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polaridade...

Enviado: 06 Mai 2010, 01:14
por Velho banzo
bom pessoal, olhei hj e vi q o possivel defeito do carro, pode ser esse...
no biko injetor, pegao dois fios, um azul e um vermelho, se vc fazer uma ligação direta...
simplificando, se eu pegar o fio azul e ligar diretto no polo positivo da bateria, ele aciona o biko, e se eu ligar no polo negativo, nao acontece nada, e se eu pegar o fio vermelho e ligar no polo positivo, ele arma o biko e no negativo nao...

no caso num teria q um passar positivo e outro negativo?
estpou com essa duvida...
se for isso, como resolver esse problema???

abraços amigos monzeiros!!!

Re: polaridade...

Enviado: 06 Mai 2010, 01:33
por Rafaelo
nessa valvula nao existe polaridade, oque existe é uma norma padrao. tanto faze se ligar o azul no negativo da bateria ou no positivo ele vai abrir em qualquer combinação de polarização. oque ta me parecendo é que tua valvula ta ferrada, tem como tu testar ele com multimetro e ver a resistencia pra nos?

via de regra o 'azul' é o negativo pulsativo da ECU que faz a valvula pulsar, e o vermelho e o 15 positivo.

so explique como tu fez esse teste cortou os 2 fio do plug e fez o teste na bateria? ou deixo pelo menos um ligado originalmente e testou fio a fio?

Re: polaridade...

Enviado: 06 Mai 2010, 02:15
por Velho banzo
essa valvula q vc fala seria o bico injetor certo?
pow, ele num tem nem 4 meses de uso...
e tipo q a bomba fica fazendo um barulho mais alto que o normal, quando ocorre esse problema..
bom, eu testei de uma forma simples, apenas desencapei os fios sem desconecta-los, peguei um outro fio e juntei no fio do bico e encostei na bateria...
poderia ser problema na ecu(modulo de injeção certo? aquele que fica ali no carona)???

seria aconselhavel levar em um eletricista?

Re: polaridade...

Enviado: 06 Mai 2010, 02:36
por Rafaelo
isso o bico injetor do efi, correto a ECU é o modulo do lado do carona.

putz nao era pra ter feito desse jeito... eu nao sei a ordem que tu fez, mas pode ter mandado positivo pra dentro do sinal pulsativo da ECU e ter queimado essa saida. a nao ser que ele tenha proteção contra curto oque acreditor ter. agora precisa testar tudo pra ver, sim o mais certo nessas altura e levar a um autoeletrico de confiança e revisar isso.

caso queira testar em casa, faça um teste corte os 2 fios do plug um a um do bico com tudo desligado, e teste na bateria trocando a polaridade nos testes... no silencio e pra fazer um clic em cada encostada e seja rapido nao segure muito tempo senao esquenta o bico. assim descarte problema no bico!

pra testar a saida da ecu o ideal e um multimetro digital, mas tem outras forma.

Re: polaridade...

Enviado: 06 Mai 2010, 02:48
por Velho banzo
em relação ao teste pra ser feito em casa...

eu retiro os fios que estao ligados no bcio injetor um a um, depois eu ligo um fio no azul e coloco no positivo e depois no negativo e após isso fazer a mesma coisa no fio vermelho, isso que vc quiz dizer??

Re: polaridade...

Enviado: 06 Mai 2010, 09:39
por Carlos A. Freire
Para teste de bico injetor, deve verificar se está chegando sinal para pulsar (em funcionamento normal ele não fica aberto o tempo todo). Estando normal, se retira o bico (válvula injetora) e o coloca na máquina de limpeza, onde se verifica a vazão e o leque feito pelo bico. No carro, com manômentro na linha de combustível, se verifica a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.

Abs,

Carlos Freire

Re: polaridade...

Enviado: 06 Mai 2010, 11:20
por Rafaelo
assim, tire o plug do bico corte o fio um a um, recoloque o plug e ligue um fio desse plug no polo positivo e outro fio no negativo. so nesse teste simples ja se sabe se a valvula ta queimada ou nao.

como tua valvula e nova nao acredito sem problema nela, mas como vc mexeu nos fio e bom testar ela.

obs: experimente trocar a polariada no teste assim vc ve o funcionamento indeferente de troca de polarização. ah deixe a ignição desligada, e quando for encostar ligar os 2 fio na bateria seja rapido como tivesse pulsando e bem simple.