Fariaswolf escreveu:o fluido DOT 5 em silicone o cara da loja de óleo disse que não vou encontrar mais, mas é balela dele acho.
varga ainda produz e não acho que vai acabar, a stock usa.
Fariaswolf escreveu:outra coisa, o rafaelo me disse pra usar graxa de aluminio nos parafusos do cabeçote, mas aqui na cidade não existe ou não sabem o que é. a graxa que veio com as coifas, ela é prateada e bem levinha, posso usar isso?
pode, so nao deixa seco.
Fariaswolf escreveu:acho que amanhã o cabeçote ja é torqueado no bloco, não tenho certeza ainda. preciso fazer algum teste pra ver se o pistão bate em valvula, algo assim?
ate onde lembro nao bate nao...
Fariaswolf escreveu:pelo que entendi então quando for ligar, praticamente começamos com um ponto abaixo de 10º, pressão normal, e o CO2 tentando manter a estequiometria, e depois vai subindo o ponto até 10º, sem passar disso?
vlw Farias, entao o video é ilustrativo nao é aplicado... tu tem que deixar o avanço de fabrica 10 inicial + ECU. ate pela tua taxa 14:1 não mexa nisso, apenas verifica se esta em 10° isso é vital no teu caso. e depois mexa na mistura e pronto!
Fariaswolf escreveu:
mas isso também varia de motor, não é? por ex. o meu poder aguentar mais avanço sem grilo, pode acontecer isso?
agora é certeza que ele vai aguentar menos avanço devido a tua taxa.
quanto mais alto a taxa menos ponto tem que por pra nao grilar. ou é uma, ou é outra. ambas juntas da problema :smt023
Fariaswolf escreveu:e quanto a pressão, quanto deve ser, 2bar padrão mesmo ou mais?
comprei hoje ISA 556, e fluido da DH, e pedi tbm pra loja de lubrificantes, o tal do DOT5 vargas. perguntei 15 vezes, é dot 5 de silicone? sim.... é.
beleza, manda pra ca.
depois de receber, fui conferir, e olhei a lata, era o 5.1.
blz já fiquei ..., subi pra ligar pro cara da loja, quando olhei bem o frasco, e reparei que a tampa do frasco, no lacre, tava cortado.....
eu ja tinha comprado varios frascos de dot4, e me lembrava do lacre dele.
coloquei a tampa virada na palma da mão, pressionei com força, e girei. tirei a tampa sem danificar o lacre. olhei lá dentro, cor? azulado.
coloquei a tampa de volta, peguei meu dinheiro de volta e devolvi.
eles devem ter achado esse frasco de dot 5.1 no lixo, ou então, pegaram realmente um 5.1, colocaram no carro deles, mas antes foram cuidadosos em cortar o lacre com uma navalha pra ele permanecer no lugar, colocaram algum dot 3 fuleiro, e venderam.
por isso eu sempre digo, essa cidade tá condenada. uma loja própria de óleo, grande, fazendo isso.
até tirei foto pra vcs verem.
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ajuda do dia: quando desmontei as travessas, tirei tbm a barra estabilizadora.
já sabem né? é tão grande a m... assim? ou é reparavel? pq peguei ela na mão, olhei, olhei... e pelo visto ela só entra no lugar se tirar o coxim traseiro. é isso mesmo?
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Rafaelo,
pode deixar, primeiro ponto, dps mistura e pressão.
tu podia fazer mais uns videos, é interessante ver a MS trabalhando e vc programando ela.
tem um cara aqui na cidade, ele foi e voltou do japão, quando ficou lá, aprendeu a fabricar a MS de cabeça... então ele sabe fazer uma MS em poucas horas e te entrega ela pronta e montada. 1.2k modelo 3.1 acho.
tá valendo? será que rola por uma MS no meu motor do jeito que tá, e depois dar um upgrade pra cabeçote F3 + coletor?
ainda bem que tu comprou o 5.1 pq o 5 tu teria que lavar todo o sistema e poderia ate da problema por ser sistema usado...
pq tu comprou esse lubrificante tao defasado? isa 556...... existe oleo pra caixa muitos melhores que ele e de classificaçao atual :smt023 bom agora foi...... eu comprei pro meu da petrobras semi sintetico multiviscoso 75 a 90W, muito superior a esse oleo antigo mineral dos anos 80. oleo de transmissao tb evolui com o tempo. seria o mesmo que tu usar oleo de motor da decada de 80(classificaçao). mas deixa pra proxima.
nossa isso sim é fazer sacanagem com o consumidor, e eu que to com 2 objetos dos correios pra denuncia! ta tudo assim, virado quem bost-a
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Fariaswolf escreveu:Rafaelo,
pode deixar, primeiro ponto, dps mistura e pressão.
tu podia fazer mais uns videos, é interessante ver a MS trabalhando e vc programando ela.
posso fazer, escolha um tema se der eu faço. hoje mesmo programei a parte da carga inicial(alta carga de 90 a 95 kpa de curta duração 400ms) mas ja ta pra ter uma base de acerto inicial, tb fiz teste com o senso knock sensor e com o osciloscópio, e coloquei 12 +35° na lenta com ele a 100°C e nada de batida, entao o meu com apenas 12 + 17° sem problemas como ja tinha previsto e testado. alias, montei o modulo KS que a MS tem a disposiçao. tudo perfeito, so nao filmei pq tava bem atarefado.
Fariaswolf escreveu:
tem um cara aqui na cidade, ele foi e voltou do japão, quando ficou lá, aprendeu a fabricar a MS de cabeça... então ele sabe fazer uma MS em poucas horas e te entrega ela pronta e montada. 1.2k modelo 3.1 acho.
tá valendo? será que rola por uma MS no meu motor do jeito que tá, e depois dar um upgrade pra cabeçote F3 + coletor?
certamente ele projetou uma ECU OEM com base na MS 3.0 eu tb pretendo fazer isso, mas nao agora pq to cheio de coisa pra fazer.
sim vale apena, mas peça mais detalhes, site, documentos, etc. é preciso ver o hardware e o software pra ver como é e se aplica ao teu hardware original EFI.
como falo pra todos aqui, se quer mesmo aprender como um motor funciona, como os engenheiros da area programam um motor virgem, de como é feito ajustes, e o melhor aproveitamento. compre uma MS e vai treinar e ler menos revistinha quatro rodas e Dr carro. :smt023
O 5 é indicado para motos. Até funciona perfeitamente em carros, mas tem que ser instalado em um sistema novo, que nunca recebeu DOT 3, 4 ou 5.1.
Se o sistema for usado/velho, precisa lavar muito bem.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Rafaelo, já te respondo, só vou tomar um bnaho pq to sujo de chão.
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Ricardo, comprei o 5.1 hoje, dessa vez lacrado mesmo!
fui colocar a bomba d'agua, mas ela tem um tipo de aba lateral, essa aba ai que tensiona a poli-v, ou não precisa mais de tensão? que posição eu coloco a bomba?
tive que soltar o coxim traseiro do bloco, e desparafusar as travessas pra colocar a barra estabilizadora. mas ja está tudo no lugar e tudo torqueado.
só falta saber a posição da bomba d'agua, e ai ja coloco a bomba de óleo, fecho o carter, já coloco óleo nos furos de cima e monto o cabeçote.
* não precisa por oleo mais por cima, so ponha agora com o cabeçote devidamente selado e torqueado, pq se meter oleo la pode nao grudar a junta que é colante por pressao e calor.
* a aba serve pra bater quando nao sai ou fazer uma alavanca.
comprei dot 5 e me mandaram dot 5.1 acredita? mesma coisa, pqp, so que o meu venho lacrado a tampa dentro e fora. vo meter esse mesmo e ja era, to sem saco mais pra compra coisa da net. daqui um ano compro o correto compro 2 pra lavar o sistema e ja vou ter a maquina de vacuo pra freio.
se bem me lembro seu carro não é 95 ou 96, então o tencionamento correto da CD se faz ajustando a bomba.
fui colocar a bomba d'agua, mas ela tem um tipo de aba lateral
Pelo que entendi vc esta falando da aba que serve como referencia (pra base de posição inicial de tencionamento) se vc reparar no bloco tem uma marca( uma aba proximo as 03 roscas de parafusos que fixa o alternador), para fixar a bomba em definitivo vc vai ter de estar com a CD ja no local (e tencionada).
Como vc tirou a bomba e não marcou um ponto de referencia para a tenção de sincronismo da CD o ideal é montar as polias, apontar a bomba (deixe ela livre para movimentar) colocar a polia do vira no ponto correto( conferir se o 1º pistão esta em cima), colocar polia do comando em seu ponto (alinhado com a marcaçao da capa da CD e conferir se neste momento o rotor esta apontando para o cabo da primeira vela), colocar o tensor no lugar porem encolhido( ele tem dois furos para travar ele encolhido) e colocar a CD, neste momento vc vai regular o tencionamento da CD pela bomba d'agua, quando encontrar o ponto de tenção correta aperte a bomba e solte a trava do tensor da CD, depois confira se não "estrangulou" a correia (não pode estar totalmente esticada tem de ter uma folga de 2 mm) marque o local correto da bomba. Retire a bomba novamente coloque seu anel de vedação e passe vaselina antes de montar em definitivo.
Ou seja a bomba d'agua vai ser uma das ultimas coisas a se montar.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
ainda bem que tu comprou o 5.1 pq o 5 tu teria que lavar todo o sistema e poderia ate da problema por ser sistema usado...
pq tu comprou esse lubrificante tao defasado? isa 556...... existe oleo pra caixa muitos melhores que ele e de classificaçao atual :smt023 bom agora foi...... eu comprei pro meu da petrobras semi sintetico multiviscoso 75 a 90W, muito superior a esse oleo antigo mineral dos anos 80. oleo de transmissao tb evolui com o tempo. seria o mesmo que tu usar oleo de motor da decada de 80(classificaçao). mas deixa pra proxima.
cara, qual óleo então é bom pro cambio? teria que ser um mais moderno tipo qual, um SAE90, ou aqueles 75w90, por ai?
aqui a coleção:
posso fazer, escolha um tema se der eu faço. hoje mesmo programei a parte da carga inicial(alta carga de 90 a 95 kpa de curta duração 400ms) mas ja ta pra ter uma base de acerto inicial, tb fiz teste com o senso knock sensor e com o osciloscópio, e coloquei 12 +35° na lenta com ele a 100°C e nada de batida, entao o meu com apenas 12 + 17° sem problemas como ja tinha previsto e testado. alias, montei o modulo KS que a MS tem a disposiçao. tudo perfeito, so nao filmei pq tava bem atarefado.
tu sabe que eu vou pedir pra vc medir a pressão do oleo, na primeira partida do dia, e depois com ele quente. nem é por causa da bomba ou a bomba original, é pra saber quanto dá nessas condições, com o mesmo óleo que o meu.
tem como medir a temperatura do óleo tbm em temperatura de operação?
certamente ele projetou uma ECU OEM com base na MS 3.0 eu tb pretendo fazer isso, mas nao agora pq to cheio de coisa pra fazer.
sim vale apena, mas peça mais detalhes, site, documentos, etc. é preciso ver o hardware e o software pra ver como é e se aplica ao teu hardware original EFI.
como falo pra todos aqui, se quer mesmo aprender como um motor funciona, como os engenheiros da area programam um motor virgem, de como é feito ajustes, e o melhor aproveitamento. compre uma MS e vai treinar e ler menos revistinha quatro rodas e Dr carro. :smt023
ae sim tu vai estar num nivel respeitável.
total apoio
vou pedir o contato dele, e tirar informações, e posto aqui!
vc nao me disse se roda uma MS no meu carro do jeito que tá, só pra ter até ter um upgrade de coletor, cabeçote e ignição.
RicardoDS escreveu:Amigo, utilize o DOT 5.1.
O 5 é indicado para motos. Até funciona perfeitamente em carros, mas tem que ser instalado em um sistema novo, que nunca recebeu DOT 3, 4 ou 5.1.
Se o sistema for usado/velho, precisa lavar muito bem.
Ricardo, como disse, já comprei o DOT 5.1 mesmo!
obrigado pela dica!
Rafaelo escreveu:blz
* não precisa por oleo mais por cima, so ponha agora com o cabeçote devidamente selado e torqueado, pq se meter oleo la pode nao grudar a junta que é colante por pressao e calor.
* a aba serve pra bater quando nao sai ou fazer uma alavanca.
comprei dot 5 e me mandaram dot 5.1 acredita? mesma coisa, pqp, so que o meu venho lacrado a tampa dentro e fora. vo meter esse mesmo e ja era, to sem saco mais pra compra coisa da net. daqui um ano compro o correto compro 2 pra lavar o sistema e ja vou ter a maquina de vacuo pra freio.
acredito. quando eu fui na loja pedir o Dot 5.1, o cara na mesma hora, antes de terminar de dizer "cinc..." ja botou no balcão um 5.1, com o lacre aberto igual!
... loja famosa daqui da cidade! eu contestei, e falei, não quero esse, me dá um lacrado. ele ficou sem graça e me disse que tinha lacrado ali na outra prateleira, e que a maioria estava vindo assim.
consegui um dot 5.1 lacrado Varga. tá ... hein? falsificando fluido de freio?? vou deixar uma cesta basica lá na frente da loja de óleo deles.
o teu dot 5.1 é transparente e quase sem cheiro? (não, não é agua! uhauhauhauh)
coy escreveu:se bem me lembro seu carro não é 95 ou 96, então o tencionamento correto da CD se faz ajustando a bomba.
Pelo que entendi vc esta falando da aba que serve como referencia (pra base de posição inicial de tencionamento) se vc reparar no bloco tem uma marca( uma aba proximo as 03 roscas de parafusos que fixa o alternador), para fixar a bomba em definitivo vc vai ter de estar com a CD ja no local (e tencionada).
Como vc tirou a bomba e não marcou um ponto de referencia para a tenção de sincronismo da CD o ideal é montar as polias, apontar a bomba (deixe ela livre para movimentar) colocar a polia do vira no ponto correto( conferir se o 1º pistão esta em cima), colocar polia do comando em seu ponto (alinhado com a marcaçao da capa da CD e conferir se neste momento o rotor esta apontando para o cabo da primeira vela), colocar o tensor no lugar porem encolhido( ele tem dois furos para travar ele encolhido) e colocar a CD, neste momento vc vai regular o tencionamento da CD pela bomba d'agua, quando encontrar o ponto de tenção correta aperte a bomba e solte a trava do tensor da CD, depois confira se não "estrangulou" a correia (não pode estar totalmente esticada tem de ter uma folga de 2 mm) marque o local correto da bomba. Retire a bomba novamente coloque seu anel de vedação e passe vaselina antes de montar em definitivo.
Ou seja a bomba d'agua vai ser uma das ultimas coisas a se montar.
é 93 Coy!
então é isso ai mesmo! a tensão é pela bomba!
mas como vou tensionar ela? na unha mesmo? eu nao tenho aquela ferramenta pra virar a bomba, sabe?
beleza pode deixar que deixo ela por ultimo, muito obrigado pela dica, ajudou muito!
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vcs conhecem injeção de agua/metanol pra resfriar o motor em altas rotações?