Rafaelo escreveu:Surfin escreveu:No mapa do exemplo tem cruzeiro até 3500rpm com 15% a 35% de carga

é generico surfin, nao é de monza

tem relaçao de caixa,velocidade,peso,cx,vento,etc no monza a 5° 3500 rpm é uma velocidade nao cruzeiro. que geralmente se faz em 5° e so de embalo do carro sem carga de motor. o monza em 5° a 3500 rpm da uma velocidade ate alta pra padrao cruzeiro no brasil rsrsrsr
Sim, mas mesmo o do Monza deve seguir essa idéia/base, então nem sempre a rotação mais baixa significa consumo menor, o importante é achar o ponto em que a maior parte do tempo vai ser exigida uma baixa carga do motor.
Alta mesmo, 3500rpm no meu são 140km/h, que dá no CB consumo instantâneo variando entre 13 e 14km/l com A/C ligado, mas é impraticável manter essa velocidade, seja por outros carros/caminhões na estrada ou por radares.
dbzronaldo escreveu:Lembrando que o pe vai estar triscado no acelerador, diferente que se tivessemos usando o torque maximo, o pe teria que tar socado no acelerador e com marcha reduzida.. Assim, Obviamente forcando mais o motor e gastando mais combustivel...
Só lembrando que mesmo na casa dos 3000rpm o acelerador fica acionado bem leve, o suficiente apenas pra manter a velocidade. Em qualquer caso (rpm alto ou baixo) o acelerador muito aberto vai consumir bastante.
E claro que sempre utilizando a marcha mais alta possível, a 60km/h no plano, é mais negócio usar a 5ª pra manter a velocidade, já numa subida, a 5ª não vai manter a velocidade sem precisar acionar consideravelmente o acelerador, nesse caso utiliza-se a 4ª marcha pois o acionamento do acelerador e a carga no motor serão menores que na 5ª.