Cambio de 6 Marchas

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambio de 6 Marchas

Mensagem não lida por Rafaelo »

Surfin escreveu:No mapa do exemplo tem cruzeiro até 3500rpm com 15% a 35% de carga :)
é generico surfin, nao é de monza :D tem relaçao de caixa,velocidade,peso,cx,vento,etc no monza a 5° 3500 rpm é uma velocidade nao cruzeiro. que geralmente se faz em 5° e so de embalo do carro sem carga de motor. o monza em 5° a 3500 rpm da uma velocidade ate alta pra padrao cruzeiro no brasil rsrsrsr

velocidade cruzeiro so em estrada, cidade nao funciona. assim como o cruiser control, que é pra ser usado em estrada em 5° 80 km/h da uma rpm baixa, sem carga no motor, e uma boa economia. na cidade nao tem como fazer isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Sera que usar o carro na cidade, como em um plano com o carro bem embalado jogar uma quinta o carro nao vai economizar?
Lembrando que o pe vai estar triscado no acelerador, diferente que se tivessemos usando o torque maximo, o pe teria que tar socado no acelerador e com marcha reduzida.. Assim, Obviamente forcando mais o motor e gastando mais combustivel...

Sei la, eu sempre ando com as ultimas marchas, onde sei que o carro aguenta eu mando marcha, assim, faz uns 5km/l na cidade. e 10/11 km/l na rodovia.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR

^dificil é tu achar um pista reta em cidade sem ninguem na tua frente e por um longo trecho pra meter uma 5° a 2500 rpm rsrsrsrsr isso so em estrada pessoal cidade é impossivel,. essa situaçao que falo é a que tras mais economia de combustivel. mais so da pra utilizar em estrada por falta de pista e condiçoes tecnica.

esse é o motivo dos carros serem mais economicos em estrada, fica facil agora saber o porque :wink:
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Surfin »

Rafaelo escreveu:
Surfin escreveu:No mapa do exemplo tem cruzeiro até 3500rpm com 15% a 35% de carga :)
é generico surfin, nao é de monza :D tem relaçao de caixa,velocidade,peso,cx,vento,etc no monza a 5° 3500 rpm é uma velocidade nao cruzeiro. que geralmente se faz em 5° e so de embalo do carro sem carga de motor. o monza em 5° a 3500 rpm da uma velocidade ate alta pra padrao cruzeiro no brasil rsrsrsr
Sim, mas mesmo o do Monza deve seguir essa idéia/base, então nem sempre a rotação mais baixa significa consumo menor, o importante é achar o ponto em que a maior parte do tempo vai ser exigida uma baixa carga do motor.
Alta mesmo, 3500rpm no meu são 140km/h, que dá no CB consumo instantâneo variando entre 13 e 14km/l com A/C ligado, mas é impraticável manter essa velocidade, seja por outros carros/caminhões na estrada ou por radares.
dbzronaldo escreveu:Lembrando que o pe vai estar triscado no acelerador, diferente que se tivessemos usando o torque maximo, o pe teria que tar socado no acelerador e com marcha reduzida.. Assim, Obviamente forcando mais o motor e gastando mais combustivel...
Só lembrando que mesmo na casa dos 3000rpm o acelerador fica acionado bem leve, o suficiente apenas pra manter a velocidade. Em qualquer caso (rpm alto ou baixo) o acelerador muito aberto vai consumir bastante.
E claro que sempre utilizando a marcha mais alta possível, a 60km/h no plano, é mais negócio usar a 5ª pra manter a velocidade, já numa subida, a 5ª não vai manter a velocidade sem precisar acionar consideravelmente o acelerador, nesse caso utiliza-se a 4ª marcha pois o acionamento do acelerador e a carga no motor serão menores que na 5ª.
Monza: SL/E 1993
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Sim, é isso que faço Surfin, Aki na city tem grandes avenidas sem ninguem.. quase sempre plano ou descida, ai a quinta ajuda a economisar.... o carro fica moh embalado.. dai eh claro, chegar na subida a gente reduz, uso marchas altas ateh onde sei que o meu torque consegue puxar sem esforço, é isso q eu queria dizer, então essa forma é a mais adequada pra economisar?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR

Surfin escreveu:Sim, mas mesmo o do Monza deve seguir essa idéia/base, então nem sempre a rotação mais baixa significa consumo menor, o importante é achar o ponto em que a maior parte do tempo vai ser exigida uma baixa carga do motor.
Alta mesmo, 3500rpm no meu são 140km/h, que dá no CB consumo instantâneo variando entre 13 e 14km/l com A/C ligado, mas é impraticável manter essa velocidade, seja por outros carros/caminhões na estrada ou por radares.
pois é como ele é um mapa generico veja que vai ate 3500 rpm sendo sugestivo cruzeiro, mais isso nao se aplica em monzas, veja a 140 km/h nao é velocidade de cruzeiro. 5° em 1500 rpm no monza se peida todo com os 116cv dae o economia se vai... o negocio é colocar um 5° e ficar entre 80 a 100 km/h dae sim vai ter economia e rotaçao suficiente pra manter força e economia como tu falou antes. a ECU foi programada de acordo com a engenharia do motor e do carro. exatamente se colocar 5° a 60 km/h o motor vai apanhar e gastar mais que fica-se a 5° 80 km/h na zona cruzeiro.

o monza 2.0 116cv estaria mais pra 1800 a 2800 rpm como zona de cruzeiro. oque ja pega a faixa torque tambem.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Eu ando nas longas avenidas planas a 60km/h em quinta, e se preciso acelerar basta dar uma leve pisada no acelerador que o motor responde MUITO bem, em poucos segundos ele já está a 80km/h...
Andar a 60km/h em quinta é muito gostoso, ainda mais no monza que é um carro delicioso de andar...
AINDA mais depois que coloquei o cabeçote novo...

E pra quem fala que o motor do monza abaixo de 1000rpm morre, eu chego quase parar o carro frenando com ele engatado em segunda, o giro cai bastante, basta pisar no acelerador que ele acorda... Claro que, o carro treme todo, e não faço isso sempre, só fiz de teste mesmo, mas não morre fácil assim abaixo dos 1000rpm como já ouvi dizerem aqui no fórum...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

anda em baixo giro e alta carga é veneno pro motor. se ele se bate por ventura isso causa um stress muito grande no virabrequim/biela/mancais devido a baixa velocidade e alto torque do motor(carga). isso é ruim ate mais que espichar o motor pra terem uma ideia.

um amigo teve desgaste prematuro nos mancais por so ficar andando com marcha longa e baixo giro, resultado que começou bateçao. o bom é ficar entre 1800 a 3000 rpm que é a faixa cruzeiro e torque. e em marcha que o motor fique com retomadas sem perda de velocidade com o pedal constantemente apertado.
Responder