Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Marcador de combustivel oscilando,mal de monza?

Mensagem não lida por luiz sle »

Alguém??????????? rs
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Acho mais fácil e mais prático colocar o capacitor direto nos terminais da boia, além de ser MUITO mais fácil de tirar o banco em comparação ao painel por conta do cabo do velocimêtro, você pode andar com o carro e ir testando os valores...

Eu não sei o porque, mas eu queria entender o porque do ponteiro do tanque ser tão lerdo em comparação aos outros, no meu entender todos os manômetros de sensores recebem uma tensão e de acordo com essa tensão que eles alteram os ponteiros. Como por exemplo o marcador da temperatura, igualmente ao marcador de combustível, ele recebe uma tensão que varia de acordo com a resistência no sensor de temperatura que vai no cabeçote, o funcionamento entre o sensor de temperatura e a boia do tanque de combustível é praticamente o mesmo, varia a tensão de acordo com a leitura do processo, no caso temperatura dágua pro sensor de temperatura, e nível de combustível no tanque. Mas ambos variam a resistência, e de acordo com a resistência, chega um valor de tensão diferente no manômetro do painel.

Porque que o ponteiro de combustível é TÃO lerdão...

Acho que deve ser pra evitar dele ficar balançando de acordo com o movimento do combustível dentro do tanque...

É Luiz... Acho que o jeito é aceitar isso...

Pior é os Palios, tive um 2001, e ele chegava a acender reserva com mais de 1/4 do tanque... não era NADA legal andar mais de 100km com aquela luz acesa, prefiro não ter essa luz como é no monza, do que ter ela acendendo antecipadamente...

Pra isso agora tenho o Pc de bordo funcionando direitinho, só preciso calibrar a quantidade de combustível nele...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

vrsilva escreveu:Acho mais fácil e mais prático colocar o capacitor direto nos terminais da boia, além de ser MUITO mais fácil de tirar o banco em comparação ao painel por conta do cabo do velocimêtro, você pode andar com o carro e ir testando os valores...

Eu não sei o porque, mas eu queria entender o porque do ponteiro do tanque ser tão lerdo em comparação aos outros, no meu entender todos os manômetros de sensores recebem uma tensão e de acordo com essa tensão que eles alteram os ponteiros. Como por exemplo o marcador da temperatura, igualmente ao marcador de combustível, ele recebe uma tensão que varia de acordo com a resistência no sensor de temperatura que vai no cabeçote, o funcionamento entre o sensor de temperatura e a boia do tanque de combustível é praticamente o mesmo, varia a tensão de acordo com a leitura do processo, no caso temperatura dágua pro sensor de temperatura, e nível de combustível no tanque. Mas ambos variam a resistência, e de acordo com a resistência, chega um valor de tensão diferente no manômetro do painel.

Porque que o ponteiro de combustível é TÃO lerdão...

Acho que deve ser pra evitar dele ficar balançando de acordo com o movimento do combustível dentro do tanque...

É Luiz... Acho que o jeito é aceitar isso...

Pior é os Palios, tive um 2001, e ele chegava a acender reserva com mais de 1/4 do tanque... não era NADA legal andar mais de 100km com aquela luz acesa, prefiro não ter essa luz como é no monza, do que ter ela acendendo antecipadamente...

Pra isso agora tenho o Pc de bordo funcionando direitinho, só preciso calibrar a quantidade de combustível nele...
Cara, os Monzas aqui são o contrário, movimentam-se muito rápido! Por isso eu quero colocar o capacitor, pra funcionar devagar. Qualquer mexidinha no carro ele movimenta junto, é um saco! Virou a chave ele já pula pro lugar dele, nos dois Monza. Vi um vídeo de um Kadett 98 bem novo onde o ponteiro era lerdão também, fiquei abismado, nunca tinha visto aquilo. :smt005

Cara, essa tampa para a bóia só tem no tubarão. Como eu não tive paciência de descer o tanque fiz o furo em baixo do banco do S/R e no SL/E do meu pai. Muuuuuuitas vezes infinitas mais fácil. kkkkkkkkkkkkk Virou o banco mexeu na bóia acabou. rs

Como seria a colocação esse transistor na bóia? No caixote é só um fio ligado, o aterramento se dá no parafuso que prende a bóia ao tanque. O transistor tem uma perna negativa e uma positiva, é só encaixar na bóia, sem cortar fio algum?

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Luiz, não é transístor, é capacitor!

E, não pode ser usado na saída da boia, senão ele iria fechar um curto circuito.
Você tem que usar ele no próprio instrumento, ligando o positivo no positivo do marcador e em paralelo.
Tem que testar pra ver qual é o fio positivo lá no painel.

Use um deste 25V 1000uF (Mil micro Farad), já dá pra quebrar o galho, caso ainda oscile, vá aumentando valor dele, e, uF (Micro Farad).
Imagem

ATENÇÃO: OBSERVE QUE O NEGATIVO DO CAPACITOR É A PARTE QUE TEM A TARJA, NUNCA O COLOQUE COM POLARIDADE INVERTIDA, POIS PODE EXPLODIR.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva

Luiz não é transistor e sim CAPACITOR...

Luiz falei besteiras, não dá pra colocar o capacitor nos terminais da boia... Tem que ser no positivo e negativo do ponteiro mesmo...

Mas veja bem, o ponteiro do combustível é alimentado pela alimentação geral do painel, o que ele recebe de "sinal da boia" que chamamos assim, é na verdade somente um aterramento, acontece que o ponteiro é uma resistência também (na verdade é um medidor de tensão) e, é ligada em série com a resistência da boia, conforme a resistência da boia aumenta a tensão no ponteiro cai também.
Isso é lei de Ohm, associação de resistência em série, tecnicamente conhecido como circuito divisor de tensão.

Portanto Luiz, acho que terá que fazer como o David Crozeta havia dito em 08/07/2010...
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Então seria só soltar as porquinhas que prendem o marcador, colocar o capacitor e apertar de novo?

Léo, vou comprar pela internet, por aqui não tem pra vender. Então, terá que ser o valor correto, já que o cara só vende kit de 5 por R$20,00. rs

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Silva, o ponteiro é um Indicador, e não tem resistência! Já a boia, tem um potenciometro, que, varia a resistencia (creio eu que no negativo).
Não tehnho como fazer este teste no meu Monza pois ele usa o PD, mas, já fiz o teste da boia e ele tem um grande Delay, tu baixa a boia e ele demora a responder no Painel, isso não me incomoda!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva

Entendo Leo, eu disse de maneira grosseira e simplista para ficar fácil de uma pessoa não conhecedora do assunto entender...
Como eu havia dito, o ponteiro é um medidor de tensão, só isso, porém ele junto com a boia formam um circuito divisor de tensão que, conforme aumenta a resistência da boia, diminui a tensão do ponteiro.

Ahhh, o ponteiro deve ter alguma limitação mecanica para mexer devagar, pois quando eu estava ligando a boia no computador de bordo, eu mexi o ponteiro com o dedo, e ele demora a cair, ou seja, não é limitação eletrônica e sim mecânica mesmo... Mas com o capacitor deve diminuir as oscilações quando o tanque está abaixo de 1/4 que é quando ele começa a ficar doido... kkk!!!
Responder