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Tem como adptar outro MAF no MPFI, ou como deixá-lo sem????

Enviado: 30 Mar 2010, 11:24
por RaphaelMonteiro
Olá ... Galera...
Me esclarece meu monza é MPFI, tem medidor de fluxo - MAF e distribuidor , sendo assim todo monza e kadet mpfi tem esses sitemas??????
Se não, tem como eu adaptar para tirar esse sistema do meu carro ou deixar sem ele??? Pois como sabem MPFI do monza 91 é bem complexo e rustico,... no meu carro o MAF já quebrou várias vezes, e é bem caro o seu reparo, e comprar um novo e inviável!!!!
Grato

Re: Tem como adptar outro MAF no MPFI, ou como deixá-lo sem?

Enviado: 30 Mar 2010, 11:41
por Rafaelo
Raphael é impossivel tirar e andar com o carro. sua injeção necessita desses dados pra correção da mistura,entre outros. vai ter que usar esse sensor se quiser andar com o carro.

qual o motivo da 'quebra' da peça?

Re: Tem como adptar outro MAF no MPFI, ou como deixá-lo sem?

Enviado: 30 Mar 2010, 11:47
por rogertecmec
Bom, não sei se ajuda muito, mas segue um pequeno tutorial de como regular o MAF da Le-Jetronic.
As fotos são de um XR-3 1993 que usa a Le-Jetronic.

PASSO 1: localizar o sensor de fluxo de ar (ou MAF, ou VAF, ou decibelímetro, como queiram). Fica anexo à caixa do filtro de ar. É ele o responsável pelo comando do tempo de abertura dos bicos injetores.
PASSO 2: A partir daí, retirar a tampinha preta com cuidado (é apenas encaixada, com um pouco de cola de silicone para vedar a entrada de poeira e água, que poderiam estragar os componentes internos do sistema).

Imagem

Trata-se de uma palheta metálica que corre sobre um potenciômetro. Esta palheta por sua vez é ligada a uma "porta" que fica dentro do corpo do sistema, que se movimenta mais ou menos de acordo com a massa de ar que é aspirada pelo motor.

Quanto mais ar passa pra dentro, mais a porta se abre, fazendo a palheta se mover por sobre o potenciômetro que por sua vez manda informações à central de injeção, que aumenta ou diminui o tempo de abertura dos bicos.

Para ilustrar bem:

Imagem

A - Parafuso de fixação da haste de fixação da mola da palheta;

B - Haste de fixação da engrenagem da mola da palheta;

C - Disco de plástico - sede da loa de regulagem da palheta;

D - Mola de regulagem de tensão da palheta;

E - Braço da palheta;

F - Palheta;

G - Potenciômetro.


PASSO 3: Agora, com o carro desengrenado (pelo amor de Deus) e o motor ligado, movimente a palheta (F) DEVAGAR, COM CUIDADO E DE PREFERÊNCIA COM UMA LUVA através do braço da palheta (E) para um lado e para o outro. Ouça em que ponto a rotação do motor é a mais alta.

Imagem

Caso a rotação máxima seja onde a palheta já está, deixe quieto e feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Agora, caso a rotação aumente com esta movimentação para os lados, preste atenção no ponto onde a palheta toca o potenciômetro quando isso acontece (aceleração máxima). Se este ponto for quando a palheta vai para a ESQUERDA (vide foto), significa que a mistura está pobre demais (pouca gasolina). Se for o contrário, significa que a mistura está rica demais (muita gasolina).


PASSO 4: Isto observado, agora é a parte mais legal: a regulagem. Isto é relativamente fáci

Imagem

0º) DESLIGUE O CARRO!!!!!

1º) Afrouxe o parafuso "A" (Só afrouxe um pouco. Não o retire para não o perder);

2º) Com a mão, segure o disco de plástico "C" para que ele não gire em falso durante a regulagem e com a mão, GENTILMENTE levante a haste "B".

3º) Para que a palheta se desloque mais para a ESQUERDA, você deve afrouxar a mola "D". Para isto, com a haste "B" levantada, gire o disco de plástico "C" para a DIREITA (conforme a foto) alguns dentes e prenda novamente a haste "B". nos dentes do disco de plástico "C".

OBS.: Se você precisa que a palheta se desloque para a DIREITA, é só fazer a mesma coisa acima, porém, no sentido INVERSO: gire o disco plástico "C" para a ESQUERDA alguns dentes e prenda novamente a haste "B" nos dentes do disco de plástico "C".

4º) Aperte novamente o parafuso "A".

PASSO 5: Ligue o carro e veja se você girou o disco suficientemente para que a rotação em marcha-lenta seja a máxima possível repetindo o PASSO 3. Caso positivo, feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Caso negativo, repita o PASSO 4 quantas vezes for necessário até que, em marcha lenta, a rotação obtida com a regulagem seja a máxima. Depois disto, feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Pronto! A sua MAF está regulada! Agora é regular a marcha lenta através do parafuso específico, observar se o ponto de ignição e da correia dentada estão corretamente regulados, se as velas, cabos de velas e tampa do distribuidor estão em ordem, assim como filtros de ar e combustível e se a limpeza dos bicos está em dia.

Re: Tem como adptar outro MAF no MPFI, ou como deixá-lo sem?

Enviado: 30 Mar 2010, 11:58
por 500EF
RaphaelMonteiro escreveu:Olá ... Galera...
Me esclarece meu monza é MPFI, tem medidor de fluxo - MAF e distribuidor , sendo assim todo monza e kadet mpfi tem esses sitemas??????
Se não, tem como eu adaptar para tirar esse sistema do meu carro ou deixar sem ele??? Pois como sabem MPFI do monza 91 é bem complexo e rustico,... no meu carro o MAF já quebrou várias vezes, e é bem caro o seu reparo, e comprar um novo e inviável!!!!
Grato
Nem todos. Os últimos Kadetts GLS MPFI (se não me engano, 1997 em diante) já tinham a injeção digital, como as dos vectra.

Para trocar o seu MAF, só mesmo mudando toda a injeção por uma destas de vectra/astra (motronic).

Mas para isso tem que mexer em muita coisa, como: adaptar roda fônica, bobina de centelha perdida, motor de passo, TPS, sonda lambda, tirar o distribuidor... E por aí vai...

É um trabalhão danado. Veja se compensa mesmo ter tanta amolação...

Re: Tem como adptar outro MAF no MPFI, ou como deixá-lo sem?

Enviado: 30 Mar 2010, 14:37
por José Leal
Roger, parabéns pelo tópico! Realmente são informações de grande valia para o pessoal dos MPFI.

Re: Tem como adptar outro MAF no MPFI, ou como deixá-lo sem?

Enviado: 30 Mar 2010, 21:56
por Marcel Murai
Eu pegaria um Monza MPFI. Eu gosto de mexer nessas coisas. vo salvar esse topico no HD

Re: Tem como adptar outro MAF no MPFI, ou como deixá-lo sem?

Enviado: 05 Abr 2010, 11:56
por RaphaelMonteiro
Cara...

Valeu pela ajuda....
Adorei....Vou copiar ... e tentar regular...
rogertecmec escreveu:Bom, não sei se ajuda muito, mas segue um pequeno tutorial de como regular o MAF da Le-Jetronic.
As fotos são de um XR-3 1993 que usa a Le-Jetronic.

PASSO 1: localizar o sensor de fluxo de ar (ou MAF, ou VAF, ou decibelímetro, como queiram). Fica anexo à caixa do filtro de ar. É ele o responsável pelo comando do tempo de abertura dos bicos injetores.
PASSO 2: A partir daí, retirar a tampinha preta com cuidado (é apenas encaixada, com um pouco de cola de silicone para vedar a entrada de poeira e água, que poderiam estragar os componentes internos do sistema).

Imagem

Trata-se de uma palheta metálica que corre sobre um potenciômetro. Esta palheta por sua vez é ligada a uma "porta" que fica dentro do corpo do sistema, que se movimenta mais ou menos de acordo com a massa de ar que é aspirada pelo motor.

Quanto mais ar passa pra dentro, mais a porta se abre, fazendo a palheta se mover por sobre o potenciômetro que por sua vez manda informações à central de injeção, que aumenta ou diminui o tempo de abertura dos bicos.

Para ilustrar bem:

Imagem

A - Parafuso de fixação da haste de fixação da mola da palheta;

B - Haste de fixação da engrenagem da mola da palheta;

C - Disco de plástico - sede da loa de regulagem da palheta;

D - Mola de regulagem de tensão da palheta;

E - Braço da palheta;

F - Palheta;

G - Potenciômetro.


PASSO 3: Agora, com o carro desengrenado (pelo amor de Deus) e o motor ligado, movimente a palheta (F) DEVAGAR, COM CUIDADO E DE PREFERÊNCIA COM UMA LUVA através do braço da palheta (E) para um lado e para o outro. Ouça em que ponto a rotação do motor é a mais alta.

Imagem

Caso a rotação máxima seja onde a palheta já está, deixe quieto e feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Agora, caso a rotação aumente com esta movimentação para os lados, preste atenção no ponto onde a palheta toca o potenciômetro quando isso acontece (aceleração máxima). Se este ponto for quando a palheta vai para a ESQUERDA (vide foto), significa que a mistura está pobre demais (pouca gasolina). Se for o contrário, significa que a mistura está rica demais (muita gasolina).


PASSO 4: Isto observado, agora é a parte mais legal: a regulagem. Isto é relativamente fáci

Imagem

0º) DESLIGUE O CARRO!!!!!

1º) Afrouxe o parafuso "A" (Só afrouxe um pouco. Não o retire para não o perder);

2º) Com a mão, segure o disco de plástico "C" para que ele não gire em falso durante a regulagem e com a mão, GENTILMENTE levante a haste "B".

3º) Para que a palheta se desloque mais para a ESQUERDA, você deve afrouxar a mola "D". Para isto, com a haste "B" levantada, gire o disco de plástico "C" para a DIREITA (conforme a foto) alguns dentes e prenda novamente a haste "B". nos dentes do disco de plástico "C".

OBS.: Se você precisa que a palheta se desloque para a DIREITA, é só fazer a mesma coisa acima, porém, no sentido INVERSO: gire o disco plástico "C" para a ESQUERDA alguns dentes e prenda novamente a haste "B" nos dentes do disco de plástico "C".

4º) Aperte novamente o parafuso "A".

PASSO 5: Ligue o carro e veja se você girou o disco suficientemente para que a rotação em marcha-lenta seja a máxima possível repetindo o PASSO 3. Caso positivo, feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Caso negativo, repita o PASSO 4 quantas vezes for necessário até que, em marcha lenta, a rotação obtida com a regulagem seja a máxima. Depois disto, feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Pronto! A sua MAF está regulada! Agora é regular a marcha lenta através do parafuso específico, observar se o ponto de ignição e da correia dentada estão corretamente regulados, se as velas, cabos de velas e tampa do distribuidor estão em ordem, assim como filtros de ar e combustível e se a limpeza dos bicos está em dia.

Re: Tem como adptar outro MAF no MPFI, ou como deixá-lo sem?

Enviado: 08 Jan 2012, 22:46
por Last_Warrior
Bem, antes de mais nada algumas explicações técnicas...

Nesse caso o Monza usava o sensor VAF (Vane Air Flow), que é esse que movimenta a portinhola pra ler a quantidade, assim como nos Omega 2.0 e 3.0, alguns Santana, o Gol GTI, todos eles usam injeção da Bosch.

Já o MAF (Mass Air Flow) é um sensor que mede o ar com um fio aquecido, não sei exatamente como, mas saiu nos Omega 4.1, Vectra GSI e no Astra belga de 1995.

Agora o MAP (Manifold Absolute Pressure) mede a quantia de ar pela variação de pressão negativa no coletor. Nesse caso os carros que saíram com ele são injeção Delphi, como os monza, Omega 2.2, etc, só os mais novos da GM que saíram com ele com injeção Bosch.

Ainda sobre injeção, os kadett 97 e 98 usavam a injeção Bosch a mesma do Vectra, MPFI digital, daria até pra usar, mas teria que trocar todo o sistema de injeção, além do cabeçote ser diferente, pois essa versão rendia 116cv mesmo com catalisador, e tinha uma distribuição de potência e torque bem diferente dos Monza com injeção Le-Jetronic.

Mas está aí o tutorial, senão o negócio é mandar pro Rafael Bakker, mas se está estragando tem que descobrir a causa, se o carro tiver GNV isso indica que necessita ajustar a mistura.