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Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Enviado: 29 Jul 2015, 14:06
por MLKDINO
Graaaaande DÉCO,

Obrigado Irmãozinho pelos coments.... Nem me fale em bagunça no tópico, o objetivo era mesmo obter opiniões dos Amigos Monzeiros sobre esse, penso, pequeno problema. Opiiões, críticas e sugestões sempre serão bem-vindas.... :smt023

Então, aqui no Triângulo Mineiro (cuja capital é Uberlândia...., né não R LOTT....? jejejejejeeeee, td bem, sei que vc nasceu em BH, mas como morou em URA, e como não gtemos nenhum uberabense aqui no fórum, então tenho que zoar vc mesmo....kkkkkkkkkkk) não temos GNV, o "Vicentão" é a álcool e, pela foto que vc ajudou a baixar, deu para perceber que a tampa do comando parece bem razoável....mas, como vc mesmo alertou, realmente não houve o desmonte do filtro anti-chamas.... :smt021 . Não sabia disso na época em que foi trocada a junta e o mecÂnico se ateve ao básico mesmo....afinal o carro não é dele, né....tá nem aí.... :smt018

Bom, a vareta do óelo é original do carro, tenho um controle semanal do nível, embora esse Monza rode bem pouco na minha mão (foram 1.300km em 6 meses), então, embora realmente tenha uma certa baixa...acho que vai ficar 1 ano até a próxima troca sem que seja necessário completar....jejejejeeeee :smt024

Grande abraço. Lourenço.

Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Enviado: 29 Jul 2015, 14:55
por MLKDINO
rodrigonomolas escreveu:Grande Lourenço...

Este ponto onde você tirou a foto me parece ser do retorno do Blow-by, ou seja, do tubo de retorna o excesso de pressão do carter p/ o sistema de admissão...
Antes de mais nada, deve-se analisar o combustível e o próprio óleo p/ saber se este "vapor de óleo" não é proveniente de um óleo com a validade (por km e/ou por tempo de uso) vencendo e/ou de um combustível de baixa qualidade.
Caso tudo esteja em ordem, o aumento da pressão do carter é um dos indícios de folga nos anéis, que deixa parte da pressão dos cilindros "passar" pelos anéis e ir ao carter.
Em raros casos, pode ser causado por um mau assentamento das válvulas também...
Mas, não é nada p/ se preocupar em demasia... não quer dizer que o motor do seu carro vai "abrir o bico" d uma hora p/ outra...
Um teste fácil e barato seria o teste de compressão (com o motor frio e com o motor quente)... aí você analisa cada cilindro baseado nos parâmetros de fábrica...

Abs

Graaaaaande RODRIGO,

Amigão....meu Monzão é álcool e somente abateço em postos Shell, Ipiranga ou BR, embora isso não seja garantia de bom combustível, o fato de nunca ter sido abastecido com outro tipo, tranquiliza um pouco porque o nível de contaminação no álcool é bem menor que na nossa "gazurina".....jejejejeje :smt021

O óleo não estava vencido, nem km nem por tempo....mas como não sou único dono, não posso garantir pelo passado, ok....embora acredite que sempre tenham sido feitas as trocas no tempo e sei que meu padrinho só utilizada óelo BR.....

Bom, considerando que o motor tem remotas chances de "explodir" na minha mão....jejejejejeee, como disse ao Lott, vou retardar um pouco essa desmontagem do blow-by......

Bacana sobre o teste de compressão.....vamos ver se até set/out sobra algum para realizar esse teste, porque tb estou querendo providenciar uma limpeza geral do carbura....o carro apresenta algumas falhas esporádicas em baixa rotação.... :smt017

Grande abraço Amigão.... Lourenço.

Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Enviado: 12 Ago 2015, 12:54
por MLKDINO
4ª MANUTENÇÃO - FREIOS DIANTEIROS

Amigos MONZEIROS..... dando prosseguimento aos trabalhos, desmontei as rodas dianteiras para verificar a situação dos compomentes do sistema de freio e...... bingo!!!!!!!!. Toda vez que se desmonta algo em um carro com essa idade, não é de surpreender que se encontrem "algumas" coisinhas por fazer........ou, na pior das hipóteses, "por refazer", o que geralmente se torna bem pior. :smt021

Bom, o diagnóstico incial foi o seguinte:

*** DISCOS e PASTILHAS ainda em bom estado - ao que me pareceu - Contudo, como já havia uma pequena rebarba nas bordas dos discos, resolvi trocá-los e........considerando o pequeno investimento num jogo de pastilhas, considerei que valia a pena colocar novas também. Não disponho de paquímetro, motivo pelo qual não aferi a espessura dos discos....

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*** FLEXÍVEIS de FREIO em estado lastimável e, salvo engano, por incrível que possa ser, parecem ser os originais de fábrica que vieram no meu querido Monza SL/E. Nas fotos mais adiante, algumas pistas sobre a data de fabricação ou, se estiver enganado, que os Amigos Monzeiros possam me corrigir.....ok Galera?
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Bom, embora seja ilegal a manutenção de veículos em via pública, fiz a substituição na rua mesmo, em frente ao buteco do sr. João Lorena (por acaso, meu pai), já que resido em apto e não disponho de local adequado. Esclareço que não se trata de "economia de palito" pois, como a maioria dos Amigos deste fórum, também tenho paixão por fazer algumas coisas no meu carro. Sempre mandei os outros carros para oficinas ao realizar esse tipo de trabalho mas, se fosse para fazer sempre assim, ficava só com o 208 mesmo...não? Bacana é meter a mão na massa e se sujar um pouquinho, de quebra se ganha um pouco mais de conhecimento, mesmo porque eu nunca havia feito manutenção em sistemas de freio....item de extrema importância para a segurança própria de também de terceiros....nunca é demais lembrar. :smt069

Supervisionando os trabalhos contei com a ajuda do amigo Juninho (trabalha há mais de 15 anos com freios e suspensão na oficina do tio dele - SENNA Suspensão e freios). :smt023

Considerando que a idéia era apenas fazer uma limpeza e substituir os componentes danificados, comprei apenas o suficiente: 01 litro de querozene, 01 tubo de desengripante, panos de limpeza etc.... Gastei inacreditáveis duas tardes para fazer os dois lados do carro, sendo que, no segundo dia, as coisas fluiram bem melhor tendo em vista a "experiência" adquirida na primeira tarde....jejejejejejejejeeeee.

Já os componentes foram estes: discos, flexíveis e fluido de freio sistema VARGA....pastilhas de freio COBREQ. Também comprei os reparos da pinça, estes da marca 2MC, pois estava com tudo desmontado e não consegui encontrar originais....
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Eis os parafusos da discórdia.....queria enfiar o dedo na goela e rasgar na hora que o vendedor me disse que cada joguinho desse custava R$ 55,00....com muito choro, e pagando em dinheiro, consegui comprar por 50,00 o jogo de cada pinça....Resultado: R$ 100,00 a mais de gastos inesperados...snif, snif, snif.... Bom, ao menos acho que agora não terei preocupação por um bom tempo com os freios dianteiros...
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Vista geral da balança com bastante sujeira acumulada....só me esqueci de tirar as fotos depois da limpeza....mas fiz o trabalho com pincel e querozene, depois lavei com detergente neutro....ficou até razoável....rsrsrrsss
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Se der um zoom na travessa inferior da balança dá pra ver uma saliência, tipo corcova, isso não é o formato da peça não..... é muuuuuita terra e areia que estavam acumuladas devido ao vazamento (que já foi reparado) na tampa do cárter....
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Pinça de freio lado direito desmontada....dá pra ver que a coisa tá feia mesmo...rsrsrsssss. A vontade é de dar um banho químico, mas ficou só limpeza com querozene mesmo...
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Peço desculpas por não ter tirado fotos das pinças depois da limpeza. Basicamente ficaram embebidas em querozene, retirei restos de areia e terra, lavei com jato forte de água e em seguida fiz nova limpeza com água e detergente neutro. Bom, as marcas do tempo continuam lá, mas já está bem melhor agora.
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Eis a situação do kit de reparo da pinça........ do carajo....tive que gastar mais R$ 100,00 em dois kits paralelos. Rodei umas 10 lojas em Uberlândia atrás dos guarda-pó mas não encontrei em lugar nenhum.....!!!
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Juninho metendo a mão na massa....o parafuso de centralização do disco está uma m..... bem torto mesmo mas, como já era noite, ficou instalado o mesmo. Depois vou providenciar um novo.
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Oi Amiguinhos.......Eu sou o Gabriel, sou novo aqui no Monzeiros e tb neste mundão véio sem porteira.....jejejejejeee. Estou ajudando meu papai a melhorar a situação desse Monzinha...Mas pelo visto nós vamos ter muuuuuito trabalho pela frente....... Abraços a todos vcs...!!!
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Vista geral desmontado disco e pastilhas, já na segunda tarde de trabalhos (07/10/2015)....servicinho para 2 horas e o cara gasta 2 dias....kkkkkkkkkkkkkk. Esse cavalete segura até 2ton e paguei R$ 64,00, o outro comprei (beeeeem) usado de FV e custou 20 dilmas....
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Estado dos guias da pinça lado esquerdo....embora bem ruins estavam menos piores que os do lado direito mas, pela situação, não me surpreenderia se forem os originais do carro novo....jjejejejejeejjeejee. Troquei os 2 lados, por garantia.
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Discos e pastilhas substituídos.....análise dos Amigos Monzeiros, por favor....
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Situação do flexível lado direito....desculpem pela falta de foco na foto..... e mais ainda pela cacofonia, mil perdões...jejejejejeeee
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Flexível marca METZELER........, essa foto ficou horrível..........repara não, é amador...rsrerresrsrsesessssssss
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Acho que hoje os flexíveis tem a data de fabrição marcada na cinta de borracha, é isso mesmo? Seriam os de outrora (agora viajou na maionese....kkkkk) datados na parte superior pois, como disse antes, me parece que o flexível foi fabricado em 1989, ou seja, é o mesmo que veio no Monza quando 0km....?????
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Disco e pastilhas lado esquerdo já montados....Só tive que apelar ao Juninho para sacar a parte superior de ambos os flexíveis, porque com a (falta de) experiência e com as ferramentas de que dispunha....apanhei feio e detonei as porcas tamanho 10 da parte de cima, mas não consegui retirar....quem sabe na próxima troca, daqui a 25 anos....kkkkkk
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Flexível dianteiro lado esquerdo....coitado desse aí.........
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Sinceramente Galera....fica difícil imaginar que se pode deixar uma peça tão barata durante tanto tempo sem troca. Olha que o carro esteve na minha família nos últimos 13 anos...hein....SEGURANÇA: Nota "0". Vai que o bagulho estoura de vez na rodovia...???????????
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Este flexível, também METZELER, ao que me consta, foi fabricado em 10/01/1990.... é isso Amigos? Bate com a fabricação do carro, pois é ano/modelo 1990 e foi comprado no dia 30/01/1990.....
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Feitas as contas, gastei o seguinte:

Discos de freio Varga, jogo de pastilhas Cobreq e fluído de freio DOT3 Varga: R$ 130,00 (U$ 37,14)
Jogo flexíveis dianteiros Varga------------------------------------------------------: R$ 36,00 (U$ 10,28)
02 kits de reparo do freio (guia da pinça)------------------------------------------: R$ 100,00 (U$ 35,00) ... de novo...vai ser caro assim no 5º dos infernos....kkkk
Querozene/material de limpeza------------------------------------------------------: R$ 25,00 (U$ 7,14)
Mão-de-obra Juninho------------------------------------------------------------------: R$ 40,00 (U$ 11,43)
___________________________________________________________________________________________
TOTAL DO INVESTIMENTO___________________________________________: R$ 331,00 (U$ 100,99)

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Embora o ideal fosse fazer tb o freio traseiro.....a grana ficou curta....fica para setembro mesmo...

Críticas, sugestões, idéias....? estão abertos os trabalhos Monzeiros.....fiquem à vontade...!

Abraços a todos....Lourenço.

Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Enviado: 12 Ago 2015, 16:54
por jesuino b ferreira
porque nao procurou pelo reparo da pinça :smt017

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fonte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... kadett-_JM

nao vinha os parafusos,mas ficava bem mais barato.
depois ve o preço ai na sua cidade dele.
mas o trampo ficou de primeira.
fiz no meu tem uns 03 anos e ate hoje nem olho para as rodas.

um abraço meu amigo :smt023

Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Enviado: 13 Ago 2015, 10:25
por MLKDINO
Graaaaande JESUÍNO,

Amigo, obrigado pelos comentários e tb pela sugestão.

Então...foi como disse no início da postagem: algumas coisas a gente só descobre no momento de desmontar.... foi o que sucedeu, eu estava com o carro em cima dos cavaletes, na rua, já no fim da tarde....fui a vários lugares e não encontrei somente o guarda-pó, então tive que chiar no conjunto completo. :rock:

Uma pena porque os parafusos me parecem ser os originais e estão em perfeito estado....de qualquer maneira seguem devidamente guardados para, se necessário, serem novamente utilizados. Mesmo porque o kit paralelo, apesar da boa qualidade, tem a cabeça do parafuso levemente mais estreita que o original, fato este que causa um certo atrito no momento da montagem, uma vez que, como vc viu, é necessário segurara a cabeça interna para apertar a parte externa do guia da pinça, pois a chave tem espessura maior que o espaço entre os dois parafusos.... Enfim, peça mal projetada ou economia porca do fabricante... :smt021 :smt021

Bom, resta como consolo o fato de que, assim como o seu, agora tá tudo zero bala....jejejejejeeee. Como ando bem pouco no carro, acho que vai durar mais alguns anos... :lol: :lol:

Abração. Lourenço.

Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Enviado: 13 Ago 2015, 13:36
por DÉCO
.
O serviço ta perfeito e de primeira, mas dava pra economizar um pouco :

Discos " aparentemente " originais, apesar de gastos,(pelo menos 2mm) aparentam suportar um " passe " e continuarem dentro dos padroes de segurança, porem o passe custa quase o preço de um disco novo de boa marca (como este varga, otima marca) !
Pastilhas usadas por muito pouco tempo, semi novas, ainda rodariam muuuuuuuito
Guarda os discos e as pastilhas, ou c nao quiser guardar, disponibiliza aqui como doaçao.
Eu fiz pessoalmente este mesmo serviço que vc a pouco tempo, troquei discos, pastilhas e flexiveis, na epoca tinha intençao de comprar a pinça do vectra usada e instalar(plug and play) os discos maiores, porem na epoca com as rodas originais 13" , nao ia dar, entao optei por deixar medida original, e vc nao sabe da maior . . . um mez depois " caiu no meu colo " estas rodas do Vectra GSI catavento 15" que seriam compativeis com disco maior :smt021 , mas tudo bem.

No reparo da marca Controil (foi o que usei) ja vem os guarda pós dos eixos da pinça,(como o Jesuino falou) que tem que ser limpos e adicionado graxa dentro do guarda pó :

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Nao entendi pq vc trocou os eixos da pinça , tava torto ou danificado ?

Peraí . . . vc nao trocou o reparo do embolo ? (o citado reparo que vem com o guarda po do eixo, guarda po do embolo e anel do embolo) :Embolo = pistao do freio .

Imagem ilustrativa do embolo da pinça de freio muito parecido com do nosso Monza :

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Nao estou dizendo que no seu caso vai acontecer, mas teria que trocar o reparo sim, a unica vez que mexi e nao troquei, foi serviço jogado fora, inclusive foi exatamente o que aconteceu, nao troquei e depois de algum tempo começou a vazar oleo pelo guarda pó do embolo, tive que desmontar a pinça de novo, limpar o alojamento do embolo (tava cheio de tipo uma " lama " , no fundo) , depois disso ficou show .
Voce vai precisar ficar olhando de vez em quando la na pinça c nao aparece um " melejado " no guarda po do êmbolo, mesmo c tiver vazando nao vai aparecer imediatamente, apesar do guarda po do embolo ser fabricado pra nao entrar pó ele consegue "segurar" um possivel oleo que venha a vazar por algum tempo, depois que vai aparecer " melejado " .
Olha só, a experiencia em " quebrar a cabeça " por fazer manutençao no meu carro sem perguntar aqui sobre detalhes e macetes, me ensinou da PIOR maneira possivel que é sempre é sensato perguntar aqui sobre qq manutençao que va fazer , antes de fazer , fica a dica :smt023

Vc " poderia " ter aproveitado que ia ter que sangrar mesmo e ter trocado o fluido de freio por DOT 4 que é superior,(e praticamente mesmo preço) o DOT 5.1 é imcompativel com nosso sistema (DOT 5.0 nao serve para nosso carro) . (assuntos amplamente discutidos aqui no forum) .

Os flexiveis aparentam ser originais sim :D , as vezes em peças originais encontramos datas anteriores ao ano do carro, bem normal por motivo de a peça ser adquirida pelo fabricante, antes da " construçao " do seu carro .
Fiz a besteira de colocar flexiveis de ma qualidade :smt021 (era visivel a ma qualidade do acabamento), resultado, tem pouco tempo e ja ta estragando a borracha superficial dele . . . c imagina o seu levou uns 23 anos pra começar a estragar, o meu paralelo de baixa qualidade ja ta aparentando problemas com menos de 2 anos ! (o que nao é seu caso que usou produto de boa qualidade)

abraço

Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Enviado: 13 Ago 2015, 14:41
por MLKDINO
Grraaaaaaande DÉCO,

Amigo, mto obrgado pelas sugestões e comentários. São sempre mto úteis na busca pela melhoria dos nossos carangos....

Puxa vida....deu azar de não ter comprado logo as pincas do Vectra né.... mas tb quem diria que na sequencia iria ter as "cata-vento" na sua mão... :?:

Bom, realmente as pastilhas ainda estão bem mais de meia-vida mas, como teria mesmo que trocar os flexíveis, resolvi fazer logo o conjunto completo. Os discos tem um pequeno ressalto nas bordas, entretanto, concordo contigo que segurariam bem um "passe". Por outro lado, encontrei novos por um preço bem em conta (100 o jogo). Todas as peças substituídas estão comigo, vou pensar ainda sobre o que fazer com elas....(talvez guarde como souvenir...kkkkk)

Só o que fud... foi o kit de reparo do eixo da pinça....como disse antes, não achei mesmo para comprar só as borrachas, porque meus parafusos estão em ótimo estado mas....tendo comprado o jogo completo achei que não fazia sentido usar guarda-pó novo com parafusos antigos... :smt017

Fluido DOT3: optei por ser a recomendação da GM e, mais que isso, meses atrás retirei do carro uma trava carneiro inoperante e, como consequência, tive que fazer a sangria de todo o sistema, uma vez que esse antifurto funciona acoplado ao fluido de freio. Assim, como não haveria a necessidade de sangria na traseira, fui de DOT3 mesmo, porque foi este o utilizado na sangria anterior....apenas completei o nível porque o fluido anterior tinha só 3 meses de uso.... :o

Foi mal.....rsrsrsrsrsrsssss. Realmente concordo contigo sobre as consultas aos colegas monzeiros.... O reparo do Êmbolo não foi trocado mesmo, apenas foi feita limpeza deles. Garoto, tava na correria pra terminar o trampo e tal.... Bom, tá anotada a dica e, como agora já manjei um pouco de como fazer, espero em breve desmontar as pincas para "re"fazer essa parte do serviço. Muito útil sua sugestão.... como sempre, aliás...!!! :oops: :oops:

Grande abraço . Lourenço.

Re: Da roça p/ cidade - MONZA SL/E 1.8 1990 - Mais fotos

Enviado: 13 Ago 2015, 16:49
por DÉCO
.
Torço de coraçao pra nao ter que abrir de novo pra trocar os reparos do êmbolo,(anel) talvez o que te favoreça seja a pastilha que tava nele ser semi nova, vou explicar pq :

Quando a gente troca pastilha gasta, tem que "voltar" o embolo para acomodar a patilha nova (mais alta) , entao o êmbolo passa a trabalhar em um lugar que nao trabalhava antes e muitas x a camisa ta meio suja ou oxidada neste " novo " local, causando um vazamento no anel (de borracha) do êmbolo, foi isso que aconteceu comigo, a minha camisa do êmbolo tava suja, levemente oxidada (resolvi com bom-bril pra nao riscar ela) e tambem estava louco pra ver o carro rodando logo.
Li no seu topico sobre sua dificuldade de local apropriado para manutençao e etendo . . .
Nao tem que c desculpar por nada cara, a gente vai pegando o jeito aos poucos, eu te falo que apanhei pra car... antes de entender a importancia da consulta sobre os macetes e dicas sobre as manutençoes.
Outro exemplo : ha pouco tempo tbm troquei o kit amortecedor do meu (sei que vc leu no meu topico o ocorrido) e antes eu NAO SABIA que batente tem lado pra instalar, e com o video do Eduardo Saura aprendi isso, resolvi um problema recorrente do meu carro de dar uns "estalos" quando esterçava o carro parado, acabaram os estalos

Tamu junto. sempre que puder dou minha opiniao , e quero a sua tambem, sempre que puder, e nunca ache que vou pensar que é bobagem uma dica sua, TODAS sao bem vindas, preciso de ajuda pra cada dia aprender mais e vc ja viu o tamanho da generosidade da galera daqui do forum, ajudam mesmo.

abraço