isso, de acordo com a temperatura aspirada(MAT manifold air temp) esse é um recurso que precisa do sensor MAT. nao tem nada a ver com temperatura da agua CLT.vrsilva escreveu:Com o MAT a central iria retardar o ponto de ignição de acordo com a temperatura?
efeito pratico pra ilustrar isso: verao >35°C + trafigo pesado urbano + asfalto quente subindo calor na aspiração + marcha baixa e velocidade + combustivel ruim = batida de pino ou aquecimento do motor...
com o retardo de avanço o motor fica menos sensivel na pre detonaçao e no aquecimento do motor. deixando ele atrasado ao seu estado normal reduz muito o risco de quebra,e de desgaste do motor como junta cabeçote,oleo,etc.
o meu MAT é o que fica em cima do coletor de plastico. que na verdade alem de MAT é MAP ou seja mesma peça com dupla funçao.
existem outros recusos que utiliza o MAT, na fase fria do motor. CLT + MAT "frio" = igniçao mais forte e avanço acima do normal... isso ajuda aquecer o motor
