Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
- waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Renato,
Em primeiro lugar veja se o regulador de tensão do alternador está funcionando corretamente, isto é, mandando somente 14,3 ao máximo de 14,5V Você pode medir isto com um voltímetro/multímetro
Acima dessa voltagem pode queimar o módulo hei.
Falta ou excesso de pasta térmica pode ser outra causa de queima.
Eu também não encontrei há alguns anos a capa com a marcação (somente paralelas - lisas) o jeito foi fazer uma marcação.
Deixe as polias sincronizadas nas respectivas marcações coloque a capa plástica e depois a polia de serviços e marque um ponto com tinta branca ou amarela na capa plástica correspondendo ao dente do meio na aba da polia. Aquele meio é o ponto 0 (zero)m quando o pistão do 1º cilindro está em PMS.
Com a lâmpada estroboscópica com ajuste poderá colocar em 7º APMS referente aos motores à Etanol.
Não se esqueça que o motor tem que estar bem quente ( 2 vezes acionada a ventoinha) colocar o jump no conector ALDL no AeB
e a partir daí gira-se devagar o distribuidor e vai fazendo a leitura no visor da lâmpada estroboscópica.
Em primeiro lugar veja se o regulador de tensão do alternador está funcionando corretamente, isto é, mandando somente 14,3 ao máximo de 14,5V Você pode medir isto com um voltímetro/multímetro
Acima dessa voltagem pode queimar o módulo hei.
Falta ou excesso de pasta térmica pode ser outra causa de queima.
Eu também não encontrei há alguns anos a capa com a marcação (somente paralelas - lisas) o jeito foi fazer uma marcação.
Deixe as polias sincronizadas nas respectivas marcações coloque a capa plástica e depois a polia de serviços e marque um ponto com tinta branca ou amarela na capa plástica correspondendo ao dente do meio na aba da polia. Aquele meio é o ponto 0 (zero)m quando o pistão do 1º cilindro está em PMS.
Com a lâmpada estroboscópica com ajuste poderá colocar em 7º APMS referente aos motores à Etanol.
Não se esqueça que o motor tem que estar bem quente ( 2 vezes acionada a ventoinha) colocar o jump no conector ALDL no AeB
e a partir daí gira-se devagar o distribuidor e vai fazendo a leitura no visor da lâmpada estroboscópica.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Waldir, o pior é q qdo coloco o multímetro ele tá dentro do padrão, porém caso seja um pico de tensão, só ocorre em determinados momentos, por via das dúvidas vou substituir logo o regulador, pois o painel é de básico e não tem voltímetro pra monitorar a tensão. Qto a pasta térmica, qdo comprei o módulo Delphi, já veio com a pasta para aplicar, então limpei a antiga e apliquei a nova. Eu tô pensando em pegar a capa do kadett pra fz a marcação da capa paralela que tenho, será que existe diferença? visualmente é a mesma capa. Uma dúvida q tenho: qdo tiver operando a pistola, o foco deve ser apontado eu de frente pro carro avistando a polia por cima, ou ao lado do carro vendo a polia pela caixa da roda diant direita?
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
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- jesuino b ferreira
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
voçe vai operar ela por cima.qdo tiver operando a pistola, o foco deve ser apontado eu de frente pro carro avistando a polia por cima, ou ao lado do carro vendo a polia pela caixa da roda diant direita?
naquela abertura proximo ao calço do motor e a valvula termostatica.
ali var ter a visao perfeita para acertar o ponto :smt023
- waldir
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Renato,
pode tomar como referência a Capa do Kadett EFI
Tanto no Monza como no Kadett a marcação (triângulo em alto relevo) me parece que fica perto do ultimo parafuso à direita.
No meu caso eu não lembrava mais tive que fazer outra marcação. E também pq surgiu a informação de que a polia de serviços que
tem uma tal borracha e com o ressecamento poderia ter corrido/saído da posição. Então a marcação do PMS ajudou a achar o APMS.
E como disse o Jesuíno a aferição é por cima mirando no parafuso/triangulo ou no meu caso a marcação ficou entre a correia
O ponto branco do meio da capa é o PMS - os laterais não são necessários

pode tomar como referência a Capa do Kadett EFI
Tanto no Monza como no Kadett a marcação (triângulo em alto relevo) me parece que fica perto do ultimo parafuso à direita.
No meu caso eu não lembrava mais tive que fazer outra marcação. E também pq surgiu a informação de que a polia de serviços que
tem uma tal borracha e com o ressecamento poderia ter corrido/saído da posição. Então a marcação do PMS ajudou a achar o APMS.
E como disse o Jesuíno a aferição é por cima mirando no parafuso/triangulo ou no meu caso a marcação ficou entre a correia
O ponto branco do meio da capa é o PMS - os laterais não são necessários

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Waldir, a capa é do kadett MPFI, vou ver se dar pra postar uma foto aki, é igualzinha a do monza. A polia de serviços q tá no meu monza é nova, troquei pq o coxim tava correndo.
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- Carlos A. Freire
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Segue umas imagens para contribuição do local da marcação do ponto na capa da correia:


Abs,
Carlos Freire


Abs,
Carlos Freire
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0
Obrigado Carlos pela contribuição, será de grande valia; a capa que tá no kadett MPFI é praticamente igual. Vou retirá-la e comparar, além de usar o 1º cilindro para achar a marca.
Sds.
Sds.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0




Conferido o ponto da correia, e 1º cilindro em cima, fiz a marcação da capa. Deu um trabalho grande pra tirar a polia de acessórios, pois os parafusos estavam danificados. A polia tem pouco tempo de uso, pois eu ja havia substituido cerca de 1 ano atrás. Nas imagens pude observar que a bomba d'água está um pouco desalinhada, não sei se é impressão minha; até pq a capa antiga tava com metade dela serrada como se fosse pra não bater em algo.
Quanto a polia de acessórios pude observar que assim como a do carlos freire tb só tem um rebaixo, que como disse o waldir é o ponto zero. Então a medida de 7º seria a esquerda, ou a direita do ponto 0? Eu sei que a foto que tirei está mostranto o lado contrário da polia, mas supondo que esta seja a posição a marcação em graus seria pra qual dos lados? Já que a marcação é em graus ela pode ser feita com um tranferidor por exemplo? Essa marcação seria pra usar no caso de uma pistola sem avanço?
Att.
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