Página 1 de 3

traçao dianteira

Enviado: 11 Jun 2010, 12:21
por carlinhossfialho
:smt021 oi amigos tenho algumas duvidas
:smt021 a traçao dianteira nao sao nas duas rodas,porque eu levantei a roda dianteira esquerda e a direita nem sinal de traçao mesmo no chao
:smt021 com a roda esquerda levantada ao acelerar e desacelerar cinto fortes (trancos) e estalos que parece que vem da caixa de marchas ja troquei os dis coxims dianteiros, mesmo nao estando ruins
:smt021 outra coisa é o arraque, tento da partida ele só da um estalo e para ,mas depois pega :smt021 :smt021 sera arranque ou comutador de partida

Re: traçao dianteira

Enviado: 11 Jun 2010, 13:22
por Carlos A. Freire
Quando se levanta uma roda a outra fica sem tração mesmo. Isso ocorre por conta do diferencial.
Ao entrar em uma curva, uma roda deve virar mais do que a outra para fazer a circunferência dessa curva e o carro ter mais estabilidade e menor consumo de pneus. Infelizmente, essa função e característica do diferencial atrapalha quando o veículo trafega em terrenos com lama e buracos. Quando uma roda cai na lama, a outra que está fora perde a tração. Alguns veículos tem bloqueio de diferencial como o Palio Adventure Loker, que ao apertar um botão bloqueia o diferencial, várias caminhonetes com tração positiva que em velocidade baixa bloqueia o diferencial automatícamente e, outras deve acionar esse bloqueio através de botão ou alavanca. Com as duas rodas no mesmo nível, tem a mesma tração, a medida que vai levantando um lado o outro vai perdendo. Repare que se arrancar forte a ponto de cantar pneu, com volante esterçado, só uma roda vai patinar.

Abs,

Carlos Freire

Re: traçao dianteira

Enviado: 11 Jun 2010, 15:13
por carlinhossfialho
Carlos obrigalo pela explicaçao agora entendi como funciona o diferencial

Re: traçao dianteira

Enviado: 11 Jun 2010, 16:51
por 500EF
Este vídeo é bem antigo, mas também é bastante didático.

Dá para entender bem o que faz e como funciona o diferencial.

http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0

Re: traçao dianteira

Enviado: 11 Jun 2010, 17:29
por Rodrigo Caires
500EF escreveu:Este vídeo é bem antigo, mas também é bastante didático.

Dá para entender bem o que faz e como funciona o diferencial.

http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0
Fantástisco esse vídeo!!! :shock:

Mt bem explicativo...achei mt criativo as técnicas usadas para dar mais clareza...show! :smt023

Re: traçao dianteira

Enviado: 11 Jun 2010, 19:42
por Luiz Carlos (Rio)
Qdo eu era um garotinho eu andava com meu pai num carro igual a esse do vídeo.

Agora uma pergunta capciosa:
Nos trens as rodas são presas ao eixo, isto é, a de fora da curva e a de dentro da curva são obrigadas a girar na mesma velocidade.
Sendo assim, como é que a engenharia conseguiu evitar que as rodas deslizem nos trilhos nas curvas, o que causaria um desgaste terrível nos trilhos e nas rodas?

Abraços

Re: traçao dianteira

Enviado: 11 Jun 2010, 20:48
por Carlos A. Freire
Nos trens as rodas são presas ao eixo, isto é, a de fora da curva e a de dentro da curva são obrigadas a girar na mesma velocidade.
Sendo assim, como é que a engenharia conseguiu evitar que as rodas deslizem nos trilhos nas curvas, o que causaria um desgaste terrível nos trilhos e nas rodas?

Boa observação... e agora? Rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire

Re: traçao dianteira

Enviado: 12 Jun 2010, 14:21
por Flavio-Aurelio
Brothers, se nao me engano ja ouvi dizer que tem como travar alguna coisa no diferencial para que as rodas girem de formas iguais, naum sei se isso e veridico mas ja ouvi dizer isso; caso seja verdade isso melhoraria o desempenho do carro ou a dirigibilidade?
Abraço a tds..