Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagem não lida por waldir »

Renato,

Em primeiro lugar veja se o regulador de tensão do alternador está funcionando corretamente, isto é, mandando somente 14,3 ao máximo de 14,5V Você pode medir isto com um voltímetro/multímetro
Acima dessa voltagem pode queimar o módulo hei.
Falta ou excesso de pasta térmica pode ser outra causa de queima.

Eu também não encontrei há alguns anos a capa com a marcação (somente paralelas - lisas) o jeito foi fazer uma marcação.

Deixe as polias sincronizadas nas respectivas marcações coloque a capa plástica e depois a polia de serviços e marque um ponto com tinta branca ou amarela na capa plástica correspondendo ao dente do meio na aba da polia. Aquele meio é o ponto 0 (zero)m quando o pistão do 1º cilindro está em PMS.

Com a lâmpada estroboscópica com ajuste poderá colocar em 7º APMS referente aos motores à Etanol.

Não se esqueça que o motor tem que estar bem quente ( 2 vezes acionada a ventoinha) colocar o jump no conector ALDL no AeB
e a partir daí gira-se devagar o distribuidor e vai fazendo a leitura no visor da lâmpada estroboscópica.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Renatosouza
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Renatosouza »

Waldir, o pior é q qdo coloco o multímetro ele tá dentro do padrão, porém caso seja um pico de tensão, só ocorre em determinados momentos, por via das dúvidas vou substituir logo o regulador, pois o painel é de básico e não tem voltímetro pra monitorar a tensão. Qto a pasta térmica, qdo comprei o módulo Delphi, já veio com a pasta para aplicar, então limpei a antiga e apliquei a nova. Eu tô pensando em pegar a capa do kadett pra fz a marcação da capa paralela que tenho, será que existe diferença? visualmente é a mesma capa. Uma dúvida q tenho: qdo tiver operando a pistola, o foco deve ser apontado eu de frente pro carro avistando a polia por cima, ou ao lado do carro vendo a polia pela caixa da roda diant direita?
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

qdo tiver operando a pistola, o foco deve ser apontado eu de frente pro carro avistando a polia por cima, ou ao lado do carro vendo a polia pela caixa da roda diant direita?
voçe vai operar ela por cima.
naquela abertura proximo ao calço do motor e a valvula termostatica.

ali var ter a visao perfeita para acertar o ponto :smt023
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Renato,
pode tomar como referência a Capa do Kadett EFI

Tanto no Monza como no Kadett a marcação (triângulo em alto relevo) me parece que fica perto do ultimo parafuso à direita.

No meu caso eu não lembrava mais tive que fazer outra marcação. E também pq surgiu a informação de que a polia de serviços que
tem uma tal borracha e com o ressecamento poderia ter corrido/saído da posição. Então a marcação do PMS ajudou a achar o APMS.

E como disse o Jesuíno a aferição é por cima mirando no parafuso/triangulo ou no meu caso a marcação ficou entre a correia

O ponto branco do meio da capa é o PMS - os laterais não são necessários

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Renatosouza
Membro GL (Ní­vel 2)

Waldir, a capa é do kadett MPFI, vou ver se dar pra postar uma foto aki, é igualzinha a do monza. A polia de serviços q tá no meu monza é nova, troquei pq o coxim tava correndo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Segue umas imagens para contribuição do local da marcação do ponto na capa da correia:

Imagem

Imagem

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Renatosouza
Membro GL (Ní­vel 2)

Obrigado Carlos pela contribuição, será de grande valia; a capa que tá no kadett MPFI é praticamente igual. Vou retirá-la e comparar, além de usar o 1º cilindro para achar a marca.
Sds.
Renatosouza
Membro GL (Ní­vel 2)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Conferido o ponto da correia, e 1º cilindro em cima, fiz a marcação da capa. Deu um trabalho grande pra tirar a polia de acessórios, pois os parafusos estavam danificados. A polia tem pouco tempo de uso, pois eu ja havia substituido cerca de 1 ano atrás. Nas imagens pude observar que a bomba d'água está um pouco desalinhada, não sei se é impressão minha; até pq a capa antiga tava com metade dela serrada como se fosse pra não bater em algo.
Quanto a polia de acessórios pude observar que assim como a do carlos freire tb só tem um rebaixo, que como disse o waldir é o ponto zero. Então a medida de 7º seria a esquerda, ou a direita do ponto 0? Eu sei que a foto que tirei está mostranto o lado contrário da polia, mas supondo que esta seja a posição a marcação em graus seria pra qual dos lados? Já que a marcação é em graus ela pode ser feita com um tranferidor por exemplo? Essa marcação seria pra usar no caso de uma pistola sem avanço?
Att.
Responder