Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

José neco escreveu:Bom galera, a minha chave seletora não está mais jogando ar nos locais onde é selecionada, em qualquer posição que eu coloco ela joga ar por todos os lados, pés, parabrisas e frontal. Já verifiquei e vi que o vácuo está OK, as mangueirinhas coloridas coloquei como está na foto no início do tópico. Será que é algum problema com a chave seletora?
Amigo, não entendo muito, mas por observar no meu carro, você pode monitorar os seguintes locais:

Conexões das mangueiras coloridas;
O sistema de vácuo na flautinha no compartimento do motor, pode haver obstruções nas mangueiras;
Também as engrenagens da própria caixa de ar;
Os selenóides trancados que não fazem a mudança de abertura das portinholhas da caixa.

Enfim, monitore uma a uma antes de tomar uma decisão de mexer.

Espero ter ajudado.

Abraço, boa semana. :smt023
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Saudações amigos.

Dúvida: Qual lubrificante pode ser substituído pela vaselina líquida?

Eu fiz a manutenção conforme o tutorial, não havia sujeira, mas não usei a vaselina. Resultado: Rigidez total no seletor de vácuo, sem contar uma folga imensa na chave, que altera as posições de comando. Tem como resolver?

Grato.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

CristianoHi-tech escreveu:Saudações amigos.
Rigidez total no seletor de vácuo,
Dúvida: Qual lubrificante pode ser substituído pela vaselina líquida?
Grato.
Cristiano, pode usar silicone em spray. Se não quiser borrifar e "melar" tudo, pode espirrar no fundo da tampa e passar com cotonete.
Eu fiz a manutenção conforme o tutorial, não havia sujeira, mas não usei a vaselina. Resultado: sem contar uma folga imensa na chave, que altera as posições de comando. Tem como resolver?
Sugiro refazer conforme manual... se não havia folga antes da manutenção há algum passo errado. Talvez a engrenagem fora de posição. (o segundo dente é quase alinhado com a nervura plástica)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Desde o final de semana passada 27.06 a ventoinha da 1ª velocidade não estava desligando. Nos Monzas até 95 ao ligar o AC suspendendo a alavanca na 1ª posição é acionada a ventoinha. Coloquei isso por que o Carlos Freire afirmou que no Monza 96 a UCE comanda a entrada da 1ª velocidade. No 95 meu caso a UCE aciona e desliga a 2ª velocidade para explicar o mínimo.

Pois bem, tirei o conjunto da chave seletora para fazer uma manutenção. Pra variar o plástico do painel por estar ressecado se rompeu na parte mais fina (embaixo à direita) e dá-lhe cianoacrilato (Superciano) com bicarbonato de sódio. Sem contar com o trabalho de desencaixar e depois repor as iluminações e conectores elétricos (gasta-se um bom tempo).

Enfim, Desmontei a chave dei uma polida nos contatos, testei com multímetro as posições e tudo certo nos conformes, montei novamente a chave e tudo no lugar.

E a ventoinha continuou ligada :smt021 :smt021

Daí lembrei-me do relé :roll:

Troquei o dito cujo original GM 52 288 733 pelo DNI 0123 . Funcionou, isto é, desligou normalmente ao abaixar a alavanca.

Toda esta historia para sugerir que comecem substituindo o relé, faça o teste, troque pelo da buzina.

O relé da 1ª velocidade é o primeiro de cima para baixo do lado esquerdo da cx de fusíveis.
Troque-o pelo terceiro de cima para baixo do lado direito da cx de fusíveis (há outros 52 288 733 na cx de fusíveis mas, o da buzina é pouco usado).
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Opa, Waldir, tranquilo?

Então eu fiz exatamente como está no tutorial.
Antes de tudo:
1 - Fui ano passado no técnico que colocou WD e funcionou mas voltou a endurecer;
2 - Depois eu fiz conforme o tutorial, não coloquei nada pq a borrachinha estava intacta, sem ressecamentos - Endureceu.
3 - Mais uma vez retirei e coloquei graxa branca que não agride borracha - Piorou.
4 - Por fim coloquei vaselina líquida, conforme tutorial, resolveu durante um dia, no outro, enrijeceu demais.

Sempre entre um produto e outro tive o cuidado de lavar com detergente e secar bem seco para usar um outro produto.
A borracha do seletor de vácuo não está ressecada, nem com entupimentos nos dutinhos.

Já não sei o que faço. A folga é pq ela endurece demais. :smt021

Abração bom fim de semana.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Cristiano, boa tarde.
Para título de informação, eu coloquei no meu, vaselina sólida, e, já se foram bons 2 anos sem manutenção.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Legal Leo. O meu, rapaz, estou tentando de tudo mesmo. Tipo resolve, fica show, mas daí no outro dia já era. Rígida e não faz as funções.
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Amigos, sei que estou já abusando, mas o único meio que tenho agora é comprar outro seletor.

Fiz tudo de acordo com o tutorial e, desde sempre, o seletor de vácuo enrijece muito.

Vejam que a borracha saltou do centro, porém quando coloca a mola e a trava, fica normal.

Imagem

Imagem

:smt017

Abs
Responder