Página 12 de 14

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 19 Mar 2010, 07:10
por willian duarte
vou comprar um classic se,entao ñ tem mas da pra por,é isso mesmo?menos se for mpfi?

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 19 Mar 2010, 08:09
por rogertecmec
willian duarte escreveu:vou comprar um classic se,entao ñ tem mas da pra por,é isso mesmo?menos se for mpfi?
Se for EFI é só fazer como o Zé leal disse.
José Leal escreveu:<font face="arial">Willian, todos os Monza EFI e somente os equipados com esse sistema de IE é que possuem a luz de marcha-ascendente. Nos Monza pós 94, esse sistema está dormente, bastando conectar a luz e fazer uma ligação com o positivo do painel.

Tanto faz se é painel analógico ou digital, todos têm o ideograma.</font>

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 19 Mar 2010, 15:02
por anderson j
senhores boa tarde sou novo na area mas ja estou gostando,quando comprei o meu monza ele acendia essa tal luz, em um dado momento parou eu nem percebi,só depois tbm quero saber mais sobre ela, para que eu possa fazer com que ela volte a funcionar! se alguem puder me ajudar agradeço! abs

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 22 Mar 2010, 14:16
por Diego_na_nett
Ainda não descobri como funciona muito essa luz do Monza não...meu amigo ja teve aqueles conta-giros esportivos com shift-light e ambas não acendiam juntas não...
o do shift-light acendia quando chegava a tantos RPMs já o do Monza acendia conforme o motor pedia marcha.
Incrivel que quando pisava fundo e o giro ia no final,as duas acendiam quase juntas.

Acredito que essa luz seja mesmo controlada pela centralina,ela acende conforme vc esteja pisado,o motor trabalha até tantos RPMs correspondente a tanto que vc pisou,ae ela acende.Pois minha namorada estava ainda ontem dirigindo,e eu notei que: ela pisa pouco,o motor vai trabalhando na boa,aumentando o RPM,mas quando chega num certo ponto que ele para de aumentar a RPM,depois q ele passa de 1 segundo na mesma aceleração que a luz acende!Espermimentem acelera pouco e andar até ascender a luz.

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 24 Mar 2010, 20:12
por rogertecmec
Diego_na_nett escreveu:Ainda não descobri como funciona muito essa luz do Monza não...meu amigo ja teve aqueles conta-giros esportivos com shift-light e ambas não acendiam juntas não...
o do shift-light acendia quando chegava a tantos RPMs já o do Monza acendia conforme o motor pedia marcha.
Incrivel que quando pisava fundo e o giro ia no final,as duas acendiam quase juntas.

Acredito que essa luz seja mesmo controlada pela centralina,ela acende conforme vc esteja pisado,o motor trabalha até tantos RPMs correspondente a tanto que vc pisou,ae ela acende.Pois minha namorada estava ainda ontem dirigindo,e eu notei que: ela pisa pouco,o motor vai trabalhando na boa,aumentando o RPM,mas quando chega num certo ponto que ele para de aumentar a RPM,depois q ele passa de 1 segundo na mesma aceleração que a luz acende!Espermimentem acelera pouco e andar até ascender a luz.

Experimenta cruzar as duas informações. A do econometro e as da luz de marcha ascedente. Mantem o ponteiro de econometro na faixa verde e espera acender a luz pra trocar de marcha, vc vai ver que o monzão vai beber bem menos na cidade. Na estrada é só prestar atenção no econometro (exceto em ultrapassagens).

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 25 Mar 2010, 09:42
por Luiz Carlos (Rio)
Anderson, seja bem vindo e aproveite bem as informações aqui do fórum, que são muitas.
Qto a sua luz de marcha ascendente que funcionava e parou de funcionar, o mais provável é que a lâmpada tenha se queimado ou saido do soquete. Não me lembro se é possível mexer nela como o painel no lugar, mas se não for é necessário pelo menos soltar e afastar o painel da posição para trocar a lâmpada.
Qto ao funcionamento dessa luz, eu acho ela útil principalmente qdo eu 'esqueço' que meu Monza tem 5 marchas (dirigi carros com 4 marchas durante séculos) e a setinha me lembra que existe essa 5ª.
Nas demais situações eu até ignoro o aviso, principalmente qdo estou em uma manobra onde o torque é importante. Subidas de serra, ultrapassagens, ou mesmo qdo acelero na saída dos semáforos e tem muito carro atrás de mim. Detesto murrinhas! :lol:

Qto ao momento em que ela acende, no meu carro varia muito, as vezes acende com rotação não tão alta, as vezes com rotação lá em cima...e muitas vezes acende fora de hora, onde o momento de passar marcha ainda não chegou. :smt011

Abraços

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 29 Mar 2010, 15:05
por nandu87
Pois é... estranho mesmo, cada um fala uma coisa...
No manual do meu, diz que é somente um "aviso" do Modo Econômico!
Meu Monza acende:
1. 2000 RPM
2. 2500 RPM
3. 2500 RPM
4. 2500 RPM
5. Não acende, não tem 6, rsrs
A um tempo atras, desmontei o painel, e o fio amarelo estava la, solto, sem soquete... Foi só plugar um soquete e uma lampada e funcionou deste modo que citei acima...
No momento parou, nao sei se a lampada queimou, fiquei com preguiça de desmontar de novo, da um trabalhinho...

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 09 Mai 2010, 22:13
por Renatosouza
No meu monza SL 92 o fio amarelo que vem junto com a tomada estava ligado junto com um fio preto a um soquete e uma lâmpada, testei no multímetro e o amarelo tava dando 12,5 V,Esse soquete estava no local (P) no painel ,quando a chave está na posição 2 essa luz não acende, a lâmpada é nova e ja foi testada.
Imagem
Imagem