Para tentar preservar a originalidade do carro (e economizar $$ claro) acabei por não trocar os pneus originais o que, por muito pouco, quase resultou num acidente sério.
A aprox. 100km/h um pneu estourou na via anhanguera, quinta passada, conforme foto abaixo.

Por muita sorte e proteção divina nada aconteceu e eu consegui direcionar o carro para o acostamento para fazer a troca.
Por fim, ficam os alertas:
1) Pneus têm vida útil de 5 anos.
2) O pneu estourado foi vulcanizado 15 dias antes, pois eu havia pegado um grande prego que danificou o pneu. Já havia feito algumas viagens com os pneus antigos e, somente agora, depois da vulcanização, houve o estouro, bem no pneu antes danificado. Ou seja, acredito que a vulcanização, que mistura borracha nova ao pneu não fica boa em pneus velhos, pois a dilatação da borracha velha e nova são muito diferentes. Eu sei que é óbvio mas não custa acrescentar não é? Pra ninguém fazer burrada como eu fiz. Economia ... essa de deixar os pneus velhos...
3) Não bastasse, em que pese ter tido muita sorte..., na troca por pneus novos que fiz no sábado, tive que trocar os batentes que eu havia trocado há seis meses em uma revenda autorizada Michelin.. sabe por que? Os caras pintaram de preto acetinado a peça velha para parecer nova e, mesmo eu indo diversas vezes na loja/oficina eles se recusavam a trocar ou verificar fora do carro a causa da "moleza/folga" na direção. ... absurdo né.
Abs
Henrique