Grilo estranho no conjunto alternador direção hidráulica

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Grilo estranho no conjunto alternador direção hidráulica

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Estou com um grilo estranho no conjunto alternador direção hidráulica, ele só aparece nos primeiros 3 minutos com o motor bem frio, e o barulho é metálico tipo quic, quic.

O óbvio eu já fiz tudo, para ter certeza que era deste conjunto soltei a correia e o barulho desaparece!

Por óbvio também já troquei a correia, já troquei o tensor, já tentei com a correia super-esticada, meio frouxa e o barulho sempre está lá!

Agora por último troquei também os rolamentos do alternador que tinham 5 anos, e o barulho persiste.

Já revisei todos os parafusos para verificar se não havia nada frouxo.

Por tudo que li, e que pude me informar por aí a bomba da direção hidráulica não faz este tipo de barulho, porém quando eu ligo o motor frio e boto a mão na bomba ela fica "trepidando" internamente, o que desaparece parcialmente com o motor aquecido, estou tentando arranjar tempo de mandar trocar o reparo dela, mas pergunto, alguém já teve algum problema assim antes?

Também por óbvio o nível de fluído na bomba está normal e seu funcionamento está perfeito, dirigindo não se sente nada!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Grilo estranho no conjunto alternador direção hidráulica

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Embora tenha soltado a correia do alternador e DH e parou o barulho, solte a proteção da correia dentada, sem soltar as correias e aplique um pouco de desengripante (WD) atrás da polia do comando e se não resolver, aplique atrás da polia do virabrequim. Já vi muitos carros, inclusive o meu fazer esse tipo de barulho e a causa é um tipo de ressecamento do retentor da polia, normalmente a do comando de válvulas. Como no meu Monza GLS, não vaz óleo, mas faz um barulho como se fosse rolamento ruim. Já apliquei WD a algum tempo e não fez mais. Apliquei quando estava fazendo barulho nos primeiros minutos com motor frio e parou. Se voltar, sei que terei de substituir esse retentor do comando de válvulas. Já ví muitos carros novos fazendo esse tipo de barulho.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
MonzaClub20EFICHZ

Não pode ser, pois o meu motor foi retificado em janeiro deste ano e colocado comando novo, e retentor novo, é pouco provável, mas de qualquer forma é mais uma tentativa!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Não pode ser, pois o meu motor foi retificado em janeiro deste ano e colocado comando novo, e retentor novo, é pouco provável, mas de qualquer forma é mais uma tentativa!

Como disse, vi veículos novos fazendo o mesmo barulho do meu, quando o motor está na faze fria. Eram um Astra e um Pálio. No meu caso demorei muito para achar de onde vinha esse barulho, mesmo porque ele some rapidamente após ligar o motor na fase fria. Com motor quente não faz baurlho

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
MonzaClub20EFICHZ

Problema localizado, lembrei de um truque que aprendi quando comprei meu Hatch em 89, naquela vez eu estava intrigado com a chiadeira do motor, e o pessoal da Simpala, fez um truque bem simples para me provar que era da correia do comando, jogaram um pouco de água na correia e o barulho sumiu, fiz o mesmo agora com a correia do alternador e o barulho sumiu!

Quem é o culpado? A correia paralela que comprei faz um mês a borracha é muito seca e só funciona quando o carro esquenta, então agora comprei uma correia de autorizada (da própria Simpala), vou trocar no fim de semana, mas a diferença na maciez da borracha da correia é gritante! Uma afunda com a unha e a outra parece pedra!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
Jogaram um pouco de água na correia e o barulho sumiu
Uma busca nas postagens antigas mostra:
Re: duvidas

Mensagem por Luiz Carlos (Rio) em 07 Jan 2009, 19:18h
claudio luiz, para saber qual correia está chiando, e se é mesmo correia, derrame água sobre a correia suspeita, usando uma garrafinha plástica. Capriche na pontaria.
No mesmo momento ela deverá parar de chiar (se for ela a culpada).
Se continuar chiando é porque a causa do chiado não é ela.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Como podem ver, tem muita informação neste fórum, o ruim é encontrar todas :-)

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Thiago2.0
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Thiago2.0 »

ola amigo isso acontesse comigo frequentemente!!!

com sua descoberta vo resolver o problema do meu q é identico ao seu eu sabia q era a correia mas nao entendia o porque do grilo sendo q ela era nova... eu fiz uma coisa q nao é aprovada por nenhum mecanico, eu nao aprovo por motivo dela patinar e desgastar todo o sistema ... eu so um mecanico industrial de maquinas... mas fiz por curiosidade do barulho irritante, eu peguei um grafite spray e dei so uma esguichadinha na correia no lado dos frisos, uma unica vez e pouquissimo nao tem problama, PARO NA HORA! fico sem faser durante uma semana, retorno o grilo e eu fiquei bolado... mas agora vo compra a correia numa autorizada! vlw!!
93 Gasolina/2portas
Vidro, Trava, Dir. Hidraulica, Alarme
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Marcelo_Classic »

Carlos A. Freire escreveu:Embora tenha soltado a correia do alternador e DH e parou o barulho, solte a proteção da correia dentada, sem soltar as correias e aplique um pouco de desengripante (WD) atrás da polia do comando e se não resolver, aplique atrás da polia do virabrequim. Já vi muitos carros, inclusive o meu fazer esse tipo de barulho e a causa é um tipo de ressecamento do retentor da polia, normalmente a do comando de válvulas. Como no meu Monza GLS, não vaz óleo, mas faz um barulho como se fosse rolamento ruim. Já apliquei WD a algum tempo e não fez mais. Apliquei quando estava fazendo barulho nos primeiros minutos com motor frio e parou. Se voltar, sei que terei de substituir esse retentor do comando de válvulas. Já ví muitos carros novos fazendo esse tipo de barulho.

Abs,

Carlos Freire
Tb já tive este problema. E tb não vazava nada.
Monza Classic SE 1993, desde 2001
Responder