4ª MANUTENÇÃO - FREIOS DIANTEIROS
Amigos MONZEIROS..... dando prosseguimento aos trabalhos, desmontei as rodas dianteiras para verificar a situação dos compomentes do sistema de freio e...... bingo!!!!!!!!. Toda vez que se desmonta algo em um carro com essa idade, não é de surpreender que se encontrem "algumas" coisinhas por fazer........ou, na pior das hipóteses, "por refazer", o que geralmente se torna bem pior. :smt021
Bom, o diagnóstico incial foi o seguinte:
*** DISCOS e PASTILHAS ainda em bom estado - ao que me pareceu - Contudo, como já havia uma pequena rebarba nas bordas dos discos, resolvi trocá-los e........considerando o pequeno investimento num jogo de pastilhas, considerei que valia a pena colocar novas também. Não disponho de paquímetro, motivo pelo qual não aferi a espessura dos discos....
*** FLEXÍVEIS de FREIO em estado lastimável e, salvo engano, por incrível que possa ser, parecem ser os originais de fábrica que vieram no meu querido Monza SL/E. Nas fotos mais adiante, algumas pistas sobre a data de fabricação ou, se estiver enganado, que os Amigos Monzeiros possam me corrigir.....ok Galera?
Bom, embora seja ilegal a manutenção de veículos em via pública, fiz a substituição na rua mesmo, em frente ao buteco do sr. João Lorena (por acaso, meu pai), já que resido em apto e não disponho de local adequado. Esclareço que não se trata de "economia de palito" pois, como a maioria dos Amigos deste fórum, também tenho paixão por fazer algumas coisas no meu carro. Sempre mandei os outros carros para oficinas ao realizar esse tipo de trabalho mas, se fosse para fazer sempre assim, ficava só com o 208 mesmo...não? Bacana é meter a mão na massa e se sujar um pouquinho, de quebra se ganha um pouco mais de conhecimento, mesmo porque eu nunca havia feito manutenção em sistemas de freio....item de extrema importância para a segurança própria de também de terceiros....nunca é demais lembrar. :smt069
Supervisionando os trabalhos contei com a ajuda do amigo Juninho (trabalha há mais de 15 anos com freios e suspensão na oficina do tio dele - SENNA Suspensão e freios). :smt023
Considerando que a idéia era apenas fazer uma limpeza e substituir os componentes danificados, comprei apenas o suficiente: 01 litro de querozene, 01 tubo de desengripante, panos de limpeza etc.... Gastei inacreditáveis duas tardes para fazer os dois lados do carro, sendo que, no segundo dia, as coisas fluiram bem melhor tendo em vista a "experiência" adquirida na primeira tarde....jejejejejejejejeeeee.
Já os componentes foram estes: discos, flexíveis e fluido de freio sistema VARGA....pastilhas de freio COBREQ. Também comprei os reparos da pinça, estes da marca 2MC, pois estava com tudo desmontado e não consegui encontrar originais....
Eis os parafusos da discórdia.....queria enfiar o dedo na goela e rasgar na hora que o vendedor me disse que cada joguinho desse custava R$ 55,00....com muito choro, e pagando em dinheiro, consegui comprar por 50,00 o jogo de cada pinça....Resultado: R$ 100,00 a mais de gastos inesperados...snif, snif, snif.... Bom, ao menos acho que agora não terei preocupação por um bom tempo com os freios dianteiros...
Vista geral da balança com bastante sujeira acumulada....só me esqueci de tirar as fotos depois da limpeza....mas fiz o trabalho com pincel e querozene, depois lavei com detergente neutro....ficou até razoável....rsrsrrsss
Se der um zoom na travessa inferior da balança dá pra ver uma saliência, tipo corcova, isso não é o formato da peça não..... é muuuuuita terra e areia que estavam acumuladas devido ao vazamento (que já foi reparado) na tampa do cárter....
Pinça de freio lado direito desmontada....dá pra ver que a coisa tá feia mesmo...rsrsrsssss. A vontade é de dar um banho químico, mas ficou só limpeza com querozene mesmo...
Peço desculpas por não ter tirado fotos das pinças depois da limpeza. Basicamente ficaram embebidas em querozene, retirei restos de areia e terra, lavei com jato forte de água e em seguida fiz nova limpeza com água e detergente neutro. Bom, as marcas do tempo continuam lá, mas já está bem melhor agora.
Eis a situação do kit de reparo da pinça........ do carajo....tive que gastar mais R$ 100,00 em dois kits paralelos. Rodei umas 10 lojas em Uberlândia atrás dos guarda-pó mas não encontrei em lugar nenhum.....!!!
Juninho metendo a mão na massa....o parafuso de centralização do disco está uma m..... bem torto mesmo mas, como já era noite, ficou instalado o mesmo. Depois vou providenciar um novo.
Oi Amiguinhos.......Eu sou o Gabriel, sou novo aqui no Monzeiros e tb neste mundão véio sem porteira.....jejejejejeee. Estou ajudando meu papai a melhorar a situação desse Monzinha...Mas pelo visto nós vamos ter muuuuuito trabalho pela frente....... Abraços a todos vcs...!!!
Vista geral desmontado disco e pastilhas, já na segunda tarde de trabalhos (07/10/2015)....servicinho para 2 horas e o cara gasta 2 dias....kkkkkkkkkkkkkk. Esse cavalete segura até 2ton e paguei R$ 64,00, o outro comprei (beeeeem) usado de FV e custou 20 dilmas....
Estado dos guias da pinça lado esquerdo....embora bem ruins estavam menos piores que os do lado direito mas, pela situação, não me surpreenderia se forem os originais do carro novo....jjejejejejeejjeejee. Troquei os 2 lados, por garantia.
Discos e pastilhas substituídos.....análise dos Amigos Monzeiros, por favor....
Situação do flexível lado direito....desculpem pela falta de foco na foto..... e mais ainda pela cacofonia, mil perdões...jejejejejeeee
Flexível marca METZELER........, essa foto ficou horrível..........repara não, é amador...rsrerresrsrsesessssssss
Acho que hoje os flexíveis tem a data de fabrição marcada na cinta de borracha, é isso mesmo? Seriam os de outrora (agora viajou na maionese....kkkkk) datados na parte superior pois, como disse antes, me parece que o flexível foi fabricado em 1989, ou seja, é o mesmo que veio no Monza quando 0km....?????
Disco e pastilhas lado esquerdo já montados....Só tive que apelar ao Juninho para sacar a parte superior de ambos os flexíveis, porque com a (falta de) experiência e com as ferramentas de que dispunha....apanhei feio e detonei as porcas tamanho 10 da parte de cima, mas não consegui retirar....quem sabe na próxima troca, daqui a 25 anos....kkkkkk
Flexível dianteiro lado esquerdo....coitado desse aí.........
Sinceramente Galera....fica difícil imaginar que se pode deixar uma peça tão barata durante tanto tempo sem troca. Olha que o carro esteve na minha família nos últimos 13 anos...hein....SEGURANÇA: Nota "0". Vai que o bagulho estoura de vez na rodovia...???????????
Este flexível, também METZELER, ao que me consta, foi fabricado em 10/01/1990.... é isso Amigos? Bate com a fabricação do carro, pois é ano/modelo 1990 e foi comprado no dia 30/01/1990.....
Feitas as contas, gastei o seguinte:
Discos de freio Varga, jogo de pastilhas Cobreq e fluído de freio DOT3 Varga: R$ 130,00 (U$ 37,14)
Jogo flexíveis dianteiros Varga------------------------------------------------------: R$ 36,00 (U$ 10,28)
02 kits de reparo do freio (guia da pinça)------------------------------------------: R$ 100,00 (U$ 35,00) ... de novo...vai ser caro assim no 5º dos infernos....kkkk
Querozene/material de limpeza------------------------------------------------------: R$ 25,00 (U$ 7,14)
Mão-de-obra Juninho------------------------------------------------------------------: R$ 40,00 (U$ 11,43)
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TOTAL DO INVESTIMENTO___________________________________________: R$ 331,00 (U$ 100,99)
Embora o ideal fosse fazer tb o freio traseiro.....a grana ficou curta....fica para setembro mesmo...
Críticas, sugestões, idéias....? estão abertos os trabalhos Monzeiros.....fiquem à vontade...!
Abraços a todos....Lourenço.