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Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Abr 2015, 14:38
por Rafaelo
500EF escreveu:O 5.1 não tem este problema. É o que uso no monza véio... ;)
é glicol com os 3 e 4. ele absorve umidade :smt023

Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5)
fonte: http://www.scooterclube.com.br/index.ph ... para-freio

o unico que nao é glicol é o 5 que é silicone.

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Abr 2015, 15:58
por 500EF
Sim. E é também o único que não deve ser usado em qualquer carro... rsrsrs

Em carros de uso civilizado, DOT 4 já segura legal (f#!@ é a blazer, que veio com DOT3 de fábrica...).

Só no monza que eu optei pelo 5.1 pelo ponto de ebulição mais alto. ;)

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Abr 2015, 16:22
por Rafaelo
o DOT 5 ja consultei com os engenheiros posso por no meu sistema sem problemas. alias é fluido de freio e nao vazelina liquida rsrsrs. consultei a TRW e a bosch

os carros nao sai com eles de fabrica devido o alto valor paguei apenas 30,00 em quanto o DOT 3 ou 4 que sai de fabrica é bartinho. multiplicam pelos milhares de carros e vao ter um custo absurdo :smt023 e tem outra, isso nao faz estragar o sistema por tanto baixa produtividade na geração de autopeças e reposição. simplesmente nao é negocio pra eles.

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Abr 2015, 16:32
por 500EF
Lembro de ter lido em algum lugar que exército americano usa dot 5. Não sei se é verdade ou coisa de net.

Edit: Não achei muita especificações técnicas (só páginas de wikipedia... aí não vale...) sobre fluidos de freios.

Estas aqui são do fabricante Millers Oils:

Silicone Brake Fluid (DOT 5)

Silicone based DOT 5 was originally introduced to give higher
temperature performance over glycol DOT 4. Silicone fluid also
has other advantages, it does not damage paintwork and it does
not absorb water. However, silicone fluid is a poor lubricant and
does not lubricate ABS pumps as well as PAG fluids. It is also more
compressible than PAG fluids, which can result in a sluggish or
spongy pedal. It therefore requires special design considerations
in braking systems. Further, because it does not absorb water,
any water remains as globules, which can pool in low spots in
the system and cause corrosion. This water can vaporise when
heated under heavy braking giving a disastrous effect on braking
efficiency.

DOT5 fluids are not recommended for motor sport applications.

Traduzindo os pontos principais:

- DOT 5:
- Foi introduzido inicialmente para obter ponto de ebulição mais alto que os DOT4
- Não danifica a pintura do carro
- Não absorve água
- Tem menor poder de lubrificação para a "bomba" do ABS
- É mais compressível e por isso pode deixar o pedal "esponjoso"
- Como não absorve água, gotículas podem ficar paradas em pontos no sistema e causar corrosão destes pontos
- Estas gotículas podem evaporar com um uso mais severo do sistema de freios e causar efeitos desastrosos.
- Não é indicado para veículos de competição

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Agora o 5.1 do mesmo fabricante:

Poly Glycol Brake Fluids (DOT 3, 4 and 5.1)
Glycol based DOT 4 fluid is the current mainstream brake fluid, and
you will see that the specification is considerably better than DOT
3 which it replaces. DOT 5.1 has higher specification still and is for
fast road and occasional track day use.


Suas especificações são consideravelmente melhores que as do DOT 3. É indicado para carros de rua velozes ou uso eventual em trackdays.

http://www.millersoils.co.uk/pdf/automo ... _Fluid.pdf

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Outro fabricante, que fornece para reposição em motoca americana:

Heavy Duty
Heavy Duty DOT 5 Silicone Brake Fluid
Designed to surpass all DOT 5 specifications and requirements, Heavy Duty DOT 5 is the ideal brake fluid for all Harley® motorcycles specifying a DOT 5 fluid — but it’s better, because this fluid beats spec in every way. It meets full OEM requirements, and should be used according to manufacturer’s instructions. Do not use when a DOT 5.1 or DOT 4 fluid is specified! Non-hygroscopic, it will not absorb water; it will not harm painted surfaces, and it is formulated specifically for Harley® and Big Twin applications.


http://www.spectro-oils.com/heavy-duty- ... ake-fluid/

O DOT5 é usado nas motos harley davidson. Não agride a pintura e não absorve água. Não deve ser usado em veículos onde seja especificado DOT4 ou 5.1 pelo fabricante.

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MOTUL - DOT 5.1

Além das mesmas coisas que já foram especificadas aí em cima, fala que pode ser utilizado em veículos com ABS e que não agride as vedações do sistema.

Procurei DOT 5 deles e não achei nada

https://www.motul.com/system/product_de ... 1335380510

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Abr 2015, 17:07
por Rafaelo
é verdade. esse foi especialmente desenvolvido pra linha militar nos anos 70 me parece, depois foi adotado pra poucos carros, devido o custo(e carros que nao sao produzidos em massa). como a base dele é silicone nao mancha ou descasca a pintura como o a base de glicol. e tao pouco absorve agua pq é um repelente como agente sabe... entao eles usaram no exercito em navios especialmente onde tem muita umidade.

no meu caso como é tudo novo, linhas, flexivel, reparo de pinça, cilindro mestre novo, servo freio,reservatorio, ou seja é tudo como se tivesse saido da fabrica DOT 5 ae sim vale apena. mas pra sistema que ja estao em uso com a linha glicol, e o sistema sujos nao é bom nem pensar em usar. segundo o engenheiro da TRW(na qual eu disse que tinha um vectra 2010 kkkkkkk pra facilitar a conversa) não pode misturar glicol com silicone, teria que lavar muito bem segundo eles, e falar nisso é melhor deixar quieto pra nao soltar ferrugem. ja no da bosch eu pedi informaçao do hidraulico do ABS 8.0 se os solenoides seguram, tudo aprovado e permitido.

sao poucos fabricantes acho que so a varga tem a patente, la fora deve ter outras empresas, oque limita as montadoras de recomendar ele... ainda tem esse agravante que esqueci de comentar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -varga-_JM

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Abr 2015, 22:10
por Fariaswolf
o loco!!! o dot 5 então é silicone???? partiu!

e por ser silicone, tende a lubrificar mais o sistema, e deixar o pedal mais macio, ou nada a ver?

galera, uma dúvida que estou pra perguntar pra vcs todos faz dias:

na montagem dos periféricos (bomba da DH, alternador, suporte desses dois, cabeçote, coletor de admissão)

qual é a sequencia de montagem?

eu lembro que é muito enjoado de montar o coletor de admissão no monza com tudo no lugar, certo? tanto que pra retirar o cabeçote dessa vez, tive que retirar tudo junto (cabeçote + coletor presos)

então pra montar eu faço igual, cabeçote e coletor na bancada torqueado, e coloco os dois de uma vez?

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Abr 2015, 23:21
por DÉCO
.
MAIS DE NOVO FARIAS !!

C NAO BAIXOU O MANUAL? !!

VOU FALAR NADA . . . .

KKKKKKKKKKKKK

tamo junto !

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Enviado: 13 Abr 2015, 23:59
por Rafaelo
sim, ele desliza bem melhor o freio fica mais suave, é tudo de bom o DOT 5. o unico inconveniente que ele é translucido devido o silicone. fica meio que ruim ver o nivel, fora isso perfeito!

coloca montado pelo menos o da admissao, é ate mais facil pra sentar o cabeçote. eu fiz isso no meu, é chato de mais montar o coletor no carro, perde muito tempo. vem com ele montadinho. so tira o escape pq tu nao vai conseguir devido o peso e nao faz sentido algum deixar o escape montado.