Recuperação e remoção de gambiarras no chicote frontal

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Recuperação e remoção de gambiarras no chicote frontal

Mensagem não lida por Sheldonn »

Amigos goataria de compartilhar um serviço que estou realizando no Monza com o intuito de deixá-lo o mais original possível. Muitos vão pensar: _"esse cara é louco", mas sinceramente o que estou fazendo é por estar farto de mecânicos incompetentes e preguiçosos, que além de não consertarem o problema do veículo ainda pioram a situação em que o veículo se encontra.
Pois bem deu a vontade e eu retirei todo o chicote frontal do ceículo e decidi refazê-lo em detalhes.
O primeiro passo foi retirar toda a instalação elétrica, o que realmente não é muito complicado. Basta retirar todas as tomadinhas e depois ir puxando o chicote ele vai saindo.
Infelizmente não tirei fotos para vocês verem o estado do chicote. Nossa estava muito, mas muito estragado; não existia mais aquela proteção pretinha que é chamada de conduíte corrugado, existia um monte de ligações erradas, fios passando por cima das tomadas, muita fita isolante de péssima qualidade, nossa estava um horror.
Decidi então remover toda as gambiarras, então fui desenrolando as fitas isolantes velhas e removendo o que sobrou do conduíte, aí é o que foi de mais chato, sabem aquele grude horrível de fita isolante? Pois bem tinha muito mesmo, porém não precisam se desesperar existe um produto chamado Solvente Aguarrás (comprei da marca Suvinil - em qualquer loja de material de construção), ele não é tão agressivo quanto o Solvente Thinner e limpa os fios muito bem. Todo grude de fita isolante velha, bem como toda sujeira sai com extrema facilidade.
Depois do chicote todo limpo, foi hora de verificar se havia algum fio cortado, desencapado e verificar todas as gambiarras e para minha tristeza havia muitas gambiarras :smt011
1º gambiarra: nas tomadas da buzina havia uma ligação maluca, pois as buzinas originais foram trocadas e puzeram um par novo com uma tomada diferente (...) aí já viu dá-lhe gambiarra para adaptar;
2º gambiarra: fio do interruptor de ré estava cortado e passava por cima da tomada. Estava uma coisa horrível;
3º gambiarra: instalaram um interruptor para disparar o ventilador mais cedo, o famoso "cebolão". Essa gambiarra foi o que me deixou mais p§£@ da vida.
Removi as gambiarras com ajuda dos amigos Rafaelo, Diego Paiva e Marcel Murai.
Depois foi só reencapar os fios limpinhos com o conduíte corrugado e usando uma excelente fita isolante da 3M, a imperial, que por incrível que pareça é a linha mais barata, porém tem uma qualidade incrível é anti-chamas e não deixa aquele resíduo grudente horrível nos fios.
Sem mais delongas vamos as fotos do resultado do serviço:

Visão geral do chicote:
Imagem

Tomadas do pisca, farol e farol de milha do lado esquerdo:
Imagem

No detalhe o acabamento fino das tomadas da foto anterior:
Imagem

Imagem

Visão geral do lado direito do chicote:
Imagem

No detalhe o acabamento das tomadas da buzina:
Imagem

No detalhe tomadas do farol, pisca alerta e farol de milha direito, sensor de temperatura e tomada do motor do ventilador:
Imagem

Mais detalhes do fino acabamento das emendas:
Imagem

Imagem

Imagem

Espero que tenham gostado do serviço e fiquem motivados a fazer o mesmo no Monza de vocês.

Ps: somente a fiação do interruptor da liz de ré não está emcapada por que falta o terminal macho para emendar na tomada, mas segunda-feira será providenciado.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Recuperação e remoção de gambiarras no chicote frontal

Mensagem não lida por sergioelf »

Mais uma vez dando aula de capricho e dedicaçao ao monzao!
Parabens!

Acompanhar o post de restauraçao do seu carro foi um dos motivos de ter realizado um antigo sonho e comprar um carro igual ao seu. Estou trabalhando nele para fazer exatamente a mesma coisa, devolver o maximo da originalidade a ele, mas ainda estou bem no inicio.

Abs.
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
menoncello
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por menoncello »

Parabéns Sheldonn pelo trabalho, corajoso você cara, eu tenho muita vontade de fazer isso no meu 86 tbm, não só no chicote frontal, mas em todos os chicotes, mas quando o assunto é parte eletrica eu fico cabreiro, tenho um poco de medo de fazer cagada, coisas faceis eu até mexo, mais tirar um chicote assim e refazer tudo denovo num dá não, quem sabe um dia :roll:
Abraço :smt023
:smt030
ImagemImagemImagem
Ex-Monza Sl/E 1986 1.8 E Completo Vai Deixar Saudades... E Otimas Recordações! Atual: Opala Comodoro Coupe 83/83 SilverStar De Monzeiro a Opaleiro Sem Sair do "SILENCIO DE UM CHEVROLET"
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Vindo do Sheldonn, não podia sair outra coisa, se não um serviço perfeito. É um dos caras mais perfeccionistas e detalhistas que eu conheço... com certeza é por isso que o carro dele é esse espetáculo, todo detalhezinho ele vai lá e ajeita, cuida... isso que é ter amor pelo carro :D. Pegou o monza meio caido e levantou todo
Parabéns, meu amigo, por tanta dedicação com o monzão.... logo, logo, estará como 0km.

Grande abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Sheldonn

sergioelf escreveu:Mais uma vez dando aula de capricho e dedicaçao ao monzao!
Parabens!

Acompanhar o post de restauraçao do seu carro foi um dos motivos de ter realizado um antigo sonho e comprar um carro igual ao seu. Estou trabalhando nele para fazer exatamente a mesma coisa, devolver o maximo da originalidade a ele, mas ainda estou bem no inicio.

Abs.
Opa Sérgio muito obrigado pelos seus elogios. Fico muito feliz em saber que alguém está se inspirando num serviço realizsdo por mim. Eu sempre procuro fazer o que pode ser feito de melhor em meu carro, justamente por saber o valor que ele tem. Apoio o seu trabalho e desejo que consigas levantar o Monzão e deixá-lo bem original. Um abraço amigo e boa sorte.
eduardomonza1996
Estado: Distrito Federal-DF
Ano: 1995

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

e ai sheldonn
serviço bem feito
o meu eu acho que ta bem pior
vc olha em embaixo do painel e ve tanta fita isolante.
mais agora em janeiro eu pretendo pintar ele e fazer toda a parte eletrica dele.
mais continue assim com o seu classico , ele merece o dono que tem.
abraço!!
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Sheldonn

sergioelf escreveu:Mais uma vez dando aula de capricho e dedicaçao ao monzao!
Parabens!

Abs.
Opa Sérgio muito obrigado pelos seus elogios. Fico muito feliz em saber que alguém está se inspirando num serviço realizsdo por mim. Eu sempre procuro fazer o que pode ser feito de melhor em meu carro, justamente por saber o valor que ele tem. Apoio o seu trabalho e desejo que consigas levantar o Monzão e deixá-lo bem original. Um abraço amigo e boa sorte.
menoncello escreveu:Parabéns Sheldonn pelo trabalho, corajoso você cara, eu tenho muita vontade de fazer isso no meu 86 tbm, não só no chicote frontal, mas em todos os chicotes, mas quando o assunto é parte eletrica eu fico cabreiro, tenho um poco de medo de fazer cagada, coisas faceis eu até mexo, mais tirar um chicote assim e refazer tudo denovo num dá não, quem sabe um dia :roll:
Abraço :smt023
:smt030
Oh meu amigo obrigado pelos seus elogios! Compreendo a sua apreensão em mecher na parte elétrica do seu carro. Eu venho acompanhando a sua reforma e sinceramente a ´parte mais dícil você já fez. O seu carro está com a frente toda desmontada; retirar o chicote frontal será moleza, basta desligar as tomadinhas dos faróis, piscas, motor do ventilador, etc e etc e ir puxando o chicote não tem muito segredo. Depois do chicote fora aí sim é fácil fácil. O resultado do serviço é muito bom mesmo. aconselho a você tomar coragem e fazer o serviço, pois além de deixar o cofre do motor, mais organizado, esteticamente mais limpo, você remove todas as gambiarras que possam existir no chicote. Não tenha medo encare! Abraços amigo e boa sorte na reforma.
Diego Paiva escreveu:Vindo do Sheldonn, não podia sair outra coisa, se não um serviço perfeito. É um dos caras mais perfeccionistas e detalhistas que eu conheço... com certeza é por isso que o carro dele é esse espetáculo, todo detalhezinho ele vai lá e ajeita, cuida... isso que é ter amor pelo carro :D. Pegou o monza meio caido e levantou todo
Parabéns, meu amigo, por tanta dedicação com o monzão.... logo, logo, estará como 0km.

Grande abraço.
Meu grande amigo Diego Paiva, muito, mas muito obrigado pelos seus elogios. Vindo de uma pessoa extremamente dedicada e também muito perfeccionista como você eu fico lisongeado. Realmente eu me lembro de quando peguei o Monza, ele estava caído, caído. Virei meio mundo, consegui cada peça e em cada situação que nossa, me faz rir hoje. Ingressei num projeto de reforma, porém julgo que não fui bem sucedido e farei a reforma da reforma breve, breve. a minha intenção é deixar o Monza zero mesmo e definitivamente com a sua ajuda meu amigo conseguirei! Abraços.
eduardomonza1996 escreveu:e ai sheldonn
serviço bem feito
o meu eu acho que ta bem pior
vc olha em embaixo do painel e ve tanta fita isolante.
mais agora em janeiro eu pretendo pintar ele e fazer toda a parte eletrica dele.
mais continue assim com o seu classico , ele merece o dono que tem.
abraço!!
Opa Eduardo muito obrigado amigo. É quando eu vi esse montão de fita isolante eu quase dei um treco. E detalhe foi a quantidade de gambiarras que me deixavam louco mesmo. Retirei tudo, vou por uma nova buzina, e deixar o Monza limpo isento de gambiarras.
Obrigado mais uma vez pelos elogios! Abraços.
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por leeloy »

Ficou muito bom Sheldonn :smt023

Tb sou um que busco as porcarias feitas pelos ditos "profissionais" :smt011 para desfazer.

Mas um dia terei coragem de tirar um chicote inteiro :shock: :lol: .

Muito bom mesmo. Parabéns :smt023

Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Responder