Chicote da Ventoinha com problemas
- 
				hbss89
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 37
- Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Chicote da Ventoinha com problemas
Tenho um Monza 89 Sl. Conforme já me expressei em outros fóruns, o sistema de arrefecimento dele sempre trabalhou bem na serra. Quando ia para a cidade do Rio de Janeiro pegando engarrafamento, a ventoinha não dava conta, ou seja, depois de um tempo pegando engarrafamento, o ponteiro da temperatura travava no meio e ia subindo aos poucos. Troquei o cebolão, a ventoinha, varetei o radiador, troquei as mangueiras e o tubo d'água e mesmo assim, era só pegar um engarrafamento num dia quente que a temperatura subia. Nunca deixei o carro ferver, encostava ele e jogava água fria no radiador. A temperatura caía na hora. Já estava até recondicionando a ventoinha antiga e ia adapta-la na frente do radiador, pois, agora o Rio está no inverno e não tenho tido problemas com ele, mas, tenho certeza que do jeito que está, em setembro terei problemas. TODAVIA, semana passada, na serra ele subiu a temperatura. Descobri que a ventoinha não estava armando. Tirei a grade do motor e fiz um "jumper" nos terminais do cebolão. O ventilador não funcionou. Recoloquei os terminais no cebolão e mexi perto da caixa de fusíveis. A ventoinha armou. 
DETALHE, o fusível não está na caixa de fusíveis, o eletricista do antigo dono, adaptou ele à parte, pois, alega que que se o terminal aquecer pode derreter e danificar a caixa de fusíveis. Depois disso a ventoinha continuou funcionando normalmente, todavia, não quero esperar acontecer de novo.
Hoje fiz um teste: fiz um jumper no cebolão virei liguei a ignição. A Ventoinha armou, então, peguei, um cabo de 4mm, encostei no positivo da bateria e depois no cabo positivo da ventoinha. A velocidade aumentou, ou seja, o chicote da ventoinha no pós-chave (linha 15) está "capenga" e pode me deixar na mão a qualquer momento. Como o cebolão interrompe o negativo da ventoinha, o positivo fica ligado direto. Cheguei a tentar fazer um "boster" puxando um terminal do positivo da bateria e ligando direto no positivo da ventoinha, mas ao fazer isso, combinei as linhas 15 e 30, ou seja, uma ligação direta. Eu ate poderia "matar" o fio da linha 15 e ligar direto na bateria utilizando um fusível entre a bateria e a ventoinha, mas, acho que fica com cara de gambiarra. Alguém tem um esquema (bem projetado) para eu corrigir esse problema , mantendo a linha 15, ou outro, utilizando apenas a linha 30?
			
			
									
						
							DETALHE, o fusível não está na caixa de fusíveis, o eletricista do antigo dono, adaptou ele à parte, pois, alega que que se o terminal aquecer pode derreter e danificar a caixa de fusíveis. Depois disso a ventoinha continuou funcionando normalmente, todavia, não quero esperar acontecer de novo.
Hoje fiz um teste: fiz um jumper no cebolão virei liguei a ignição. A Ventoinha armou, então, peguei, um cabo de 4mm, encostei no positivo da bateria e depois no cabo positivo da ventoinha. A velocidade aumentou, ou seja, o chicote da ventoinha no pós-chave (linha 15) está "capenga" e pode me deixar na mão a qualquer momento. Como o cebolão interrompe o negativo da ventoinha, o positivo fica ligado direto. Cheguei a tentar fazer um "boster" puxando um terminal do positivo da bateria e ligando direto no positivo da ventoinha, mas ao fazer isso, combinei as linhas 15 e 30, ou seja, uma ligação direta. Eu ate poderia "matar" o fio da linha 15 e ligar direto na bateria utilizando um fusível entre a bateria e a ventoinha, mas, acho que fica com cara de gambiarra. Alguém tem um esquema (bem projetado) para eu corrigir esse problema , mantendo a linha 15, ou outro, utilizando apenas a linha 30?
Monza SL 1.8 -  89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
 
  
 
			
						Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
 
  
 
- 
				Rafaelo
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Chicote da Ventoinha com problemas
teu sistema ta com defasagem de corrente no setor da ventoinha do radiador pelo visto... e ate perigoso deixar assim... pelo teor da mensagem me parece que vc tem uma certa experiencia com eletronica. vc mesmo pode arrumar isso é deve!
bom assumindo que teu carro nao tenha AC pelo visto, o sistema original sai um fio da caixa de fusivel(a nº da casa nao lembro) e vai direto ate a ventoinha +, e o negativo e aterrado via cebolao. bom se tu nao quiser deixar original, use o seguinte esquema:
DNI 0110 - Relé Auxliar Universal
30: + direto da bateria
85: negativo bobina do rele ligado ao 'cebolao'
87: saida positiva pro eletroventilador
86: positivo bobina do rele ligado ao 'pos chave' 15
obs: existe um rele DNI com fusivel,fios e soquete do rele ja pronto pra isso. http://www.dni.com.br/index.php?page=sh ... &Itemid=32
fazendo com conector e instalando em lugar certo nao fica gambiarra, deste jeito tb é possivel. é o mesmo principio dos monza EFI S/AC mas quem controla nao e o cebolao e sim a ECU eletronicamente.
			
			
									
						
							bom assumindo que teu carro nao tenha AC pelo visto, o sistema original sai um fio da caixa de fusivel(a nº da casa nao lembro) e vai direto ate a ventoinha +, e o negativo e aterrado via cebolao. bom se tu nao quiser deixar original, use o seguinte esquema:
DNI 0110 - Relé Auxliar Universal
30: + direto da bateria
85: negativo bobina do rele ligado ao 'cebolao'
87: saida positiva pro eletroventilador
86: positivo bobina do rele ligado ao 'pos chave' 15
obs: existe um rele DNI com fusivel,fios e soquete do rele ja pronto pra isso. http://www.dni.com.br/index.php?page=sh ... &Itemid=32
fazendo com conector e instalando em lugar certo nao fica gambiarra, deste jeito tb é possivel. é o mesmo principio dos monza EFI S/AC mas quem controla nao e o cebolao e sim a ECU eletronicamente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
			
						- 
				hbss89
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 37
- Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Rafaelo,Rafaelo escreveu:teu sistema ta com defasagem de corrente no setor da ventoinha do radiador pelo visto... e ate perigoso deixar assim... pelo teor da mensagem me parece que vc tem uma certa experiencia com eletronica. vc mesmo pode arrumar isso é deve!
bom assumindo que teu carro nao tenha AC pelo visto, o sistema original sai um fio da caixa de fusivel(a nº da casa nao lembro) e vai direto ate a ventoinha +, e o negativo e aterrado via cebolao. bom se tu nao quiser deixar original, use o seguinte esquema:
DNI 0110 - Relé Auxliar Universal
30: + direto da bateria
85: negativo bobina do rele ligado ao 'cebolao'
87: saida positiva pro eletroventilador
86: positivo bobina do rele ligado ao 'pos chave' 15
obs: existe um rele DNI com fusivel,fios e soquete do rele ja pronto pra isso. http://www.dni.com.br/index.php?page=sh ... &Itemid=32
fazendo com conector e instalando em lugar certo nao fica gambiarra, deste jeito tb é possivel. é o mesmo principio dos monza EFI S/AC mas quem controla nao e o cebolao e sim a ECU eletronicamente.
Pensei em algo parecido, acho que é o mesmo que vc recomendou. Comprei um relé da DNI (DNI0102 - 40A), por ser mais barato, mas, acho muito bom pois já uso um no farol de neblina. Comprei um porta fusível e vou colocar um 30A (já que o relé é de 40A). Não pretendo "matar" a linha 15. Pretendo fazer esse esquema atuando como um "booster" para o positivo. Como disse na mensagem anterior, se eu puxar um fio direto da bateria e ligar junto com a ventoinha não fica seguro e seu apenas juntá-lo com o outro o carro fica alimentado direto, ou seja, a linha 15 vira linha 30 tb.
Vou fazer as respectivas ligações que vc sugeriu acima, mas pretendo, manter o sistema antigo com ambos funcionando juntos, ou seja, o sistema não original, junto com o original. O meu receio é ter algum problema maior depois, por exemplo, o fio original derretendo, mas acredito que não acontecerá nada, pois, o sistema auxíliar irá tirar a "sobrecarga' do sistema original e a linha 30 só irá se juntar com 15 com o carro ligado e quando o cebolão estiver armado, pois, o negativo e positivo do relé dependem do cebolão e da ignição, respectivamente. O que você acha? Deixo ambos funcionando, ou "mato" o original e deixo apenas o adaptado?
Monza SL 1.8 -  89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
 
  
 
			
						Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
 
  
 
- 
				Rafaelo
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Chicote da Ventoinha com problemas
eu pessoalmente retiraria a antiga instalação por justamente nao saber como ela esta pelo visto é teu receio tb. mistuar sistema paralelo e original nao e boa ideia. e pelo visto o teu antigo nao ta dos melhores dias.
faz assim, puxe um fio preto do comutador de ignição 15A(ele corta a corrente no momento do arranque como o original) e liga ao rele, e faça a ligação toda nova como mencionei no esquema do rele. desse jeito fica mais seguro o uso do rele. ja que tu tem um porta fusivel pode ligar ao pino 30 do rele direto na bateria.
so nao misture os 2 sistema pq dae fica gambiarra. ah esse rele serve tb e o fusivel idem.
			
			
									
						
							faz assim, puxe um fio preto do comutador de ignição 15A(ele corta a corrente no momento do arranque como o original) e liga ao rele, e faça a ligação toda nova como mencionei no esquema do rele. desse jeito fica mais seguro o uso do rele. ja que tu tem um porta fusivel pode ligar ao pino 30 do rele direto na bateria.
so nao misture os 2 sistema pq dae fica gambiarra. ah esse rele serve tb e o fusivel idem.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
			
						- 
				hbss89
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 37
- Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Rafaelo,
Eu posso simplesmente isolar o positivo da linha 15 (original) ou devo retirá-lo por completo? O que quero é não ter de abrir todo o chicote, principalmente por tomar tempo e, além disso, acabarei mexendo em outros fios que, pela idade do carro, estão todos ressecados.
			
			
									
						
							Eu posso simplesmente isolar o positivo da linha 15 (original) ou devo retirá-lo por completo? O que quero é não ter de abrir todo o chicote, principalmente por tomar tempo e, além disso, acabarei mexendo em outros fios que, pela idade do carro, estão todos ressecados.
Monza SL 1.8 -  89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
 
  
 
			
						Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
 
  
 
- 
				Rafaelo
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Chicote da Ventoinha com problemas
certo entendi, caso queira pode desativar ele isolando. mas vai ter que usar ele pra poder ligar a bobina do rele ligando no pino 86 e o resto ficaria novo. desse jeito ficaria bem pratico a instalação e rapida de se executar.
aproveite entao esse 15 da antiga instalação o resto vc pode tirar fora pra nao misturar com a nova eletrica. isso nao deve levar que mais de 2 horas de serviço e fica super legal e seguro.
			
			
									
						
							aproveite entao esse 15 da antiga instalação o resto vc pode tirar fora pra nao misturar com a nova eletrica. isso nao deve levar que mais de 2 horas de serviço e fica super legal e seguro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
			
						- 
				hbss89
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 37
- Registrado em: 11 Jul 2008, 10:16
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Rafaelo, 
Instalei conforme vc recomendou, utilizando a linha 15 da instalação antiga como positivo do relé no terminal 86. A minha idéia era puxar um fio direto da ignição, pois é mais confiável. Como não confio nessa linha 15, coloquei um terminal (macho x femea), pois, caso ele falhe, coloquei um "chicote de emergência " no porta luvas, e em 2 minutos coloco ele na bateria e ligo no relé. Quando tiver tempo, puxo um fio da ignição para o terminal 86. Um fato estranho que observei foi que ambos terminais que encaixam no cebolão fornecem sinal negativo de forma contínua, mas, aparentemente um possui o sinal mais fraco que o outro, pois, se eu encostasse um no bloco do motor nada acontecia (o terminal mais forte), mas, com o outro ao ser encostado no bloco do motor, a ventoinha armava. Com um multímetro, fiz um "jumper" nos terminais e medi na tomada do ventilador, desfiz o "jumper" e medi também. Só chegava sinal negativo na tomada do ventilador se o "jumper" estivesse feito, ou melhor, com o cebolão fechado. Desta forma, puxei o negativo para o relé da tomada do próprio ventilador, pois, é garantido que o negativo só chega quando o cebolão fecha.
Ao terminar a ligação, testei o sistema, e mesmo assim, fiz outro teste: com a ventoinha funcionando, puxei um positivo da bateria e liguei junto, a velocidade se manteve constante, indicando que agora a ventoinha está funcionando na velocidade certa.
Antes de montar a nova instalação, medi a velha, medi o negativo direto na bateria e o positivo do ventilador, chegava apenas 11.3 V. Com a nova chega 12.5, com o carro desligado e sem ligar o ventilador.
			
			
									
						
							Instalei conforme vc recomendou, utilizando a linha 15 da instalação antiga como positivo do relé no terminal 86. A minha idéia era puxar um fio direto da ignição, pois é mais confiável. Como não confio nessa linha 15, coloquei um terminal (macho x femea), pois, caso ele falhe, coloquei um "chicote de emergência " no porta luvas, e em 2 minutos coloco ele na bateria e ligo no relé. Quando tiver tempo, puxo um fio da ignição para o terminal 86. Um fato estranho que observei foi que ambos terminais que encaixam no cebolão fornecem sinal negativo de forma contínua, mas, aparentemente um possui o sinal mais fraco que o outro, pois, se eu encostasse um no bloco do motor nada acontecia (o terminal mais forte), mas, com o outro ao ser encostado no bloco do motor, a ventoinha armava. Com um multímetro, fiz um "jumper" nos terminais e medi na tomada do ventilador, desfiz o "jumper" e medi também. Só chegava sinal negativo na tomada do ventilador se o "jumper" estivesse feito, ou melhor, com o cebolão fechado. Desta forma, puxei o negativo para o relé da tomada do próprio ventilador, pois, é garantido que o negativo só chega quando o cebolão fecha.
Ao terminar a ligação, testei o sistema, e mesmo assim, fiz outro teste: com a ventoinha funcionando, puxei um positivo da bateria e liguei junto, a velocidade se manteve constante, indicando que agora a ventoinha está funcionando na velocidade certa.
Antes de montar a nova instalação, medi a velha, medi o negativo direto na bateria e o positivo do ventilador, chegava apenas 11.3 V. Com a nova chega 12.5, com o carro desligado e sem ligar o ventilador.
Monza SL 1.8 -  89/90
Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
 
  
 
			
						Gasolina e GNV
Azul angara - Comigo desde 2007
 
  
 
- 
				Rafaelo
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Chicote da Ventoinha com problemas
hbss89, me desculpa eu esqueci de te avistar de uma coisa so agora lembrei quando vc falou do negativo do ventilador. o negativo do ventilador la no plug vc deve ligar direto em um ponto do terra comum, bem aterrado com um plug etc.
correto isso e normal os 2 terminal do cebolao, um deles e o terra "direto da fonte"(o terminal mais forte), e o outro e o negativo do motor justamente esse que esqueci de comentar no esquema eletrico.
isso mesmo o negativo pra bobina do rele tem que partir do cebolao, que no caso e o fio marrom c/branco senao me engano, esse antigamente ia direto pro motor eletrico, mas agora vai pro rele pra acionar o mesmo. abaixo um esquema visual e definitivo sseguindo ele nao tem erro.

			
			
									
						
							correto isso e normal os 2 terminal do cebolao, um deles e o terra "direto da fonte"(o terminal mais forte), e o outro e o negativo do motor justamente esse que esqueci de comentar no esquema eletrico.
isso mesmo o negativo pra bobina do rele tem que partir do cebolao, que no caso e o fio marrom c/branco senao me engano, esse antigamente ia direto pro motor eletrico, mas agora vai pro rele pra acionar o mesmo. abaixo um esquema visual e definitivo sseguindo ele nao tem erro.

PROecu - Injeções eletronica para monzas.