MÓDULO HEI EXTERNO

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
magaiver do tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: MÓDULO HEI EXTERNO

Mensagem não lida por magaiver do tubarão »

José Leal escreveu:
waldir escreveu:COY,

Eu coloquei um interruptor no cooler do Hei por que a temperatura ambiente está caindo e ficando entre 15 e 24ºC
Vou rodar uns tempos sem refrigeração forçada, somente com o dissipador aletado e o "ventinho" que entra pela churrasqueira e observar qualquer anomalia. Voltarei a ligar o ventilador assim que a temperatura ambiente subir mais que 28ºC(...)
Valdir, tudo bem?

Não seria interessante vc colocar um sensor de temperatura acionando o cooler? Por exemplo, tem o sensor de temperatura externa. Para o computador de bordo, o próprio equipamento joga 5V numa perna dele e da outra perna ele pega a voltagem e informa na tela. No caso, um circuitinho que vc poderia montar seria usando esse sensor + um varistor. Daí, jogando 12V numa perna do sensor de temperatura, enquanto a temperatura iria esquentando, o varistor iria liberando mais energia para o cooler girar.

galera desculpe me entrometer no assunto tenho uma duvida aki acho que vcs podem me ajudar, tenho uns dissipadores aki show de bola com encaixe do cooler
mais ai estou com duvidas aonde liga-lo? queria achar um pós contato!
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Cara faça um teste somente com dissipador de calor, usando pasta térmica na quantidade ideal, nas costas do distribuidor...

Já resolve o problema em muitos dos casos... No meu caso coloquei um dissipador de calor de uma CPU de computador, ficou 100% !

Abração !
magaiver do tubarão escreveu:
galera desculpe me entrometer no assunto tenho uma duvida aki acho que vcs podem me ajudar, tenho uns dissipadores aki show de bola com encaixe do cooler
mais ai estou com duvidas aonde liga-lo? queria achar um pós contato!
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
coy
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Ledo, fizemos varios testes que mostraram que na pratica se vc colocar o dissipador muito proximo ao motor, o dissipador perde sua real função e foi constatado que a melhor opção é longe do motor, no caso abaixo da churrasqueira (eu pretendo levar pra dentro do carro), nas paginas anteriores tem todos os testes.
Magaiver, pra ligar o cooler( pra mim a melhor opção) vc vai precisar de um multimetro pra identificar um pos chave.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Julio Cesar Ledo

Concordo coy a melhor solução é deixar na churrasqueira por exemplo... A temperatura de operação despenca mesmo !

Porém a instalação de um dissipador de calor (com pasta térmica) nas costas do distribuidor (aonde é plano) tende a remover o calor concentrado no HEI e passar para as aletas do dissipador, ajudando e muito a dissipar o calor tremendo em que o HEI é submetido...

Acredito que é melhor do que nada, sem falar que já vi pelo menos 3 monzas EFi com esse artifício técnico no distribuidor !

Abração COY !
coy escreveu:Ledo, fizemos varios testes que mostraram que na pratica se vc colocar o dissipador muito proximo ao motor, o dissipador perde sua real função e foi constatado que a melhor opção é longe do motor, no caso abaixo da churrasqueira (eu pretendo levar pra dentro do carro), nas paginas anteriores tem todos os testes.
Magaiver, pra ligar o cooler( pra mim a melhor opção) vc vai precisar de um multimetro pra identificar um pos chave.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
coy

Julio Cesar Ledo escreveu:
Porém a instalação de um dissipador de calor (com pasta térmica) nas costas do distribuidor (aonde é plano) tende a remover o calor concentrado no HEI e passar para as aletas do dissipador, ajudando e muito a dissipar o calor tremendo em que o HEI é submetido...

Acredito que é melhor do que nada, sem falar que já vi pelo menos 3 monzas EFi com esse artifício técnico no distribuidor !

Abração COY !
Ledo vou ter de descordar que o dissipador(com o hey instalado nele) instalado nas costas do distribuidor gere alguma baixa de tempetatura no hey, acredito mas que se existir alguma baixa seja pela maior circulação de ar ao redor do hey pois em condições originais ele fica dentro do distribuidor sem refrigeração.
Digo que o dissipador neste caso não influi em nada pois o mesmo neste caso vai receber a temperatura pasada pela carcaça do motor, desta forma o dissipador deicha de ser dedicado ao hey.
Abraços
MARCONI ALBERT
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Ledo,
concordo com o COY,

As medições de temperatura que efetuei e que foram mapeadas e estão nas primeiras paginas desta matéria demonstram que:

O modulo Hei confinado no distribuidor fica em média sob 80ºC por irradiação (se o arrefecimento do motor estiver funcionando plenamente para manter a temperatura ideal entre 90 a 95ºC); se a voltagem ultrapassar a tolerância (14,3V) será transformada em calor e adicionada ao que já dissipa de 12 à 14,3V, então hipoteticamente teríamos 80ºC + 10ºC ? + (10ºC ?) = 100... 110ºC

Dissipadores no entorno do distribuidor podem refrescar 2 a 3ºC ? por que a irradiação vem do cabeçote.

Se colocar o HEI com dissipador dentro do cofre, mesmo que fique à 60ºC ao ligar a ventoinha vai agregar calor no dissipador e este passará a 80ºC

Se colocar um cooler no dissipador dentro do cofre, ainda assim agregará temperatura, por que a ventoinha se sobrepõe ao cooler.

O ganho com a redução de temperatura dentro do cofre chega a ser insignificante, porém, pouco menor que 80ºC

Cuidando para que a voltagem não exceda a 14,3V e que o HEI seja de qualidade e com sorte que se deve ter com eletrônicos ele durará bastante no confinamento.

Modulo HEI externo dá uma sobrevida aos HEI de menor qualidade MTE e Ching Ling respeitados os fatores de Voltagem e de dissipação e ou curtos provocados.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Julio Cesar Ledo

Coy e Waldir obrigado pelas conclusões ....

Eu acredito no que vc´s comentaram e nos testes feitos neste tópico, mas tb acredito que um dissipador atrás do HEI vai ajudar a irradiar o calor excessivo armazenado nele para as aletas do dissipador...

Vejo vários dissipadores de calor de projetos eletrônico em ambientes quentes, cujo intuito é ajudar a remover o calor do dispositivo, e enviar o mesmo para as aletas do dissipador removendo o calor mais rapidamente...

Os primeiros processadores 386 e 486 para PC´s tinham apenas um dissipador de calor em cima do processador, para ajudar a irradiar o calor excessivo da CPU. Uso este mesmo conceito no HEI do monza....

Tenho as minhas próprias conclusões e levo em consideração certamente as de vc´s ! Este tópico é de extrema valia para entender e melhorar o sistema de ignição EFi...

Abraço a todos !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
coy

Ledo se a unica fonte de calor fosse o hey (neste caso) mas vc não tá conciderando a maior fonte de calor, no caso o motor, já que o dissipador tambem vai absorver o calor gerado pelo motor.
No exemplo que vc citou os processadores são a unica fonte de calor.
MARCONI ALBERT
Responder