2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

INSTALAÇÃO DOS NOVOS ALTO FALANTES DIANTEIROS SUPERIORES DO TABELIER

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Dando início à montagem do painel do Monza, após as manutenções necessárias, comecei fazendo a instalação dos novos alto falantes dianteiros que vão por dentro do tabelier, conforme as fotos abaixo:

Aqui, o alto falante novo do lado direito já instalado, com os fios originais conectados.

Imagem

Esta imagem é a que vemos por dentro do painel, de baixo para cima: a peça já no lugar.

Imagem

Passando para o lado esquerdo do painel, houve um problema a ser resolvido antes de ser instalado o alto falante novo. O parafuso indicado na foto estava com o suporte descolado do tabelier. Por isso, não parava no lugar e descia com o peso da nova peça. Apenas o parafuso do lado direito suportaria a peça.

Imagem

Então, peguei os materiais de praxe para fazer a minha solda: super bonder + algodão. Só o super bonder não seria suficiente para colar o suporte de volta no lugar, já que as trepidações naturais do painel durante o movimento do carro iria trincar a cola. Com o algodão, o super bonder forma uma solda dura e definitiva, à prova de trepidações.

Imagem

Com o campo de trabalho muito pequeno e delicado, uma seringa comum teve que ser utilizada para aplicação da cola. Esta mistura só dá certo se o algodão já estiver no local onde se pretende fazer a solda. A cola molhará o algodão no lugar em que ficará por definitivo e provocará a reação química. Após alguns segundos, a mistura seca e forma a solda.

Imagem

Depois, conectei os fios originais que serão ligados ao rádio...

Imagem

... e com o suporte já fixado, instalei o novo alto falante.

Imagem

Vendo pelo lado de fora, este é o aspecto da nova peça no seu lugar definitivo.

Imagem

Em aspectos gerais, posso afirmar que os novos alto falantes de 4" se encaixaram como uma luva no tabelier do Monza. Com os fios originais não foi diferente, ficou tudo bem encaixado e justo. O aperto dos parafusos, com uma chave 7, exigiu um pouco de paciência, mas o esforço valeu muito a pena. Pelo lado de fora do carro, vendo a furação de saída de som por cima do tabelier, nem dá pra ver os alto falantes. Mesmo assim, recomendo a proteção dos alto falantes com tecido ou meia calça (como fiz), conforme o padrão original, para proteger a peça de poeira.

Abraço a todos! :smt023
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Nosa Sheequo, que capricho, tenho acompanhado a sua "empreitada" em recuperaçao cuidadosa e detalhista das peças, acabamentos etc, assim com em outros tao caprichosos como vc, eu tento copiar voces (apesar de nao chegar no pé) e é muito motivador ver estes trampos :D
Esta do algodao com super bonder, nao conhecia (mais uma que aprendi).
E a cola feita de gasolina com isopor,(a gasolina "derrete" o isopor formando uma boa cola plastica) c ja conhecia ? é muito eficiente e barata, e ja me salvou algumas vezes!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
S h E e Q u O

DÉCO escreveu:.
Nosa Sheequo, que capricho, tenho acompanhado a sua "empreitada" em recuperaçao cuidadosa e detalhista das peças, acabamentos etc, assim com em outros tao caprichosos como vc, eu tento copiar voces (apesar de nao chegar no pé) e é muito motivador ver estes trampos :D
E a cola feita de gasolina com isopor,(a gasolina "derrete" o isopor formando uma boa cola plastica) c ja conhecia ? é muito eficiente e barata, e ja me salvou algumas vezes!

Fala Déco, td bem?
Que bom que vc tem acompanhado e gostado. Mas digo logo de cara que você também é detalhista e que eu já aprendi muito com vc, com seus trabalhos maravilhosos no Monzão.
Esta do isopor eu nunca tinha visto não. É bem legal, vou fazer o teste para eu conhecer a mistura. :smt023
Quanto ao do super bonder, para você conhecer a solda, faça alguns testes: Primeiro, pingue uma gota de super bonder na ponta de um cotonete. Não fique muito perto, porque a reação química da mistura solta uma fumacinha bem pequenininha, cinza, mas que arde os olhos e o nariz. Dá uma tosse danada também rsrs. Fique pelo menos 1 metro longe. Depois, quando vc ver algum pedaço de plástico quebrado, vc pode fazer esta solda. Coloque super bonder e junte as partes que estão quebradas, ou seja, cole normalmente. Depois, para fortalecer a cola, coloque uma camada bem fininha de algodão bem em cima da rachadura que vc colou. Depois, pingue uma gota da cola em cima. Em cerca de 10 segundos, está duro igual a uma pedra. Às vezes esta reação gera calor e o local da reação pode ficar um pouco quente. Se exagerou no algodão, ele ficará fraco, com aspecto de algodão doce. Então, quanto mais algodão, mais cola deve ter. Sempre mais cola do que algodão. Vc vai perceber que uma simples gota já pode encharcar a bolinha de algodão. Na prática, já consertei mta coisa assim. Recuperei uma lanterna traseira de um Gol G4, que havia quebrado os suportes de três parafusos e até o motor de abertura da tampa do porta malas de um Astra. Só neste último caso, economizei R$416,00 rsrsrs..................... :mrgreen: :shock:

Abração Déco !!!
gmt
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por gmt »

S h E e Q u O escreveu:
DÉCO escreveu:.

Fala Déco, td bem?
Que bom que vc tem acompanhado e gostado. Mas digo logo de cara que você também é detalhista e que eu já aprendi muito com vc, com seus trabalhos maravilhosos no Monzão.
Esta do isopor eu nunca tinha visto não. É bem legal, vou fazer o teste para eu conhecer a mistura. :smt023
Quanto ao do super bonder, para você conhecer a solda, faça alguns testes: Primeiro, pingue uma gota de super bonder na ponta de um cotonete. Não fique muito perto, porque a reação química da mistura solta uma fumacinha bem pequenininha, cinza, mas que arde os olhos e o nariz. Dá uma tosse danada também rsrs. Fique pelo menos 1 metro longe. Depois, quando vc ver algum pedaço de plástico quebrado, vc pode fazer esta solda. Coloque super bonder e junte as partes que estão quebradas, ou seja, cole normalmente. Depois, para fortalecer a cola, coloque uma camada bem fininha de algodão bem em cima da rachadura que vc colou. Depois, pingue uma gota da cola em cima. Em cerca de 10 segundos, está duro igual a uma pedra. Às vezes esta reação gera calor e o local da reação pode ficar um pouco quente. Se exagerou no algodão, ele ficará fraco, com aspecto de algodão doce. Então, quanto mais algodão, mais cola deve ter. Sempre mais cola do que algodão. Vc vai perceber que uma simples gota já pode encharcar a bolinha de algodão. Na prática, já consertei mta coisa assim. Recuperei uma lanterna traseira de um Gol G4, que havia quebrado os suportes de três parafusos e até o motor de abertura da tampa do porta malas de um Astra. Só neste último caso, economizei R$416,00 rsrsrs..................... :mrgreen: :shock:

Abração Déco !!!
Que dúo ustedes dos juntos :D
Boa dica, to tomando nota, sempre tem alguma coisa pra arrumar com uma boa solda.
Valew :smt023

Acompanhando.
S h E e Q u O

Muchas gracias, compañero GMT. Nosotros siempre aprendemos con usted tambien! Y todos aprendemos juntos! :D :mrgreen:

Abrazo :smt023
S h E e Q u O

LIMPEZA SUPERFICIAL DO MOTOR DO LIMPADOR DO PARABRISA

Salve galera Monzeira!

Após receber, nesta semana, o motor do limpador do parabrisa, já limpo por dentro e revisado pelo eletricista, passei a fazer a limpeza externa, para poder acoplá-lo de volta no lugar de origem (mecanismo).

Este era o estado inicial do motor: manchas deixadas por produtos de limpezas inadequados e resíduos antigos de lubrificação.

Imagem

Na área dos contados elétricos, alguns resíduos de graxa já dura e envelhecida faziam a retenção de poeira.

Imagem

Então, comecei a fazer a limpeza necessária.

Imagem

Pouco menos de 1h depois, o trabalho já estava praticamente pronto.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida, acomplei o motor no seu lugar de origem.

Imagem

Notem que o eixo do motor está numa posição de encaixe diferente da furação onde ele deverá ser fixado. O eletricista já havia me prevenido que seria necessária uma regulagem final para este encaixe. Então, na segunda-feira, levarei o mecanismo para fazer a regulagem. Depois, vou montá-lo no veículo e fazer os testes necessários.

Imagem

Só espero que dê tudo certo nos testes, afinal, conforme informei no tópico anterior, houve uma adaptação interna para permitir o correto funcionamento do motor e caso isso não venha a dar certo, terei que correr atrás de um novo motor.

Abraço a todos!
Junior 4100
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1986

Mensagem não lida por Junior 4100 »

Rapaz,to vendo os processos de limpeza e organização,e to com vergonha do meu......hauahuahau.......

O bom q vc me deu uma ideia de como eu vou fazer no meu,fico grato por disponibilizar,de maneira simples e rápida!!!

E tô aqui acompanhando os seus feitos....hehe....... :smt023

Um abraço e boa sorte......
Rubens

Monza SL/E 1.8 álcool 86/86 - Nova Aquisição
Dourado Minas

Garagem viewtopic.php?t=20986
S h E e Q u O

Fala Junior, tudo bem?
Ah, fala sério Junior, seu Monzão é muito especial também, hein! É um dos meus favoritos.
Estes procedimentos que eu faço não dão muito trabalho não, porque eu os divido em pequenas etapas. Geralmente, menos de 1h cada um. Mas o resultado global é muito interessante, porque somem rangidinhos, chiadinhos, batidinhos, enfim, todos aqueles barulhinhos de dentro do carro. Tudo funciona melhor também, mais solto. E o carro fica com o cheiro dele mesmo, porque acaba aquele cheiro de poeira que fica dentro do painel do carro. E tudo isso que eu fiz começou por conta de um único parafuso que estava solto dentro do painel, que fazia o tabelier chacoalhar e me obrigou a desmontar tudo para achar o danado. Aí, antes de montar, resolvi limpar tudo antes rsrsrss...............
O painel era cheio de calços de borracha e de couro nas laterais das peças do painel. Com a limpeza e aperto de tudo, os calços sumiram e o aspecto do painel é completamente outro agora.
Te agradeço pelo apoio. Eu também tenho acompanhado você e o seu carrão, com os novos presentes que você tem comprado pra ele. Você é muito criativo e tem bom gosto. ;)
Abração
Responder