento leve pra tirar a pequena ovalização, compra aneis novos, e aproveita os pistao(se estiver sem risco profundos da pra aproveitar).polimento dos colos do virabrequim,troca de capas de mancais fixo e movel,limpeza,retentores,juntas ja ta com o motor novo. a bomba de oleo pode ser usada motor com 90k ta nova ainda e so desmontar ela limpar e verificar se ta folgada.
leva pra fazer um teste no virabrequim antes de qualquer coisa, trocar as capas por novas tem quer ser de acordo com a retifica ou se for o caso so polimento dos colos. se eles estiverem ovalização ou conicidade,riscados,ou ate mesmo trinca ae o negocio muda.
a nao ser que queira fazer tudo agora. mas antes disso tem motor pra pelo menos 150k ainda antes de fazer a 'primeira retifica completa'.
se o desgaster ou conicidade for maior que a 0,127mm os cilindro deveram ser retificador e brunidos ate a medida do novo pistao sobmedida.
pelo que tu me passou esses 0.07 ou melhor 0.04 ta longe de uma retifica sobmedida (primeira 0.50) nesses cilindros. acho radical oque o cara te falou que precisa abrir pra 0.50 nao é pra tanto pelo nesse estado que se encontra. faz um brunimento leve pra tirar a pequena ovalização, compra aneis novos, e aproveita os pistao(se estiver sem risco profundos da pra aproveitar).polimento dos colos do virabrequim,troca de capas de mancais fixo e movel,limpeza,retentores,juntas ja ta com o motor novo. a bomba de oleo pode ser usada motor com 90k ta nova ainda e so desmontar ela limpar e verificar se ta folgada.
leva pra fazer um teste no virabrequim antes de qualquer coisa, trocar as capas por novas tem quer ser de acordo com a retifica ou se for o caso so polimento dos colos. se eles estiverem ovalização ou conicidade,riscados,ou ate mesmo trinca ae o negocio muda.
a nao ser que queira fazer tudo agora. mas antes disso tem motor pra pelo menos 150k ainda antes de fazer a 'primeira retifica completa'.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
O loco... o cara condenou o bloco por folga de 4 centesimos?
Como ja disseram ai em cima, no maximo um brunimento (tem que saber o que esta fazendo, senao aumenta a folga mais ainda) no capricho, so para tirar ovalizaçao e pronto.
Mas ja que esta aberto, casquilhos e aneis eu trocaria... Alem dos pistoes do a alcool, é claro... hehehe
Voce ainda tem motor para uma vida inteira sem se aborrecer... relaxa.
Como ja disseram ai em cima, no maximo um brunimento (tem que saber o que esta fazendo, senao aumenta a folga mais ainda) no capricho, so para tirar ovalizaçao e pronto.
Mas ja que esta aberto, casquilhos e aneis eu trocaria... Alem dos pistoes do a alcool, é claro... hehehe
Voce ainda tem motor para uma vida inteira sem se aborrecer... relaxa.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Valeu pessoal... como sempre, fui buscar mais opiniões. Como não conheço nada de motores, fui falar com algumas pessoas do ramo. O irmão da minha namorada quando era mais novo, gostava de preparar carro.. coincidentemente a oficina onde ele fazia as preparações, fica na minha rua. Fui lá e falei com o preparador.
Ele disse o seguinte:
Esqueça esse negócio de trocar de pistão, faça o brunimento do cilindro, somente o necessário pra deixar todo ele com a mesma medida, ou seja, tirar a pequena ovalização existente. Troque aneis, bronzinas, que fica filé!
Posso confiar no que o camarada disse? Ah, ele pediu 200 reais pra desmontar as peças do bloco e depois montar tudo certinho, aplicando os torques corretos, etc.... dai eu ficaria encarregado só de colocar o motor no carro, novamente. Tá bom o preço? Pelo que vcs falaram, a dica dele foi certa, ne?
Bomba de óleo, eu comprei uma nova, pois achei por 150,00 original GM!
Mais uma vez, valeu! :smt023
Ele disse o seguinte:
Esqueça esse negócio de trocar de pistão, faça o brunimento do cilindro, somente o necessário pra deixar todo ele com a mesma medida, ou seja, tirar a pequena ovalização existente. Troque aneis, bronzinas, que fica filé!
Posso confiar no que o camarada disse? Ah, ele pediu 200 reais pra desmontar as peças do bloco e depois montar tudo certinho, aplicando os torques corretos, etc.... dai eu ficaria encarregado só de colocar o motor no carro, novamente. Tá bom o preço? Pelo que vcs falaram, a dica dele foi certa, ne?
Bomba de óleo, eu comprei uma nova, pois achei por 150,00 original GM!
Mais uma vez, valeu! :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
ele tem razao, como te falei ontem no msn teu motor é STD abaixo do limite. faz um brunimento leve pra lixar as parede e tirar a pequena ovalização se tiver. troca os aneis é ta novo. o cara ta retifica deixou bem claro que quer fazer o motor todo pra ganha uns troco. isso é iqual a medico vai pra uma coisa e ja tem que operar. desencana disso vai gastar a toa em fazer retifica 0.50Diego Paiva escreveu:Esqueça esse negócio de trocar de pistão, faça o brunimento do cilindro, somente o necessário pra deixar todo ele com a mesma medida, ou seja, tirar a pequena ovalização existente. Troque aneis, bronzinas, que fica filé!
se antes nao queimada oleo nao é agora com essa manutenção que vai
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Diego Paiva
- MODERADOR
Beleza, Rafaelo. Farei isso.
Hj fui no FV, comprei um cabeçote.... 120 reais. Mas falei com o dono da sucata que só ficava com a peça, na condição de testar a mesma, estando ela OK... ficaria com o cabeçote.
Levei à retífica...e, tava trincado
Voltei ao FV e o cara me deu a grana de volta.
Dai, hoje também, fui a uma retífica, que por coincidência o dono estudou comigo no ensino fundamental e médio, depois ele cursou eng. mecânica e eu direito, perdemos o contato... Ele disse que vai arrumar um cabeçote pra mim
Segunda vou la pra ver se vai dar certo.. e negociar o preço tbm :smt023
Vamos rezar pra isso dar certo :smt020
Hj fui no FV, comprei um cabeçote.... 120 reais. Mas falei com o dono da sucata que só ficava com a peça, na condição de testar a mesma, estando ela OK... ficaria com o cabeçote.
Levei à retífica...e, tava trincado
Dai, hoje também, fui a uma retífica, que por coincidência o dono estudou comigo no ensino fundamental e médio, depois ele cursou eng. mecânica e eu direito, perdemos o contato... Ele disse que vai arrumar um cabeçote pra mim
Vamos rezar pra isso dar certo :smt020
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Eu comprei "no escuro“, pelo mercado livre ... dei sorte de estar tudo em ordem...
Mas uma hora voce tambem pega um bom ai..
boa sorte ai diego
Mas uma hora voce tambem pega um bom ai..
boa sorte ai diego
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Diego Paiva
- MODERADOR
Valeu, Eduardo.
Cabeçote comprado, novo, zero bala, original gm!

Abraço!
Cabeçote comprado, novo, zero bala, original gm!

Abraço!