Motor de Partida não funciona

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
hbss89
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 37
Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por hbss89 »

Fala galera...
Ontem retornando do interior para a Cidade do Rio de Janeiro, enfrentei um enorme engarrafamento. A temperatura do carro começou a subir. Parei o monzão embaixo de um viaduto (que tinha sombra) para esperar a temperatura do carro abaixar e o congestionamento diminuir. Depois de um tempo, tentei dar a partida e o motor de partida (que até ontem funcionava muito bem) girou "desanimado". Insisti mais algumas vezes e o carro não pegou. Com a ajuda de uns ambulantes, dei um tranco e ele ligou na hora. Segui o meu destino até em casa, estacionei o carro. Hoje, fui ligá-lo e o motor de arranque não "esboçou nenhuma reação", como se o carro estivesse sem bateria, todavia, a bateria está carregada (testei com um multimetro). Na primeira vez que tentei, escutei o solenóide avançando. Na segunda tentativa nem o solenóide avançava. O que pode ser? Pois, o arranque funcionava normalmente.
Monza SL 1.8 - 89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
Imagem Imagem Imagem
willian duarte
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 738
Registrado em: 21 Mar 2009, 20:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por willian duarte »

acontece assim mesmo,a gente acha q esta normalmas...pode ser escovas,ou solenoide,se estiver fazendo aquele barulho chato tipo giro em falso o bendix tb tem q trocar.é +- isso ai
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
erick figueiredo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 179
Registrado em: 29 Mar 2010, 12:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por erick figueiredo »

Também pode ser a engrenagem do motor de arranque ou o volante do motor, com os dentes gastos e exigindo muito esforco para girar. :smt023
Imagem
Monza SL/E 2.0, 1991, gasolina.
hbss89
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 37
Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por hbss89 »

Como disse antes, agora o motor de partida não reage (não faz barulho e nem avança). E antes estava muito bom. Testando com um multimetro tem corrente no cabo do arranque. Mas de qualquer forma vou levar o carro em um eletricista. Depois posto a causa do problema....
Monza SL 1.8 - 89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
Imagem Imagem Imagem
males tenebrae
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Out 2009, 18:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por males tenebrae »

O MEU DEU A MESMA ZICA CHEGAVA A SAIR FUMAÇA DO MOTOR DE ARRANQUE NA TENTATIVA DA PARTIDA.
hbss89
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 37
Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por hbss89 »

Hoje testei com um multímetro chega 12V no solenóide e quando aciona a chave de partida tb chega 12V. Há uns 4 anos atrás meu pai tinha uma Elba cujo motor de partida apresentou problemas no induzido e o sintoma era o mesmo, ou seja, o motor de partida não "reagia" e nem o solenóide avançava (aquele barulhinho "clec"). No meu caso, acredito que possa ser o solenóide ou o induzido e, dificilmente, as escovas e buchas. O meu problema é que estacionei o carro sem saber do problema e para colocá-lo para pegar no tranco (para levar até a oficina) vou ter de manobrá-lo empurrando.
Monza SL 1.8 - 89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
Imagem Imagem Imagem
willian duarte
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 738
Registrado em: 21 Mar 2009, 20:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por willian duarte »

as escovas sao baratinhas é melhor trocar tudo,do q depois de 6 meses 1 ano precisar abri-lo de novo,ai ja sabe a mao de obra né
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
hbss89
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 37
Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Partida não funciona

Mensagem não lida por hbss89 »

Na sexta-feira levei o carro em um eletricista. Pra começar, o motor de partida que tava no carro era pra motor 1.6. Como o carro tem GNV (o que geralmente implica mais "viradas" para o carro pegar) aumentou o desgaste. A única coisa que estava boa no motor de partida eram as escovas e buchas. Teria que trocar o induzido, a bobina, o bendix e, ainda conseguir uma carcaça para um motor de partida para motor 1.8 ( a carcaça é 1 cm maior). Comprei um motor de partida recondicionado para motor AP 1.8 e só troquei o mancal. Depois eu coloco umas fotos sobre o estado do arranque defeituoso.
Monza SL 1.8 - 89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
Imagem Imagem Imagem
Responder